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  1. Listas
  2. 20 jogos 'lendários' para a coleção
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20 jogos 'lendários' para a coleção

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Fel Barros29/08/2014 às 15:43
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Fel Barros
MD

A 3a lista da série 20 jogos contempla só 'grandes jogos'. Por algum motivo ou outro, fazem parte da história dos jogos modernos. Como a idéia da lista é recomendar, eu não repeti nada do que já foi falado, por isso grandes marcos como Ticket to Ride, Catan e Carcassonne não entraram na lista. 

Como eu vejo que da parte I para a parte II há uma redução muito grande de visitantes, eu resolvi deixar tudo numa lista só. Assim eu posso ir atualizando com calma e as pessoas já conseguem ver todos os jogos em um só lugar.

Como sempre, críticas e sugestões são bem-vindas.

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Itens (20)

1 - Civilization 3

Ir para o jogo Fel Barros 21 Aug 14, 19:22
3

Civilization é um jogo para 2-7 jogadores criado por Francis Tresham em 1980. O jogo foi inicialmente lançado pela Hartland Trefoil e os direitos, posteriormente, adquiridos pela Avalon Hill. Civilization é considerado até hoje um dos jogos mais influentes e mais importantes da história dos jogos modernos.

Civilization é considerado um clássico por inúmeras razões. A maior delas, sem dúvida, é a criação da famosa 'árvore tecnológica'. O sistema de 'para construir x você precisa ter y' primeiro tem como seu pioneiro, Civilization. Anos depois, Sid Meyer lançou o famoso jogo de PC Civilization(na equipe dele, um membro da Avalon Hill). A famosa expressão 'civ games' se deve a genialidade de Francis Tresham. Até hoje, poucos jogos conseguiram alcançar o feito do Civilization, simular a criação de um verdadeiro império a partir de um pedaço de terra.

Pessoalmente, acredito que o Civilization seja um jogo datado. Sua duração, que ultrapassa, na média , 15 horas, não é mais algo que faça parte da nossa realidade. As regras não são complicadas (o que é um feito para um jogo dessa duração) mas bastante tempo é perdido na fase de trocas. Além disso, muita coisa foi 'consertada' com a adição do Advanced Civilization, uma expansão para consertar alguns problemas do jogo orignal.

De todo modo, Civilization é parte da história lúdica. Acho que todos deveriam jogar, nem que um pedaço do jogo, para entender sua influência e sua importância para os jogos modernos. Civilization é o clássico dos clássicos e sempre será lembrado pela sua importância para o game design moderno.

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2 - Contatos Cósmicos 7

Ir para o jogo Fel Barros 21 Aug 14, 19:22
7

Cosmic Encounter é um jogo para 2-6 (depende da versão) lançado em 1977 por uma empresa alemã chamada Eon. Desde então, mais de 10 versões do jogo foram feitas, sendo a última , pela própria Fantasy Flight Games, em 2008. Cosmic Encounter é um dos precursores da extrema assimetria entre os diferentes jogadores e um jogo muito a frente do seu tempo.

O que dizer do jogo que foi uma das maiores influências para o onipresente Magic: The Gathering? Cosmic Encounter , mais de 30 anos depois do seu lançamento, continua divertindo muito. Sempre caótico, com dezenas de variações entre as versões do jogo e mais de 50 raças diferentes (completamente diferentes), ainda que as raças não sejam perfeitamente balanceadas, por envolver negociações e alianças, os próprios jogadores criam um 'equilíbrio' para o jogo.

Pessoalmente, foi um dos jogos que mais joguei quando iniciei nos jogos modernos e tenho um carinho especial por ele. No meio de todo o caos e desequilíbrio , há um jogo extremamente divertido e bem produzido para a época. Apesar de não ser um grande fã de negociação, reconheço a importância dele para o game design e dado o ótimo custo-benefício (um jogo dura cerca de meia hora), acho que o Cosmic Encounter é um jogão.

No fim das contas, Cosmic Encounter pertence ao 'panteão' dos grandes jogos. Para os fãs de Magic, assimetria e , principalmente, da diversão descompromissada, Cosmic Encounter é um jogo e tanto.

