Por Julia
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1615726/alone-mansions-mom-2nd-edition-review
Sempre amei histórias de mansões assombradas, sobre detetives que investigam a esfera sobrenatural, de modo que, quando a primeira edição de Mansions of Madness foi disponibilizada em 2011, fiz uma compra imediata. Este foi o início de uma relação incrivelmente perturbada: por um lado estava amando a ideia por trás do jogo, no entanto, não podia realmente amar o jogo devido à sua natureza extremamente falha: setup incrivelmente longo e difícil (a colocação equivocada das cartas iniciais pode significar um cenário impossível de se jogar depois de certo ponto); as histórias muitas vezes tinham problemas de sincronia entre seus elementos diferentes (baralho de eventos e pistas descobertas, por exemplo), onde em algumas partidas os investigadores iam muito lentamente ou muito rapidamente avançando na mansão; e o equilíbrio era terrível, com o keeper ganhando a maioria das vezes.
E, finalmente, (possivelmente o mais importante para mim) havia um ponto no jogo em que o objetivo do Keeper era revelado e as condições de vitória para ambos os lados eram postas em evidência, mesmo que os investigadores não tivessem recolhido material suficiente para realmente conhecer a solução do caso, criando lacunas que nenhum bom jogo deve deixar.
Durante anos, a FFG direcionou enormes esforços para corrigir alguns desses problemas, e alguns produtos que lançaram posteriormente (principalmente, Mansions of Madness: Call of the Wild e Mansions of Madness: The Laboratory) foram capazes de conceder uma experiência de jogo interessante; ainda assim, não foi suficiente para salvar o jogo em sua primeira edição.
De alguma maneira, a lógica teria que retornar ao jogo, criando algo novo que poderia entregar uma experiência diferente, impecável.
Agora, um produto novo está finalmente disponível, a segunda edição do jogo implementa algo completamente inesperado: não é mais um jogo colocando um keeper contra um grupo de investigadores, mas sim um jogo totalmente cooperativo executado por um aplicativo.

Por quê um aplicativo?
Quando conheci
Mansions of Madness: Second Edition e descobri que o jogo seria executado por um aplicativo, fiquei extremamente decepcionada. Um aplicativo em um jogo de tabuleiro simplesmente não me parece certo. Até aquele momento, tinha jogado apenas 1 jogo de tabuleiro que funcionava com um aplicativo,
XCOM: The Board Game. Gostei bastante, mas é um jogo sci-fi atual, então ter um aplicativo parece tematicamente consistente. Mas um aplicativo para um jogo atmosférico em uma mansão enfeitiçada? Os dois jogos são apenas lados opostos da mesma moeda. Ainda assim, não é algo que minha vontade mudaria, e durante o jogo, percebi que eles realmente tinham conseguido trazer um aplicativo para
Mansions. Primeiro de tudo, o tempo de configuração cai para (quase) zero: 5 minutos para configurar um par de baralhos, selecionar os investigadores, e pronto! Não há mais horas gastas em colocar os itens em toda a mansão, nem riscos de erros que tornam o jogo impossível, e não há mais o "vou lhe mostrar o mapa inteiro da casa". A casa agora é construída em torno dos jogadores enquanto jogam a partida. Em seguida, o aplicativo permite que a aventura seja diferente, cada vez que jogar. Em primeiro lugar porque a colocação dos objetos é diferente em cada vez: ir ao salão para procurar informações na biblioteca significa que pode encontrar um feitiço; e em sua próxima partida pode encontrar algo diferente. A chave de prata, por exemplo, ou um texto médico antigo que poderia vir a calhar em algum momento depois da aventura. Mas não é só a colocação de itens: algumas das aventuras do conjunto básico vêm com diferentes mapas. E outros elementos no jogo podem ser diferentes ao longo do tempo (o padrão do movimento do monstro, por exemplo, mas não vou estragar os segredos do jogo nesta revisão para que todos possam desfrutar das nuances do jogo). Além disso, o aplicativo permite aos investigadores guiarem conversas com NPCs (e na maioria das vezes você não será capaz de explorar todas as opções dos diálogos com os NPCs oferecidos em uma única partida, sendo um monte de perguntas mutuamente exclusivas), e há sidequests entrelaçadas na trama principal, e um monte de surpresas escondidas aqui e ali, com referências aos conhecimentos de Lovecraft, mas também "escondem" algumas surpresas para os investigadores mais agudos. Quanto às histórias...
