Por Andy Hunsucker
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1621167/lotus-review
Depois de ver um vídeo gameplay e ser atingido pela beleza da arte e da mecânica, eu tive certeza que obteria uma cópia de Lotus na GenCon. E finalmente ele chegou à minha mesa, e aqui estão os meus comentários.
NOTA: Esta avaliação é depois de uma única partida. Uma atualização na parte inferior discute algumas notas de uma partida adicional.
Visão Geral
Lotus é um jogo de cartas de controle de área e coleção de componentes, onde os jogadores constroem flores, e tentam ganhar o controle delas através das maiorias em cores. A parte realmente interessante do jogo é a forma como os jogadores recolhem os seus conjuntos. Ao invés de apenas manter uma pilha de cartas ao lado, cada carta representa uma única pétala, e os jogadores cobrem-nas de tal forma a criar uma flor inteira.
Ao completar flores e manter o controle delas, os jogadores ganham poderes especiais e pontos. Ganha quem tiver mais pontos no final.
Componentes
O jogo vem com vários baralhos de cartas, e marcadores de madeira de cada cor na forma de diferentes tipos de insetos que atuam como guardiões que os jogadores podem usar para aumentar o controle sobre várias flores.
As cartas são de boa qualidade, e todos os insetos de madeira são reconhecíveis, e meio que adoráveis

.
A grande atração aqui é a arte das cartas, que são lindas. As pétalas são bem legais, em um estilo realista, e seu fundo muda com diferentes imagens.
Cada carta também inclui também um guia para mostrar como alinhar o lado para próxima carta e completar o efeito.
Existem 5 tipos diferentes de cartas, de 3 pétalas até 7 pétalas, e as cartas deixam um visual magnífico sobre a mesa.
Jogabilidade
Cada jogador tem um baralho individual de cartas pétalas para comprar em uma mão de 4 cartas. Jogadores fazem 2 ações no seu turno, dentre 3 possibilidades:
- Jogar até 2 cartas em uma flor - Os jogadores podem jogar 2 cartas iguais de sua mão em uma única flor equivalente no jardim (no meio da mesa).
- Trocar cartas - Os jogadores podem pegar 2 cartas da sua mão, colocá-las na parte inferior de seus baralhos, e depois tirar 2 novas cartas.
- Mover um Guardião - Cada jogador tem 2 guardiões insetos que eles podem adicionar às flores para aumentar seu controle. Com esta ação, os jogadores podem mover um guardião de sua área de jogo para uma flor, ou de uma flor para outra flor.
Quando um jogador adiciona a última pétala de uma flor, esta flor é pontuada. O jogador que colocou a última pétala pega todas as cartas sobre a flor, e cada uma vale como 1 ponto no final do jogo. Então o controle é contado. Cada carta de jogadores tem 1 ou 2 símbolos sobre ela. Quem quer que tiver a maioria dos símbolos e guardiões tem o controle daquela flor. Quem tiver o controle da flor pode pegar um token de 5 pontos, ou um poder especial. Há 3 poderes especiais no jogo.
- Aumentar o tamanho da mão: o jogador pode ter 5 cartas na mão em vez de 4.
- Jogar mais cartas de pétalas: o jogador pode jogar 3 cartas na ação em vez de 2 cartas.
- Ganhar um guardião mais velho: há 4 guardiões de bônus (um para cada jogador). Este poder permite ao jogador assumir o dele e usá-lo. Ele conta como 2 guardiões para a contagem de controle.
No fim do seu turno, o jogador compra novas cartas até o limite da sua mão. Eles podem tirar de seu baralho, ou a partir de uma baralho comunitário de pétalas que todos tem acesso.
O jogo termina quando um jogador compra a carta final de seu baralho pessoal. Todo mundo faz mais 1 turno (incluindo o jogador que comprou a sua carta final), e, em seguida, os jogadores contam sua pontuação. Cada token de pontuação vale 5, e cada carta de pétala que tiver recolhido vale 1.
Pensamentos
Eu estou muito satisfeito com este jogo. Eu fui atraído a ele por causa da arte, e a mecânica de cartas, mas eu não estava totalmente certo de quão bem ele iria jogar. E ele realmente funciona. Ele joga rápido. O meu grupo faz uma partida em cerca de 30 minutos. A mecânico de colocação de cartas é realmente fácil de aprender, e as cartas ficam incríveis sobre a mesa.
O jogo também é muito leve. É sempre bom ter um jogo rápido e simples, levemente tematizado, em sua coleção para jogar com pessoas que não podem ir para um jogo maior ou mais demorado.
Para os jogadores mais experientes, esta é uma pausa agradável dos jogos mais pesados, mas eu posso ver os jogadores mais sérios não ficarem encantados. Eu, pessoalmente, faço questão de jogar minhas cartas na configuração correta toda vez, tudo perfeitamente alinhado, mas já vi um jogador mais sério na mesa apenas baixar as cartas finais nas proximidades, contar tudo e reunir tudo. Este tipo de atitude me decepcionou. Sem colocar e alinhar as flores corretamente, o jogo não consegue ter a mesma magia.
Se você tem um grupo que entrará no tema, e se comprometem a criar algo bonito sobre a mesa, então este jogo é seu aliado. Tenho certeza de que há jogos que correspondem a sua beleza, mas é quase certo que
Lotus está entre os jogos mais bonitos em minha coleção, e ele vai ficar lá.
ATUALIZAÇÃO: Eu coloquei na mesa novamente na noite passada em um jogo de 2 jogadores.
Lotus demonstrou o seu lado estratégico, e me mostrou o quão profundo o jogo pode realmente ser. Em uma partida de 2 jogadores, é um jogo altamente estratégico, onde cada movimento tem de ser cuidadosamente calculado. Iniciar uma flor é uma aposta, e ter um plano para completá-la é essencial. Sem isso, você vai perder em um monte de pontos. Eu aumentei a minha nota em
Lotus depois de jogar na noite passada.