Escrita por: Rodrigo Neves.

Introdução:
Desde o século XV, os jardins são usados em templos budistas e as casas no Japão. Diferentes dos ocidentais, esses recantos sempre foram feitos com plantas e ornamentos capazes de harmonizar com o terreno, visando uma sensação de paz. Água, peixes e pedras entram para completar o espaço. A espiritualidade é um aspecto fundamental de um jardim japonês, por isso, todos os elementos têm de transmitir equilíbrio e favorecer a meditação.
Karesansui, também chamado de jardim seco ou jardim zen, é um estilo de jardim oriental presente principalmente em templos zen-budistas. Costumam ser jardins de pedras cuidadosamente escolhidas e posicionadas em meio ao cascalho, que cobre a maior parte do jardim e simboliza a água. O cascalho é diariamente revolvido e ordenado em círculos concêntricos, que representam as ondas do mar. A proposta é justamente que este processo de manutenção do jardim seja algo contemplativo e introspectivo.
Atualmente, no ocidente, é possível se encontrar versões “portáteis” dos jardins zens. Tratam-se de pequenos caixotes contendo areia. Um pequeno ancinho permite realizar as formas sinuosas, contornando várias pequenas pedras. O objetivo é relaxar ao contemplar e movimentar a areia, sem romper a harmonia da composição.
Sinopse do Jogo:
Em Stone Garden os jogadores são jardineiros que buscam montar o jardim mais harmonioso, colocando tiles de areia e musgo lado a lado, em seus tabuleiros individuais. Ao meditar em seu jardim, pontos de virtude são ganhos e poderão ser gastos na aquisição de rochas, elevando o padrão do jardim. É um jogo de criar e reproduzir padrões.
Este boardgame japonês desenvolvido pelo designer Koota Yamada, foi lançado em 2014 pela New Games Order, LLC. Um jogo leve, voltado para partidas de 2 a 4 jogadores e que duram de 60 a 90 minutos. A versão japonesa possui as descrições no tabuleiro e cartas de jardineiros famosos em japonês, o que na verdade impede sua leitura a maioria das pessoas. Mas existe uma tradução em inglês delas no BGG que resolve o problema.
Mecânicas:
- Colocação de Peças,
- Construção a partir de Modelo.
Componentes:
Stone Garden possui quatro tabuleiros individuais, onde serão colocadas as pedras e tiles de cada jogador durante a partida. Eles representam uma área de jardim retangular de 3 linhas e 5 colunas, cabendo 15 tiles no total. A arte e cores nos tabuleiros são muito bonitas. Um detalhe interessante é que a região do jardim fica em baixo relevo, e os tiles ficam “encaixados” nele.
As pedras são um show à parte... vêm em um insert de plástico pré-moldados que lembram os inserts de minis da CoM. Elas são feitas em um tipo especial de resina que lembram muito pedras reais, todos ficam impressionados com este acabemento. São cinco tipos de rochas diferentes: horizontais (□), pequena (∆), reclinada (◊), alta (▲) e em forma de “barco” (╔╗). Algumas tem formatos um tanto parecidas e podem confundir, mas fica fácil identificá-las, pois todas têm símbolos embaixo. Suas cores são azuis, cinzas, pretas e roxas. Muito bonitas mesmo...



Existe um baralho de cartas de jardins famosos, onde os jogadores encontrarão desafios em forma de padrões para seu jardim. As ilustrações são bem-feitas e não há dependência de idiomas aqui. Cada jogador recebe uma delas ao início e somente a revela no fim da partida. Fornecem de 10 a 15 pontos de vitória, o que representa uma faixa de 20% a 40% da pontuação do jogador, o que não é de se desprezar. As estrelas representam “coringas”, ou seja, qualquer tipo de pedra poderia entrar ali.