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3 - Wiz-War (Eighth Edition) 7

Ir para o jogo Fel Barros 21 Aug 14, 19:23
7

Wiz-War é um jogo de 1983 criado por Tom Jolly que está na sua 8a (!) edição e que coloca até 4 jogadores dentro de um labirinto representando magos que precisam roubar dois tesouros dos outros magos e retornar para a própria base. Wiz-War foi relançado em 2011 pela Fantasy Flight Games com algumas alterações de regras e co-autoria de Kevin Wilson. 

Wiz-War é um clássico do 'ameritrash', a escola americana de jogos. Além disso, é reconhecido pelo próprio Richard Garfield como uma das maiores influências para a criação das cartas em si de Magic: The Gathering. A interação entre os jogadores é muito forte. O jogo conta com eliminação de jogadores, um mapa pequeno demais para todas as pessoas e muitas e muitas cartas feitas especificamente para atacar o seu amiguinho sem pena. Lançado em 1983, Wiz-War sobreviveu ao tempo e continua sendo uma grande referência da cultura 'ameritrash' dos jogos. 

Pessoalmente, não sou muito fã de ameritrash. No entanto, sou muito fã de Wiz-War. Como poucos outros jogos, Wiz-War consegue criar uma atmosfera envolvente para os jogadores e (pra mim o grande mérito), ele deixa histórias marcantes. Como as cartas possuem efeito diversos e muito poderosos, qualquer jogador de Wiz-War terá uma ótima história para contar de uma partida inesquecível de Wiz-War. Por ser muito interativo e a interação ser muito agressiva, pode não agradar aos jogadores que gostam de uma interação mais sutil ou que se incomodam com altas doses de sorte/caos e 'viradas' muito grandes nas partidas.

Wiz-War não é um jogo que vai agradar a todos os públicos, dada sua alta dose de interação e imprevisibilidade mas é um clássico consagrado da cultura americana de jogos. A versão da FFG traduziu muito bem o espírito original do jogo e recomendo sem restrições para os fãs do gênero ´atacar o amiguinho´. 

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4 - Titan 2

Ir para o jogo Fel Barros 22 Aug 14, 18:09
2

Titan é um jogo de guerra lançado em 1980 pela Avalon Hill , criado por  Jason B. McAllister e David A. Trampier. Um jogo de guerra de fantasia que coloca você em controle de um Titã recrutando criaturas míticas para combates épicos entre os jogadores. O último Titã vivo vence o jogo.

Titan é um jogo que até hoje tem uma legião de fãs. 20 dados, eliminação de jogadores, um sistema de movimentação único, recrutamento com árvore tecnológica e todo combate é feito em um tabuleiro a parte, como se houvesse um 'zoom' da batalha. Há relatos de que os 5 terrenos de Magic (planície, pântano, floresta, montanha e ilha) tenham sido inspirados nos terrenos de Titan. É um jogo de guerra épico com muitas mecânicas originais e influentes.

Pessoalmente, é meu jogo de guerra favorito. Há tantas mecânicas originais , uma rejogabilidade tão profunda e com ótima relação entre lidar com a aleatoriedade dos dados e habilidade do jogador. Apesar de ser um grande apreciador do jogo, Titan não envelheceu bem. Para mais de 2 jogadores , há uma espera muito grande, pois uma batalha 'pausa' o jogo por bons 5-10 minutos e só envolve dois jogadores. Além disso, o jogo é todo baseado em eliminação de jogadores. Ganha-se quando só ha um Titã vivo. Para 5-6 jogadores, o tempo médio é de 10h de partidas, inviável para os padrões atuais. Para terminar, um jogador mais habilidoso , tem poucas chances de ser derrotado. 

Titan é um ótimo jogo de guerra para 2 pessoas. Mecanicamente é único, o trabalho gráfico do Mike Doyle é impecável, uma das unidades rola 18 (!) dados simultaneamente , tem como não gostar de um jogo em que é possível rolar 18 dados de uma vez? 

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5 - Merchant of Venus 2

Ir para o jogo Fel Barros 22 Aug 14, 18:17
2

Merchant of Venus é um jogo de 1988 lançado originalmente pela Avalon Hill e criado por Richard Hamblen e relançado em 2012 pela Fantasy Flight Games (com um conjunto novo de regras e redução para 4 jogadores). Em Merchant of Venus, os jogadores representam mercadores espaciais explorando a galáxia descobrindo novas raças alienígenas para barganhar. 

