Há algum tempo um amigo, se não me engano o Mário "Mitae" Nulle, me passou o link do promissor
Inkarnate, que prometia ser uma ferramenta gratuita de criação de mapas. Eu vejo no mínimo três grandes utilidades para ele:
- Criação de mapas para ambientação de aventuras de RPG (principal premissa);
- Prototipagem de tabuleiros (com potencial ainda maior por haver a possibilidade de usar um pincel hexagonal);
- Criação de mapas para ilustrar uma obra literária.
Logo de cara me identifiquei mais com a primeira e última possibilidades, porém demorei bastante pra colocar a mão na massa. De início, achei os resultados muito artificiais na minha mão e imaginei que ia dar um trabalhão fazer o negócio ficar bem feito. Porém, encontrei um post muito útil, em inglês, onde o usuário
jacrist montou um
tutorial simplérrimo de como usar a ferramenta. E eu vou traduzi-lo aqui para vocês!
Pra começar, deixo de amostra aqui o meu trabalho fruto do tutorial: o mapa do cenário onde se passa a história de meu livro,
O Mago de Naminaroth e a Fênix. Meu grande problema é não aprender que, às vezes, "menos é mais"... pelo menos serve pra vocês verem muito do que a ferramenta tem a oferecer.
Vamos seguir então para o passo a passo?
Mapa Finalizado
O mapa feito como exemplo está logo acima!
Começamos com um vasto e vazio oceano onde podemos pintar nosso mundo!
Traçando a Forma Geral
Aqui, eu delineei o formato geral do terreno usando um pincel largo (tamanho 64 para o contorno, 128 para o preenchimento).
Refinando a Costa
Então eu utilizei a ferramenta de subtração. Essa é, eu acredito, a maneira mais eficiente de obter uma aparência decente para a costa. Apenas ajuste o tamanho para algo entre 3 ou 8 e divirta-se - enseadas, baías, penínsulas - o que seu coração desejar!
Elevações
Eu gosto de usar as diferentes texturas disponíveis para obter uma melhor impressão de elevação, usando a textura de floresta para as mais altas elevações, a textura de campo campina para uma elevação média e as planícies para as mais baixas.
Montanhas
Em seguida, adiciono montanhas e utilizo um menor pincel para cada textura (ajustando a suavidade para algo em torno de .6 ou .7) para traçar trilhas irregulares na textura adjacente - isso pode parecer idiota em um primeiro momento, mas eventualmente proporcionará uma mistura mais agradável entre as texturas, bem como a ilusão de colinas e outras formações de terreno.
Refinando o Terreno
Então eu retomo a textura oposta, novamente com um pincel menor e com suavidade mais baixa (algo em torno de .4 ou .5 dessa vez) e volto a rabiscar um pouco por ali. Depois, com o menor dos tamanho de pincel e a mais alta suavidade em áreas que estejam parecendo "afiadas" ou artificiais demais, e continuo fazendo isso pelo resto do processo. Mas a parte mais trabalhosa já está pronta aqui!
Eu também aproveito para me livrar de algumas ilhas que não estão parecendo boas o suficiente para mim.
Rios
O próximo elemento que adicionei foi, o favorito de todo mundo, rios!
Eu usei o menor tamanho da ferramenta de subtração para recortar o caminho dos rios de suas nascentes até o mar. Você pode ver que eu procurei seguir as elevações que eu já havia criado da melhor forma que eu pude.
O que você verá aqui serão apenas os rios principais. Podem haver muitos rios menores, córregos, etc. que poderiam ser vistos em uma escala menor, como em um mapa regional.
Você também pode ter percebido uma pequena área pantanosa surgindo no sudoeste.
Árvores
Depois dos rios estarem em seu lugar, eu adicionei árvores para indicar as maiores florestas.
Também adicionei alguns novos lagos em lugares que pareciam mais propícios a eles existirem.
Nomes
E finalmente, nomes! Eu nomeei algumas cidades e vários vilarejos, cordilheiras e algumas das florestas e oturas áreas de interesse. Sempre há espaço para mais!
Como você pode ver, esse continente é formado por quatro principais nações: Temris, Northolk, Kemora e Esma, cada uma com sua respectiva capital bem como algumas de seus maiores vilarejos representados.
Espero que que esse tutorial tenha ajudado!
Registrei o processo que utilizei para compôr este mapa relativamente simples no
Inkarnate na esperança de poder auxiliar outros em suas jornadas cartográficas!