Os diferentes objetivos que estavam presentes na 1ª edição já não existem mais, e a 2ª edição têm finais diferentes de acordo com a obtenção de algumas informações-chave pelos investigadores e a realização de tarefas específicas: desta forma, o final pode variar muito de acordo com as suas ações, e eles nem sempre são "bons" para os investigadores, o que significa que você pode claramente perder o jogo, mas também pode significar um final "neutro" da história, onde de alguma forma você sobreviverá, mas o caso, por muitas razões, pode não ser considerado um sucesso completo.

O aplicativo permite que, em seguida, possa personalizar os cenários de uma forma muito simples, mas eficaz: a tela do gerenciador de coleção permite que você insira monstros da 2ª edição (e da 1ª edição) presentes em sua coleção. Ao ligar e desligar o aplicativo, você vai variar a composição do grupo de investigadores, dos monstros e dos tiles disponíveis para gerar os mapas. Desta forma, as ameaças, durante cada cenário será diferente e o layout da mansão pode ser modificado também.
Neste ponto, alguns podem se perguntar qual o impacto do aplicativo sobre a atmosfera do jogo. Bem, muita atenção foi dada para definir o humor certo ao jogo, e o app dá uma contribuição enorme nesse sentido. Começando com as apresentações para os diferentes casos lidas por um narrador profissional com um monte de coisas sendo adicionadas às descrições dos quartos, itens e monstros encontrados dentro das casas senhoriais, terminando com as cartas de efeitos de Mythos, jogar essas cartas através destes cenários não é de forma alguma uma experiência perdida. Pelo contrário, o aplicativo cria brilhantemente um clima cada vez mais claustrofóbico que acumula uma grande quantidade de pressão sobre os investigadores enquanto lutam para chegar ao final da aventura.
No final, os resultados com o aplicativo sendo o núcleo vivo do jogo é uma inovação absolutamente necessária; uma ferramenta capaz de conceder a precisão de um relógio para o jogo e, ao mesmo tempo capaz de conceder uma experiência extremamente rica em sabor e profundidade.
O kit de conversão é utilizável apenas se possuir a 1ª edição?
Não. Pode-se usar o kit de conversão, mesmo se não tenha qualquer produto da 1ª edição. O kit de conversão permite que, basicamente, seja possível usar todos os investigadores, monstros e tiles da 1ª edição em jogos da 2ª edição. Caso não tenha a 1ª edição, pode usar os produtos da 1ª edição e jogar, usando um proxy para as minis dos investigadores (e as fichas dos outros jogos como Eldritch Horror ou Arkham Horror que trabalham perfeitamente bem), e usar os produtos fornecidos no kit em vez das miniaturas dos monstros. Os tiles poderiam ser um problema, mas são mais raros de aparecer (ou pelo menos assim pareceu-me em meus primeiros jogos) e, de qualquer maneira, podem ser facilmente substituídos por um pedaço de papel e um lápis. Alternativamente, se quiser experimentar apenas os investigadores da 1ª edição, basta que digite no aplicativo os nomes dos investigadores da 2ª edição e, em seguida, cria-se uma pequena tabela de conversão, por exemplo, Agatha pode ser substituída por Darrell. Desta forma, você sabe que sempre que o aplicativo usar um efeito para Agatha, Darrell é o verdadeiro alvo, e assim por diante. Assim, mesmo se não possuir a 1ª edição, ainda pode desfrutar plenamente do kit de conversão. E não tenho nenhuma razão para acreditar que os tiles e as minis da 1ª edição serão disponibilizados para a 2ª edição no futuro.

Como são os cenários?
O núcleo do jogo vem com 4 cenários diferentes:
Ciclo da Eternidade: este é o cenário mais fácil e vem com o conjunto central, joga-se muito rapidamente (60 a 90 minutos). Isso faz com que o ciclo de aprendizagem do cenário seja perfeito, mas apesar de ser fácil, ainda é divertido jogá-lo: uma série de desaparecimentos conduz os investigadores para a mansão Vanderbilt, onde serão convidados a desvendar um mistério cósmico, antes que seja tarde demais para nosso mundo. Uma história Lovecraftiana clássica, que deve agradar tanto ao jogador hardcore quanto ao jogador casual.
