
- No movimento dos trens, um trem não pode ficar no mesmo espaço de outro. Ele "desliza" para o próximo espaço vazio.
- Cada requisito de uma carta de objetivo nao pode ser usada mais de uma vez. Por exemplo, se uma carta exige que voce tenha dois predios e outra exige um predio, voce precisa ter 3 prédios no total.
- as cartas de objetivos que permitem avançar seu vaqueiro até 3 espaços NAO permitem a ativacao de dois predios em uma rodada. Ou voce anda duas vezes e ativa o predio que chegar ou anda, ativa o predio e anda de novo sem ativar o predio que terminou a rodada. Essas cartas tambem nao podem ser usadas para chegar a cidade e vender seu gado.
- Não se pode contratar trabalhadores da linha em que a ficha de mercado de trabalho se encontra.
- O saque só é feito quando quem iniciou o saqueamento é o vencedor. Nas nossas partidas os saques sempre ficavam com quem vencesse o combate, independente de ter iniciado ou não o saque.
Alguns lembretes (e erratas):
* Marcador de bônus (Após completar uma rota): Pega marcador conectado à rota (se houver) e coloca ao lado do seu board. Então:
- Reservar de imediato marcador substituto vindo do suprimento e, sem revelar ainda, posicioná-lo no espaço do prato em tabuleiro individual (se marcadores acabarem, jogo acabará ao final desta ação).
- Pode usar bônus a qualquer momento DEPOIS desta ação (não contam como ação).
- Quando turno termina, jogador coloca novo(s) marcador(es) bônus substitutos no board para cada marcador que ele tirou. Posiciona em qualquer rota desde que: 1) Rota vazia de peças; 2) Deve ter uma cidade adjacente com *no mínimo um espaço de escritório vazio* (correção do autor); 3) Não pode ter um marcador bônus já posicionado.
* Ao estabelecer escritórios: Se cidade for completada, deve-se mover marcador de cidades completas do board central (checar se dispara fim de jogo). Checar também bônus de cidades vermelhas baseado na ordem em que jogadores completam rota entre essas cidades no tabuleiro. Primeiro ganha: 7 pp; 2o.: 4 pp; 3o.: 2 pp; Demais jogadores não ganham.
* Pontuação de Chaves: No fim do jogo, pontuar para sua *maior rota de escritórios* conectados (E não de Cidades! Correção do autor). Ou seja, se tiver três cidades conectadas, onde cada uma tem apenas um escritório (somando 3 escritórios), e duas cidades conectadas, mas com cada uma com dois escritórios (somando 4), o que vale é essa última. Cada escritório dessa rota pontua o valor mais a direita descoberto na trilha de chaves do jogador.
- Na edição nacional há um erro de tradução sobre a carta amarela que fixa o preço-base da compra de determinado recurso em 1. O manual em português determina que há um mero desconto de 1 na compra do item, o que é um equívoco e retira grande parte da força dessas cartas;
- Somente 7 das oito maravilhas em jogo podem ser construídas durante a partida;
- As cartas de troca de tempero (mas não as de upgrade) dão ao jogador a chance de realizar a troca apresentada na carta mais de uma vez;
- E as de upgrade, além de poder trocar "pra cima" duas vez, pode trocar uma vez só passando direto de níveis. Ou seja, você não precisa trocar amarelo pra verde e depois pra marrom, mas pode trocar amarelo pra marrom direto (não lembro se a ordem era essa) se a trocar for de um único cubo.