Merchant of Venus é considerado até hoje um dos jogos mais influentes de buscar/entregar. Usando de forma muito inteligente a mecânica de movimentação por rolagem de dados (que ficou negativamente conhecida por causa do Banco Imobiliário) ,  Merchant of Venus foi um jogo muito popular na época do lançamento e, em 2007, quando o designer gráfico, Michael Christopher refez a arte do jogo para uma versão mais 'atual', o jogo ganhou bastante popularidade na comunidade gamer. Alguns anos depois, Stronghold Games e a FFG disputaram abertamente os direitos de produção do jogo com a FFG levando a melhor e publicando a 2a edição (em 2012)

Merchant of Venus é o meu jogo favorito de buscar/entregar. A sensação de 'desbravar o desconhecido' é perfeitamente representada no jogo. Há diversas variantes e conteúdo feito por fãs, deixando a rejogabilidade ainda maior. A duração do jogo é controlada pelo objetivo , podendo durar de 1h a 3h. Como a maioria das regras é bastante intuitiva, é um daqueles jogos prazerosos de jogar em que a 'jornada' é muito gratificante.

Com a reedição da FFG, ficou muito mais fácil ter acesso a esse clássico do genial Richard Hamblen e todo mundo que curte o estilo, deveria tentar pelo menos uma vez.



 

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6 - Verräter 0

Ir para o jogo Fel Barros 22 Aug 14, 18:18
0

Verrater é um jogo lançado em 1998 pela Adlung Spiele e criado por Marcel-André Casasola Merkle. É um jogo muito pequeno que vem numa caixinha minúscula mas com alta dose de blefe e deduzir o pensamento do adversário.

Verrater entrou na lista por uma razão histórica: É o primeiro jogo com o uso de seleção de papéis. Mecânica que posteriormente foi utilizada (e referenciada no próprio manual) no Citadels e Puerto Rico. A grande influência veio do pequeno Verrater. Em Verrater, cada jogador tem 6 papéis e deve escolher 3 para usar no turno. 

Pessoalmente, prefiro o Meuterer (jogo lançado um pouco depois com seleção de papéis , no mesmo estilo de caixinha e um pouco mais elaborado) mas acho que dado o custo (cerca de 6 euros) e a interação entre os jogadores alterar drasticamente a partida, é um jogo com ótimo fator de rejogabilidade.

No fim das contas, Verrater é um jogo que merece ser jogado pelo legado que deixou de uma das mecânicas mais interessantes em jogos modernos. 

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7 - Can't Stop 6

Ir para o jogo Fel Barros 22 Aug 14, 18:18
6

Can't Stop é um jogo de 1980 lançado inicialmente pela Parker Brothers e criado pelo lendário Sid Sackson. É um jogo de 'tentar a sorte' na sua essência que influenciou e inspirou muitos jogos que vieram depois dele. A versão mais recente foi lançada em 2011 pela Griphon Games

Can't Stop é um jogo que impressiona. É um jogo que não tem absolutamente nenhum tema, nenhuma regra extra, nenhuma exceção. 4 dados de seis lados, tabuleiro e marcadores. E ainda hoje, é muito elogiado como um dos melhores jogos de tentar a sorte já lançados. Basicamente, há 11 colunas , numeradas de 2 a 12. Você rola 4 dados de 6 lados e agrupa em pares. O somatório de cada par é onde você pode andar. Você pode continuar rolando, enquanto tirar as combinações escolhidas na primeira vez, tudo certo, mas se não tirar, todo o progresso é perdido. Daí entra o nome do jogo , pois você sempre quer 'jogar só mais uma'. 

Pessoalmente, Can't Stop é uma grande influência pra mim. Gosto demais dessa mecânica e acho que é bem 'democrática', funcionando para qualquer grupo já que você pode jogar pela diversão e também pode abusar das probabilidades para se dar bem no jogo. Acho Can't Stop genial justamente por usar a mecânica de forma 'pura', sem poderes especiais, cartas extras ou outras mecânicas misturadas. 

Can't Stop é um jogo muito divertido , para quem gosta de rolar dados (quem não gosta?), contar com a sorte e aquela 'torcida' típica de cassinos, é uma excelente recomendação.


