Você entra no hobby, vai conhecendo mais jogos, gostando, dá um tempo e já está criando sua lista de desejos com jogos ainda não lançados no Brasil, uns vão sendo lançados por aqui, outros vão ficando sem perspectiva nenhuma de vir. Para estes, se você não está esbanjando dinheiro, a esperança é pegar em leilões de usados com um preço legal, ou com um amigo que mora fora... De repente, vem um tal mês de junho e derruba a sua lista de uma vez. Tá tudo no mercado brasileiro de uma vez!
Acho que vamos ouvir falar disso mais até o final do ano: "2024 foi o cume dos board games no Brasil". Por cume quero dizer a virada, as coisas eram de uma forma e agora, são de outra. Já havíamos experimentado a virada da Galápagos a partir da parceria milionária com a Asmodee. Até achei ali, na deprê da saída da pandemia, que isso poderia fazer uma virada negativa obscurecendo outras editoras ou com muito lançamentos sem tanta relevância, mais por conta de compromissos da parceria - o que, de fato, temos visto muito. No entanto o que temos visto é outro cenário. A coisa cresceu! O que Paper Games tem feito com os jogos pequenos, emplacando algumas pérolas escondidas no mercado internacional, como o Trio; a Galápagos indo mais além com parcerias improváveis com a Splloter e a Oink Games; A Meeple BR trazendo o melhor dos pesados e emplacando grandes sucessos nacional e internacionalmente; e que combo de lançamentos de clássicos deixados pra trás que a Best MArk tem se especializado. E pra fechar com chave de ouro, quem sabe, o ciclo desse ano não fecha com o World Wonders do nosso brasileiríssimo Zé Mendes ganhando um prêmio na Spiel?
O problema disso tudo é dar conta de ter todos os jogos que você quer. É possível falar sim que os board games no Brasil estão mais acessíveis, com tanto lançamento, tem coisa muito boa aí com preços muito legais (interessados, postando isso em outra lista: Fazendo uma coleção com jogos baratos em 2024). Como queria estar começando no hobby agora, porque para quem já está um tempo e fica mais de olho nos lançamentos que vão realmente fazer uma diferença na coleção, o negócio tá salgado pra garantir tudo antes que esgote.
Com isso, você acaba entrando pelo menos um pouco na onda do hype mesmo. Entretanto, quando fui vendo os anúncios desse ano, ia me organizando para comprar um jogo aqui, depois outro acolá, agora estou na pressão de muito jogos que queria muito, tendo sido lançados todos de uma vez.
Então, sem mais delongas, diz aí se você também está sentindo o mesmo? Tem muito jogo que você queria há muito tempo no mercado agora? Qual o seu hype do que lançou nesse primeiro semestre ou no ano? Curte e adiciona aí ele!
-
{{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
-
{{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
-
{{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
-
{{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
-
{{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
-
{{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}