Escapar de Innsmouth: Innsmouth é possivelmente o segundo cenário mais emblemático já criado, por isso, ter uma chance de resolver um caso lá é algo que cada fã de Mansions sempre procurou. O jogo começa com os investigadores já em Innsmouth, investigando a sombra que se encontra sobre a cidade, e fazendo inimigos poderosos ao mesmo tempo. A dificuldade do cenário sobe assim como o tempo de jogo (90-150 minutos), mas ao mesmo tempo, quando desvendar o mistério, também desvendará o enorme potencial que este jogo tem. Correr pelas ruas tentando evitar ser linchado e conversar com os moradores até que finalmente todas as pistas tenham sido recolhidas revela uma antiga e terrível verdade. A partir desse ponto, você só precisa fugir da cidade, e revelar ao mundo o que descobriu. Será que vão acreditar em você?
Vínculo Quebrado: Os investigadores são convidados a investigar uma presença malévola, uma sombra, ou talvez algo mais terrível e maligno, que persegue a família de Grace Bechman. Um cenário difícil, jogável durante um período de tempo maior (120-180 minutos), que vê os investigadores se ocuparem em uma frente dupla: tanto investigando a mansão em busca de pistas capazes de resolver o mistério, quanto protegendo os membros da família Bechman que ainda vivem na casa dos ataques da criatura misteriosa, em uma espécie de jogo de gato e rato que deve representar um verdadeiro desafio estratégico mesmo para os jogadores mais experientes.
Maré Alta: Isto não é novidade, o mais longo (240-360 minutos) cenário presente no jogo; é tão longo (mas não muito difícil) que, possivelmente, seja jogado em duas noites diferentes (felizmente, o aplicativo tem um recurso de salvar, para que possa recarregar a partir de onde foi fechado na última vez, sem qualquer problema). Os investigadores são chamados de volta para Innsmouth para parar um ritual. Eles não têm muitas pistas à sua disposição: apenas uma lista de 6 possíveis suspeitos, nada mais. Paciência, inteligência e lógica são aqui os ativos mais valiosos em uma corrida claustrofóbica contra o relógio.
Assim, a palavra-chave aqui é a variedade: todo o espectro de comprimento e dificuldade é representado nestes cenários, que oferecem também muitas aventuras diferentes: proteger as pessoas e investigar o morto; mergulhar profundamente em mansões e explorar setores inteiros de uma cidade; enfrentar inimigos perigosos e correr por suas vidas; tudo isso acontece em um quadro comum, onde a força brutal do Mythos rasga o tecido da nossa realidade.
Vale a pena comprar o jogo?
Sim. Primeiro de tudo, é um jogo projetado para os fãs de Mythos. Qualquer pessoa, mesmo os não jogadores, que ame histórias e criações de H.P. Lovecraft vai ter uma explosão de felicidade com estas aventuras, porque o espírito dos Mythos está perfeitamente capturado em cada cenário aqui oferecido.
Então,
Mansions 2ª edição é um jogo que inova este jogo de tabuleiro, trazendo a aventura a um nível totalmente novo: configuração, sincronismo e longevidade não são mais um problema. Você pode facilmente jogar cada cenário 10 vezes sem se cansar, e a função de salvamento do aplicativo permite que continue o jogo outra hora, mesmo que você não tenha as mais de 4 horas necessárias. Finalmente, é um jogo para os sonhadores: não há realmente nenhum limite ao que pode ser conseguido com o aplicativo, tanto em termos de complexidade de cenário (veja Maré Alta, por exemplo) e em termos de jogo a longo prazo, onde os casos mais longos podem ser resolvidos como jogos de campanhas.
Não que o jogo de campanha esteja incluído no app no momento, mas quem sabe o que pode acontecer no futuro? Se você já sonhou em navegar na Dreamlands em um navio branco, se aventurar nas fundações de uma determinada cidade perdida na Antártida, testemunhar o poder dos Mythos na Londres vitoriana ou os sacrifícios feitos nos altares megalíticos de ilhas perdidas, bem, agora a porta foi aberta.
Tudo o que estiver procurando dentro do Mythos, agora pode ter uma chance de achar; e mesmo se você é um jogador solitário, tem permissão para entrar nas mansões, sozinho.
NOTA: o jogo está sendo lançado agora, então estou autorizada a dizer: fui playtester do jogo, por isso, a minha visão é baseada em mais de 20 partidas.
Tradução por mgstavale