O objetivo dessa lista é o de sugerir dez jogos de tabuleiro modernos iniciais a compor uma ludoteca básica para qualquer entusiasta do gênero. É importante sublinhar que a lista parte, exclusivamente, da minha experiência pessoal e o número escolhido decorre simplesmente do que eu penso que poderia ser um bom conjunto inicial, com variação nas estruturas e temas e sem exigir demais do bolso do colecionador/jogador.
Porém, qual a razão de eu os classificar enquanto básicos? Inicialmente, fazendo referência à Jack Explicador, básicos seriam aqueles jogos que poderíamos chamar de clássicos dentre os modernos. Ainda, em razão de todos eles serem comumente chamados de jogos de entrada, mas que podem ser revisitados sempre, mesmo que por jogadores mais experientes, por apresentarem um grau satisfatório de estratégia, rejogabilidade e, principalmente, ludicidade. Assim, o 'básico', no conceito ora aplicado, não é, de nenhum modo, demérito aos jogos citados, muito pelo contrário, se dá no sentido de lhes destacar a característica de fundamentais.
Todos os jogos incluídos são de fácil acesso, contam com diversas expansões que aprofundam a experiência e são conhecidos e jogados em todo o mundo. Cada um deles, como direi em mais detalhes nas descrições abaixo, são também, em maior ou menor densidade, bons exemplos no uso de alguma mecânica em específico. Além disso, pensando comparativamente com os altos preços que são hoje praticados no mercado de jogos de tabuleiro modernos, apresentam um bom custo-benefício.
É possível traçar também algumas características comuns desses jogos que os tornam bastante agradáveis, por exemplo: temática interessante, balanceamento, tempo de jogo e facilidade de aprendizado, dentre outras. Enfim, pontuo que a lista não é exaustiva. Teremos, num incerto futuro, ao menos, mais duas partes, porém, com outros recortes, tais como: uma sugestão de ludoteca básica para jogos mais avançados e outra dedicada aos nacionais. A intenção é que gostem da lista e que sirva, de algum modo, de referência à novos jogadores/colecionadores.

Por: Linauro. Apaixonado por literatura, música e jogos, desde sempre. Descobriu nos jogos de tabuleiro uma desculpa perfeita para passar mais tempo com amigos e pessoas amadas.
Imagens: acervo pessoal e Ludopedia.
Imagens: acervo pessoal e Ludopedia.