Regras mais complicadas e principais esclarecimentos no FAQ oficial da Fantasy Blight para o jogo base:
1 – TÍTULO DE PRESIDENTE - O cargo de presiente pode ser passado para outro jogador nas seguintes situações:
- votação na ação Administration na Colonial 1 - nesse caso um jogador deve ser elegido previamente antes da votação
- quando indicado por uma carta de crise - nesse caso deve-se cumprir o que a carta de crise indicar
- quando o detentor do cargo se revela um Cylon - nesse caso o cargo seguirá a linha de sucessão
2 – TÍTULO DE PRESIDENTE - o mesmo é mantido mesmo se o jogador estiver preso
3 – TÍTULO DE ALMIRANTE, por ser um cargo militar, não possui votação, somente pode ser mudado pela linha de sucessão nas seguintes situações:
- quando o Admiral for preso o jogador que perder o título por seguir para a prisão e não pode requisitar o título imediatamente após deixar a prisão
- quando indicado por uma carta de crise
- quando o detentor do cargo de Admiral se revela um Cylon
4 – BRIG:
- Os personagens que estiverem na Brig podem jogar uma única carta em testes (skill checks) e a movimentação é probidade. Todas as demais ações são permitidas, por exemplo reverlar-se Cylon e seguir para a área Cylon;
- Se todos os humanos estiverem presos, o que estiver mais acima na linha de sucessão receberá o cargo de Admiral e se uma dos personagens humanos sair da prisão, este imediatamente assumirá o cargo de Admiral
5 – SICKBAY - O personagem que estiver na Sick Bay (enfermaria) joga sua ação normalmente, contudo no início do seu turno compra somente "uma" carta de skill daquelas possíveis conforme a ficha de personagem;
6 – CARTAS DE SUPER CRISE - estas são tratadas normalmente como cartas normais de Crise, contudo são imunes a todas as habilidades de personagens ou skill checks que afetem os efeitos de cartas de Crise
7 – NAVES CIVIS - são embaralhadas na pilha quando removidas devido a um jumping, contudo são removidas do jogos após reveladas e os efeitos realizados;
8 – TOKENS DE DANO (GALACTICA OU BASESTARS) - são embaralhados imediatamente após sairem do tabuleiro;
9 – TOKENS DE PERDA DE RECURSOS (GALACTICA) - são removidos do jogos imediatamente após sairem do tabuleiro;
10 – CENTURIONS - AÇÃO "FROTA CYLON" NO "LOCAIS CYLON" - pode ser utilizada para mover Centurions na trilha
- Um Centurion existente na trilha de desembarque de frota não “empurra” outro Centurion ou previne outros tokes de ocuparem o mesmo espaço na trilha.
11 – DESTRUIR BASESTARs - são necessários 3 danos paa destruit uma basestar
12 – MOVER-SE DE UM VIPER - um piloto em um viper pode mover-se de qualquer lugar do espaço para a Galactica ou para a Colonial One, mas DEVE descartar uma Skill Card
13 – DESCARTE DE SKILL CARDs PARA CYLONS REVELADOS - cylons não descartam skills quando uma carta de crise assim determina
14 – DESEMBARQUE DE CENTURIONS - se os 4 tokens já estiverem na trilha, o Heavy Rider mantem-se no tabuleiro
15 – EFEITO DA BOMBA NUKE - não afetam naves humanas
16 – CYLON PLAYERS x CARTE DE LEALDADE DE SIMPATIZANTE:
- Quando um Cylon REVELADO recebe a carta: ele/ela deve primeira dar a carta para qualquer outro jogador que deve imediatamente resolvê-la
- Quando um Cylon Não REVELADO recebe a carta: ele/ela deve seguir as instruções da carta. Se ele/ela for enviado a prisão, então ele permanence como um Cylon não REVELADO e pode depois revelar-se, caso queira.
17 – CARTA DE LEALDADE DE UM CYLON REVELADO – quando um Cylon revelado possui uma sgunda carta de Lealdade não revelada, ele pode passar essa carta para outro jogado na ação “Ressurection Ship” na área Cylon
Leilão
- Na pontuação, para se ter Predominância no continente é necessário o controle de pelo menos um país não-disputado, e para se ter o Controle do continente isso não é preciso.
1 - Na ação de construção, você pode trocar qualquer número de cavaleiros por vilas ou fortalezas da sua reserva num mesmo turno. A exceção se dá quando há 2 cavaleiros seus no mesmo hexágono. Nessa hipótese, apenas 1 deles pode ser trocado.
2 - Quando há um cavaleiro ou uma vila em terreno de montanha, um cavaleiro oponente não pode passar por ali. Essa parte é omitida no manual em português.
O jogador também pode escolher programar apenas uma ação. Neste caso, a ação programada é colocada entre as duas posições. Durante a fase de Ação ele poderá escolher se irá realizá-la durante a primeira ou a segunda ação do turno.
- É possível ativar qualquer construção usando moeda. Mas seu custo é progressivo (primeira custa 1, segunda 2, terceira 3, etc).
- Construções adjacentes são consideradas conectadas. Salvo isso, só "estradas" (sem nenhuma "construção" ao centro) conectam os tiles (cidades, prefeituras e outros espaços como montanhas, fazendas, etc). Ou seja, outras "construções" interrompem conexões feitas por estradas (não importa se há desenho de pequenas estradinhas nas bordas dos outros tiles).
* Esse detalhe não é citado no manual principal, há apenas um exemplo na folha de referência que esclarece isso (e foi confirmado por um dos autores no BGG).
Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.