Temos também outro baralhos de cartas de mestres jardineiros, de onde cada jogador também recebe uma carta no início do jogo. Ela representa um poder de uso único, que irá conceder, por exemplo, uma pedra de graça, uma imunidade, um movimento extra, mais pontos de virtude... e por aí vai. O texto em japonês aqui é um impeditivo! Mas como mencionado, existe a tradução em inglês no BGG e de fácil leitura.
O tabuleiro central possui espaço para armazenar os tiles de jardim, para guardar as pedras usadas na partida, uma trilha de pontuação por fora que será usada apenas no fim do jogo e uma trilha menor de pontos de virtude. Esta trilha é numerada de 0 a 6, e no centro vem dizendo o valor a ser pago por cada pedra.
Síntese do Jogo:
O setup do Stone Garden é simples: cada jogador recebe um tabuleiro, o peão de jardineiro e um disco de sua cor. O peão fico junto ao tabuleiro e o disco é colocado na casa zero da trilha de pontos de virtude, no tabuleiro central. Cada jogador recebe uma carta secreta de jardim famoso e uma de jardineiro, olha e as guarda consigo. Os tiles são embaralhados e vão para seu respectivo depósito. De acordo com o manual, escolhem-se as pedras que estarão disponíveis em função da quantidade de jogares e as colocam no tabuleiro.
Escolhido um jogador inicial, a partida irá rolar por uma série de turnos no sentido horário, até o que último jogador complete seu jardim. Em cada turno, o jogador da vez realiza dois passos.
Passo 1: Compre um tile da reserva e escolha:
- COLOCAR a nova peça adjacente à um tile previamente colocado. Não é obrigado a seguir o padrão, mas esteja ciente que cada falha irá descontar pontos no fim da partida. A primeira peça pode ser colocada no canto superior esquerdo ou canto inferior esquerdo.
- TRANSFERIR ou DOAR o tile para outro jogador que tem interesse nele, sendo que se mais de um quiser, você decide quem irá receber. Uma das opções mais interessantes do jogo. Isto porque sua “generosidade” será recompensada com +2 pontos de virtude. Isto mesmo! Ajudar o amiguinho lhe facilita comprar mais e/ou melhores pedras para o seu jardim.
- DESCARTAR a peça do jogo e perder 1 ponto de virtude. Muito importante tentar ficar a maior parte do jogo com pelo menos 1 de virtude disponível para um descarte. Não é incomum aparecer um tile que vai cagar todo o seu jardim. Então fique esperto, gastou virtude, recupere logo para não ficar a mercê da sorte.
- ARMAZENAR o tile comprado na sua área de armazenamento, ela deve estar vazia para armazenar e pode apenas conter 1 tile por vez. Muito útil para guardar aquele musgo mais para frente ou aquela peça que vai lhe dar um belo bônus de simetria ao fim da partida. Evite guardar tiles ruins para não colocar no seu jardim, porque mais à frente ele vai entrar de qualquer jeito. Prefira descartar, ou ainda melhor, doar. Uma dica, use o armazenamento para planejar aquela jogada top.
NOTA1: Quando você for colocar o tile comprado ou da sua área de armazenamento, qualquer outro jogador pode tentar roubar este tile perdendo 2 pontos de virtude, e colocando o mesmo em seu jardim. Caso mais de um jogador tenha interesse em roubar, aquele com menos tiles no jardim leva. Importante frisar que o jogador deve possuir pelo menos 2 pontos de virtude para tentar roubar alguém e que os pontos de virtude são suados neste jogo... então a peça tem que ser fantástica para valer macular sua virtude. Hehehe...
NOTA2: Pule este passo se você já completou o seu jardim. Quando o primeiro jogador completar o jardim, daquele momento em diante, todos os demais só podem colocar ou armazenar tiles, não sendo mais permitido transferir, descartar ou roubar. Isto faz com que o jogo caminhe muito rápido para seu desfecho a partir deste momento, mas em compensação, dificulta consideravelmente aos demais fecharem seus padrões sem falhas, já que se perde todas as opções de se livrar das peças ruins. Acaba sendo uma boa vantagem para quem termina seu jardim primeiro.
