Essa é uma postagem do Canal Euro Channel, clique aqui para ler resenhas de jogos

Grande parte da minha humilde ''coleção''. Não me considero um colecionador
e sim um jogador, jogos que não são jogados vão embora e dão lugar a outros
Resolvi fazer esse top 100 após chegar à marca de 400 jogos base jogados. A lista é pessoal e serve para que eu me organize e pense quais são as prioridades ao comprar jogos, ou pedir que um amigo leve nas jogatinas. Mas se você chegou até aqui espero que ela possa de alguma forma interessá-lo.
Os critérios foram totalmente subjetivos e relacionados aos meus gostos pessoais, claro que, levando em consideração a qualidade dos jogos e a empolgação para jogá-los. Prezo muito pela mecânica do jogo, assim como sua rejogabilidade, características como beleza dos componentes e tema não são tão importantes para mim, mas claro que fazem diferença, embora não sejam pontos cruciais (The Castles of Burgundy no top 5 é um exemplo disso).
Fazer uma lista desse tamanho é difícil e exige algumas escolhas estranhas, por exemplo: sei que Lisboa é um jogo melhor que Santa Maria, porém Santa Maria está uma posição à frente, pois além de ser um ótimo jogo, é mais fluido e será jogado com mais frequência que Lisboa (só de pensar em explicar e montar o jogo dá a maior preguiça).
A mesma coisa se repete em outros casos: Tokaido é melhor que Guerra do Anel? Provavelmente não, porém ao escolher um jogo pesado eu preferiria jogar Mage Knight ou Gaia Project, então Tokaido ocupa outro nicho de interesse, o dos jogos leves e gateways.
Algumas outras coisas estranhas também acontecem, por exemplo, Alexander Pfister tem 4 jogos na lista, incluindo Oh my Goods, um joguinho despretensioso do designer, já Mombasa não está na lista. Por que? Gostei mais do Blackout Hong Kong, e acredito que os dois tem algumas similaridades. Já o Oh my Goods é um dos meus jogos oficiais ''de viagem'', aqueles jogos portáteis, rápidos e que tem um grau interessante de estratégia, assim como Lost Cities, Schotten Totten, entre outros.
Você pode argumentar: ''como Puerto Rico está na posição 33 e Stone Age na 27? Puerto Rico é melhor que todos os jogos anteriores''. Provavelmente irei até concordar, porém entre as duas opções do exemplo, no momento vou preferir sentar em uma mesa de Stone Age, por qual motivo? Não sei exatamente.
É claro que muitos jogos estão presentes provisoriamente, assim como muitos podem descer ou subir à medida que são mais jogados. Além disso, há muitos, MUITO jogos que eu ainda não joguei, e que provavelmente assim que forem jogados serão catapultados para lugares altos do ranking: Caylus, Gloomhaven, Fields of Arle, Twilight Imperium, etc.
Alguns números
Jogos nacionais - apenas 1: Grasse
Party Games - apenas um: Codenames
Jogos exclusivos para 2 jogadores - 6 (contando Magic jogado na sua forma padrão)
Cooperativos - 2