Texto originalmente publicado no portal Flynns.
Cansado de jogar truco nos churrascos de família?
Não consegue fazer a molecada sair do celular depois do almoço de domingo?
Não aguenta mais assistir à programação da TV aberta no fim de semana?
Continua chorando em posição fetal porque o celular não é compatível com Pokémon Go?
CALMA! NÃO PRIEMOS CÂNICO! NÓS TEMOS A SOLUÇÃO!
Afinal, os party e os family games estão aí justamente para deixar seus momentos de ócio muito mais divertidos! \o/
Fugindo um pouco dos textos-cabeça desta coluna, vamos apresentar aqui um guia de entretenimento maroto e dividido em duas partes, contendo resenhas de jogos analógicos divertidões que prometem animar o dia.
O foco aqui são os jogos fáceis, intuitivos e já lançados no mercado nacional. As indicações em si não seguem uma ordem de preferência específica, embora tenha pra mim que o último título mencionado neste texto merece lugar de destaque em qualquer jogatina entre amigos.
Ah! Antes de mais nada, é bom avisar: Uno e Imagem & Ação não fazem parte do pacote, ok? Chega de mesmice. Vamos tentar algo novo, pelamor! 
CONCEPT (2013)
Bom, lembra que dissemos que Imagem & Ação não ia entrar na roda? Pois bem, isso se deve à existência de um jogo com pegada similar, mas com mecânicas bem mais interessantes. Estamos falando de Concept, título lançado no Brasil pelo pessoal da Galápagos Jogos e que tem tudo para agradar o público mais jovem e os adultos menos familiarizados com o universo do board games.
Em Concept, o objetivo é adivinhar palavras, expressões, personalidades ou frases populares contidas em cartas de trivia, por meio da associação de ícones, valendo-se para isso de uma ampla variedade de imagens no tabuleiro, cada uma com um significado específico, e das peças translúcidas que servem para estabelecer diferentes níveis de prioridade na interpretação das dicas da rodada (resumidamente: "ponto de interrogação" indica um conceito principal; "ponto de exclamação" refere-se a um subconceito; cubinhos indicam características relacionadas à adivinha em questão).
Jogado em equipes de duas pessoas, ganha o player que acumular mais pontos de vitória, resultantes dos acertos de cada adivinhação. Além disso, a mescla de simplicidade e de subjetividade acaba gerando momentos de diversão caótica e interpretações das mais intrigantes, como o exemplo abaixo deixa claro, contribuindo para a rejogabilidade e para o raciocínio lógico.
Além de ótimo para crianças, o jogo também é uma boa plataforma para os trolls de plantão explorarem toda aquela criatividade retraída, tentando traduzir em ícones expressões das mais bizarras, tudo dentro de um ambiente lúdico e descontraído.
TINCO (2015)
Trazido pela Devir em parceria com a Funbox Jogos, Tinco é um daqueles jogos excelentes para matar o tempo e dar altas risadas.
Concebido pelo designer Gustavo Barreto e ilustrado de forma belíssima por Benson Chi, com desenhos inspirados nos animais que representam os estilos do kung-fu, este party game gira em torno da mecânica de set collection, comportando de 03 a 06 jogadores que devem trocar cartas entre si, simultaneamente, até obter um conjunto de tinco cinco cartas com a mesma arte.
Mas não fica só nisso: para pontuar, cada jogador deve pegar um pedaço do medalhão, disposto de forma equidistante no centro do tabuleiro. O problema é que a quantidade de peças do medalhão não é suficiente para todos os participantes, o que torna a situação bem desesperadora a partir do momento em que alguém completa o set de cinco cartas iguais e anuncia (ou não) que fez o "Tinco!".
Assim, na contabilização dos pontos da rodada, o último que ficar sem o medalhão perde um ponto; o jogador que estiver com a "carta da discórdia" (cuja arte ilustra um medalhão partido) no final da rodada também perde um ponto; todos os jogadores que conseguiram formar um conjunto de cinco cartas do mesmo animal e pegaram um pedaço do medalhão marcam um ponto. O game acaba quando o primeiro player fizer 05 pontos... ou então quando alguém chegar na marca de -05 na torre de pontuação – haja azar!
Entre gritos na maior tradição "feira de peixe", cartas trocadas por impulso e por engano (sério, acontece), permeado ainda por uma alta dose de tensão e de frenesi coletivo, Tinco surpreende pela simplicidade e pelo caos desencadeado durante as partidas, sendo recomendado para jogadores de todas as idades – desde que estejam com a pressão arterial em dia – e para aqueles que buscam uma diversão rápida e descompromissada.
DIXIT (2008)
Outro título lançado no mercado nacional pela Galápagos Jogos, Dixit é um verdadeiro hors concours dos jogos modernos, além de ser um baita sucesso de público e crítica.
Pautado na interpretação de incríveis imagens psicodélicas, o jogo flerta com mecânicas do storytelling, agregando simbolismo e semiótica na representação de conceitos dos mais diversos. Arrisco ainda a dizer que este talvez seja o jogo preferido de muitos psicólogos mundo afora – e com méritos, já que poucos títulos conseguem aliar a diversão e o lúdico com tamanha maestria.
Nele, a cada turno, um jogador escolhe uma das seis cartas que têm na mão e dá uma dica sobre o que arte dela pode representar (mímicas e onomatopeias também são válidas), baixando-a velada. Na sequência, os outros jogadores escolhem uma carta que possa ser compatível com a dica em questão e a jogam virada para baixo.
As cartas são então embaralhadas e dispostas de face para cima, ao redor do tabuleiro. Daí tem início uma votação, na qual os outros players tentam adivinhar qual é a carta do jogador da vez, buscando ganhar pontos com o acerto, enquanto torcem para que suas cartas sejam escolhidas pelos demais votantes (afinal, isso também conta pontos). O primeiro jogador que completar 30 pontos vence.
Expansível para até 12 pessoas, Dixit é um jogo interessantíssimo para exercitar a criatividade da galera, estimulando não só o compartilhamento de experiências e leituras diferentes sobre a dica dada pelo jogador da rodada, mas também a capacidade de dedução e de raciocínio ante desafios repletos de subjetividade e de pessoalidade.
É também um título ideal pra socialização, indicado para jogadores de todas as idades e perfeito para trazer um pouco mais de conteúdo e de interação àqueles momentos festivos com a família e os amigos.
Gostou? Então saiba que parte dois já está quase indo pro forno e deve vir ao ar em breve, trazendo mais recomendações batutas para um entretenimento de primeira 