Passo 2: Realize uma das ações abaixo:
- MEDITAR para ganhar +1 de virtude. Isto mesmo, relaxe e curta a temática. Tenha paciência para elevar sua espiritualidade.
- MOVER seu MONGE ZEN 1 espaço adjacente ortogonal. Não precisa gastar nada de virtude.
- ADQUIRA e COLOQUE uma PEDRA. Zerando completamente sua virtude e ganhe uma pedra em valor igual ou menor que a virtude usada. Exatamente jovem... virtude não dá troco. Planeje com muito cuidado suas ações para não desperdiçar suas horas de meditação. A palavra de ordem aqui é economia. Um sábio não desperdiça palavras ou ações ao vento. Em seguida, coloque a pedra sobre um tile qualquer na coluna onde está seu Monge Zen. Caso escolha o mesmo tile em que ele está, você ainda ganha um movimento extra com ele imediatamente, se desejar. Uma dica: planeje bem a colocação das pedras para ganhar os movimentos, porque andar o monge custa ação também. OBS: Você não pode colocar uma pedra adjacente à outra, a menos que ambas estejam em tiles de musgo. Sim, isto mesmo... exatamente aqueles tiles que possuem a maior chance de criar falhas nos padrões do seu jardim.
- JOGUE um CARD DE JARDINEIRO MESTRE. Revele seu card de Jardineiro Mestre, e aplique o efeito descrito.
A partida termina quando o último jogador completar seu jardim e terminar seu turno. Neste ponto devemos iniciar a fase de pontuação, que por sinal é a parte mais complexa do jogo, e pode fazer ele perder um pouco da característica familiar.
Pontuação do layout do jardim:
- Tiles de areia: Ganhe 1 ponto/tile no maior retângulo formado apenas por tiles de areia.
- Tiles de musgo: Ganhe 2 pontos/tile de musgo em qualquer lugar do jardim.
- Bônus de simetria: Ganhe 5 pontos/linha com padrão e orientação espelhados horizontalmente, ou seja, por cada linha simétrica.
- Bônus de redemoinho: Ganhe 2 pontos/tile que formar um círculo completo, considerando que os tiles do círculo devem ser todos do mesmo tamanho.
- Bônus de semicírculo: Ganhe 1 ponto/tile que formar um semicírculo.
- Falhas no padrão de areia: Para cada borda que não conecta -2 pontos/borda
- Bônus no padrão de areia: Se todos os 15 tiles estiverem conectados 7 pontos.
- Pontos de pedra básicas: Ganhe 2 pontos/tipo, para qualquer tipo de pedra presente em seu jardim.
Pontuação do layout das pedras: Pedras usadas para bônus de cavaleiro ou em diagonal não podem ser compartilhadas para ganhar pontos múltiplos entre si. Mas com outros bônus sim.
- Bônus do Cavaleiro: Coloque quaisquer 2 pedras em cantos opostos de um grid 2 x 3 (em L), Vale 5 pontos.
- Bônus da Diagonal: Coloque quaisquer 3 pedras na diagonal de um grid 3 x 3. Vale 7 pontos.
- Bônus Horaisan: Coloque 2 pedras grandes verticais uma ao lado da outra em tiles de musgo na linha de cima. Vale 10 pontos.
- Bônus de 3 pedras verticais: Coloque 3 pedras verticais em tiles de musgo na ordem pequena/grande/pequena na linha de cima. Vale 15 pontos.
- Bônus de pedra reclinável: Para cada pedra reclinável em qualquer lugar da coluna central, ganhe 3 pontos.
- Bônus de pedra barco: Para uma pedra barco em qualquer lugar da linha de baixo, ganhe 3 pontos.
- Bônus de Jardim Famoso: Por completar a carta de Jardim Famoso, ganhe a pontuação dela, que varia entre 10-15 pontos.