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8 - Die Macher 2

Ir para o jogo Fel Barros 22 Aug 14, 18:18
2

Die Macher é um jogo lançado inicialmente em 1986, criado por Karl-Heinz Schmiel e inicialmente lançado pela Hans Im Gluck. A última edição foi lançada em 2006 pela Valley Games. O jogo tem uma temática bastante árida: campanha política no parlamento alemão.

Die Macher foi imortalizado por uma razão muito simples: Ele é o jogo 01 do boardgamegeek. A database que conta hoje com mais de 72 mil jogos , teve como seu 'primogênito' , Die Macher. Como a duração de uma partida fica entre 4 e 5 horas , a temática não é das mais convidativas, o projeto gráfico é desastroso e há bastante regra, não são muitos os jogadores a 'encararem' Die Macher o que acabou criando um 'mito' em torno do jogo. 

Pessoalmente, eu sou um grande admirador do Die Macher. Numa época em que os jogos mais 'pesados' eram virtualmente injogáveis, Schmiel conseguiu criar um jogo que flui muito bem e é repleto de decisões interessantes a serem tomadas com forte interação entre os jogadores. Há um misto muito bem feito de mecânicas, com leilões complicados, controle de área e gerenciamento de mão, além de certas 'alianças' que precisam ser feitas e daí a necessidade de tentar antecipar a jogada dos adversários. 

Atualmente, é cada vez mais raro as pessoas conseguirem jogar uma partida de 6h mas é certamente uma experiência 'gamer' que deveria ser tentada por todos que gostam de jogos pesados. Die Macher é um jogão , o mais pesado da lista e com certeza um dos melhores.




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9 - Dominion 9

Ir para o jogo Fel Barros 22 Aug 14, 18:19
9

Dominion é um jogo lançado em 2008 por Donald Vaccarino publicado inicialmente pela Rio Grande Games. Donald ganhou o Spiel des Jahres por Dominion no primeiro jogo publicado. O jogo foi , então, publicado em mais de 10 idiomas e ganhou mais de 25 prêmios diferentes. O jogo será lançado no Brasil pela Conclave Editora.

Como um jogo de 2008 é um clássico? Dominion foi o último jogo a 'criar' uma mecânica completamente nova: construção de baralho. Não a construção que as pessoas normalmente associam a jogos colecionáveis como Magic e Pokémon mas você começa com 10 cartas e vai construindo o seu baralho conforme joga. Desde a criação do Dominion, dezenas de jogos baseados nessa mecânica foram criados com diferentes abordagens mas reconhecendo sempre o 'original'. 

Dominion foi o jogo que eu mais joguei na vida. Mais de 500 partidas online e outras dezenas presencialmente. Há um conjunto muito grande de expansões e opções para o universo de Dominion. Curiosamente, 8 expansões depois, o meu favorito ainda é o jogo-base, onde acho a combinação mais interessante e mais simples. 

Dominion deixou seu nome na história dos jogos modernos , tendo criado uma mecânica completamente novamente em um universo onde o comum é simplesmente refinar /aprimorar outras mecânicas, um feito impressionante que ainda vem com um bom jogo junto ;)

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10 - Pandemic 10

Ir para o jogo Fel Barros 22 Aug 14, 18:19
10

Pandemic é um jogo lançado em 2008 pela Z-Man Games , criado por Matt Leacock. Vencedor de mais de 15 prêmios, recebeu diversas expansões, uma 'repaginada' no visual para outra versão e foi publicado em mais de 10 idiomas. No Brasil, ele será lançado pela Devir. 

Pandemic é um jogo cooperativo, em que todos devem se aliar contra o tabuleiro para impedir a formação de uma pandemia. Ele não foi o primeiro jogo cooperativo moderno, o título é do Lord of the Rings, lançado por Reiner Knizia em 2000. No entanto, foi com Pandemic que o gênero se firmou e explodiu em popularidade. As regras simples , com duração agradável (45 minutos) e dificuldade modular serviram de base para muitos outros jogos, inclusive do próprio Matt que lançou versões mais simples com o mesmo 'esqueleto', Forbidden Island e Forbidden Desert.

