Há um tempo que temos reparado um fenômeno ne mercado de jogos de tabuleiro brasileiro: jogos de designers famosos que flopam e, mesmo com preços bem baixos, não conseguem ser acolhidos nos lares dos jogadores. Esse fenômeno tem sido crescente com o recente "Bum" dos board games no Brasil (para mais sobre isso veja: 2024, o cume dos Board Games no Brasil: qual o seu hype?).
Certamente isso pode se dar por vários motivos, entre eles:
- O hype maior do autor do que dos jogos;
- Jogos serem realmente ruins (ou, pelo menos, não tão bons), afinal autores bons podem fazer jogos ruins;
- O excessivo hype dos grandes lançamentos, o que deixa esses jogos fora do circuito de compras.
Essa lista-tópico visa discutir isso e os jogos inseridos nessa situação, mas vou fazer logo um top de desingners famosos que, surpreendentemente, têm emplacado vários flops em terras tupiniquins:
Top 1: Dupla K & K: Michael Kiesling e Wolfgang Kramer
A situação dessa dupla é impressionante!
Depois de grandes sucessos, o mercado se apressou em publicar tudo dessa dupla, porém, a lista de flop tem ficado extensa, com títulos, como: Paris; Os Palácios de Carrara: Segunda Edição; Savannah Park; Amygdala, entre outros. É inegável que a dupla dinâmica tem colecionado flops no Brasil.
Top 2: Reiner Knizia
Não chega no nível da dupla K&K, mas tem uma boa lista de flops também, entre eles: Tigris & Euphrates; Amun-Re; Medici, etc. Diferente da dupla K&K, surpreende o fato dos flops serem de jogos que figuram entre os melhores do autor por vários especialistas.
Top 3:Antoine Bauza
Aqui vai mais pra fechar um top 3. Há muitos outros que poderiam estar aqui, inclusive Bruno Cathala, que forma dupla com Bauza em muito jogos. Ele fica com o 3o lugar devido a uma lista considerável de jogos flopados no Brasil, como: Victorian Masterminds; Oceanos; Namiji; Attack on Titan: The Last Stand, etc.
Enfim, vamos adicionar aqui mais jogos e conversar sobre eles. Quem sabe, com o decorrer dessa lista, esse Top 3 até muda.
IMAGEM: Isabel Teixeira, atriz do ano de 2022, passou como uma desconhecida no programa É De Casa. Fonte: Terra.com. Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/gente/reporter-nao-reconhece-isabel-teixeira-e-expulsa-atriz-em-transmissao-ao-vivo,4e0a2329d2a25b3535f64ed32b8329498x14kg7u.html.