- Virtude: Por ponto de virtude remanescente, ganhe 1 ponto cada.
Avaliação:
Stone Garden é um jogo japonês bastante temático. É muito perceptível que as bonificações pelos padrões das pedras não são aleatórias, mas que seguem algumas regras do contexto destes jardins. Agora, somente vai conseguir tirar proveito desta temática de forma plena, quem tiver algum conhecimento em jardins secos da cultura oriental. Para a maioria de nós jogadores, ele acaba sendo um jogo de planejamento de ações e criação de padrões, tendo que se adaptar a sorte da compra das peças, que por sua vez pode ser amenizada pelo uso adequado de descartes, transferências ou roubos.
Por outro lado, é um jogo lindo! A qualidade dos tabuleiros, cartas e das pedras é muito boa. Os jardins formados no fim do jogo ficam de babar. As ilustrações são bem bacanas também, mas sem muito destaque.
A jogabilidade dele é boa, a duração curta, as regras são relativamente simples e rola sem muito AP. Ele funciona legal com 2, 3 ou 4 jogadores, mas devo frisar que ele brilha com mesa cheia. Isto porque, uma forma ótima de conseguir pontos de virtude é através da doação das peças que não desejar. Lógico que com 4 na mesa fica mais fácil de alguém ter interesse nela. Com 2 você acaba se vendo obrigado a colocar a maioria das peças ruins no seu jardim ou ter de descartá-las, o que te faz perder virtude, além de não ganhar. Produzindo menos virtude durante a partida se compra menos pedras, a pontuação geral fica mais baixa e fica mais difícil de cumprir os objetivos. Em suma, o jogo fica mais arrastado.
O grande número de tiles nos mais variados formatos, as diversas formas de pontuar e as cartas dos jardins famosos, trazem uma rejogabilidade gigante para o Stone Garden. Sem contar que ele acaba focando bastante em padrões, que por si já é algo abstrato, uma categoria de alta rejogabilidade. As cartas de Mestres Jardineiros são extra e tal... mas não fazem muita diferença no jogo, talvez em um caso específico ou outro.
Talvez o grande ponto negativo dele seja a variedade nas formas de pontuar. A pontuação certamente é a parte mais complexa do jogo, até mesmo na hora de explicar as regras, a cara que o pessoal faz quando acha que você nunca vai parar de listar formas de pontuar... é bem desanimadora, e pode fazer ele parecer mais complexo do que é de verdade. Devo admitir, ele não é um bom gateway. Mas durante a partida, com uma folha para consulta da pontuação em português o jogo vai clareando.
Infelizmente o Stone Garden é um jogo um pouco difícil de achar, por causa da produção e venda estarem centradas no Japão. Por muito tempo fiquei acompanhando ele aqui na Ludopedia e no BBG, sem nenhuma oportunidade válida de aquisição. A pouco tempo tive uma oportunidade de ouro, e devo agradecer muito a um colega nosso de hobby aqui do portal. Por seguir o jogo, fui notificado que o Vinicius Felix (@vgfelix) tinha incluído o jogo em sua coleção, e não aguentei a curiosidade. Mesmo consciente da ousadia, entrei em contato com ele em busca de alguma indicação de como conseguir uma cópia, uma loja ou alguém a quem encomendar. Aí o camarada me responde do Japão, durante uma viagem, me atende com a maior paciência e boa vontade, além de se colocar a disposição para trazer uma cópia a preço de custo, por pura camaragem de hobby. Vínicius... teu coração é de ouro! Ganhou um amigo e fã! Mais uma vez meu muito obrigado.
Para conhecer um pouco mais do Stone Garden, eu indico o vídeo do Canal Oriental Boardgame, com materiais em português, do amigo Marcelo Antunes (@mmantunes). Muito didático. Por sinal, eu me baseei no vídeo dele e em uns materiais traduzidos que ele me passou, para esta resenha. Deixo aqui meus agradecimentos pela contribuição.