Pessoalmente, eu não sou um grande fã de jogos cooperativos. Há sempre aquela sensação de não ter muita autonomia nas suas ações já que elas são muito ligadas a outros jogadores. Ainda assim, reconheço a grandeza do Pandemic , com certeza o co-op 01 de muita gente e o melhor para 'conhecer' o estilo de jogo.

Pandemic marcou a popularização de um gênero e merece o título de clássico por isso. Para quem gosta de evitar conflitos, jogando todos contra o tabuleiro e não tem a figura do 'líder' (aquele cara que fala o que todo mundo deve fazer e não deixa ninguém jogar) , Pandemic é uma ótima pedida.  

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11 - Caylus 8

Ir para o jogo Fel Barros 22 Aug 14, 18:26
8

Caylus é um jogo criado por William Attia e lançado em 2005 pela Ystari, a versão americana saiu pela Rio Grande Games. Para muitas pessoas, Caylus é o primeiro jogo de alocação de trabalhadores. A discussão aconteceu por Caylus ser um jogo extremamente influente para os jogos do gênero. Cronologicamente, os primeiros jogos a adotar essa mecânica foram Bus (da Splotter) e Way Out West , lançado no começo do ano seguinte pelo Martin Wallace. 

Tematicamente, Caylus é muito raso. Você incorpora um 'mestre construtor' em uma cidade que precisa de um novo castelo. Com o prospecto da construção do Castelo, um verdadeiro 'mercado' é construído no entorno e é ali que o jogo se desenvolve. A imersão é completamente nula e o jogo não se esforça muito pra tentar te ajudar a entrar no clima do Caylus. 

Os componentes são incrivelmente funcionais. Tons claros nas peças, cubos, várias peças de madeira, tudo em prol da funcionalidade e legibilidade. Nada que 'distraia da mecânica'. E nada que salte aos olhos também. Eu sou fã de arte e componentes rebuscados mas realmente não faz muito sentido no Caylus (a edição deluxe foi bastante criticada pelo 'excesso de apuro estético) ser diferente. É a famosa 'arte a serviço da função'.

Mecanicamente, Caylus é brilhante. É um jogo de baixíssima sorte, com uma interação incrível entre os jogadores provocado por duas peças chamadas de 'provost e bailiff' que cadenciam o jogo e afetam drasticamente o andamento da partida. Além disso, você pode usar o prédio de outros jogadores (pagando dinheiro) e há competição na construção de pedaços do Castelo. É um dos euros mais interativos que eu conheço. Pelo lado negativo, a baixa sorte e a forte interação tornam o jogo muito cruel para jogadores novatos e não há muita recuperação depois que você fica pra trás. Uma partida dura em média 1h30. Chega a 45 minutos com 3 jogadores experientes.

Caylus é considerado um dos grandes jogos de todos os tempos e é mesmo. Qualquer pessoa que goste de jogos no estilo europeu com pouca sorte deve jogar (algumas vezes) Caylus. Não recomendo jogar com 5 jogadores no começo e se todos forem novatos, a experiência é melhor. Uwe agradeceu ao Caylus no manual do Agricola assim como outros game designers. Apesar de não ter sido o primeiro jogo de alocação de trabalhadores, é um dos mais influentes e mais importantes até hoje. 


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12 - Imperial 2

Ir para o jogo Fel Barros 22 Aug 14, 18:26
2

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13 - Power Grid 8

Ir para o jogo Fel Barros 22 Aug 14, 18:28
8

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14 - Magic Realm 2

Ir para o jogo Fel Barros 22 Aug 14, 18:28
2

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15 - Puerto Rico 10

Ir para o jogo Fel Barros 22 Aug 14, 18:28
10

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16 - Age of Steam: Deluxe Edition 1

Ir para o jogo Fel Barros 22 Aug 14, 18:30
1

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17 - Tigris & Euphrates 1

Ir para o jogo Fel Barros 22 Aug 14, 18:55
1

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18 - Cartel 1

Ir para o jogo Fel Barros 29 Aug 14, 14:00
1

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19 - Tikal 7

Ir para o jogo Fel Barros 29 Aug 14, 15:45
7

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20 - Twilight Imperium: Third Edition 5

Ir para o jogo Fel Barros 29 Aug 14, 15:47
5

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