As lendas de Andor é um jogo de fantasia para amantes de RPG e Boardgames. Ele incorpora elementos interessantes do RPG, como a evolução de personagens e a imersão em uma história fantástica, em um belo jogo de tabuleiro, com suas limitações.
Ficha do jogo
Ano: 2012
Rank bbg:#244
# de Jogadores: 2 a 4
Tempo de Setup: 30 - 40min
Tempo de jogo: 1h e 15min
Dependência de idioma: extenso
Categoria: Fantasia
Mecânicas: Movimentação de área/rolagem de dados/cooperativo
Vídeo
Visão Geral: 00:00:00 - 00:08:45
Gameplay: 00:08:45 - 00:50:56
Opiniões sobre o jogo: 00:50:56 - 00:59:19
Visão Geral
Em as lendas de Andor os jogadores assumem papeis de heróis em busca de glória e fama defendendo as terras do reino de Andor de criaturas malignas como Ghors, Scralls, Trolls, Magos Negros e até mesmo dragões. O jogo é acompanhado de cinco lendas diferentes e o objetivo do jogo varia de acordo com a lenda que está sendo jogada.
Cada jogador assume o papel de um herói com um poder especial distinto e dois atributos variáveis: Força e Pontos de Vontade. A Força é o modificador adicionado às rolagens de dado em combate, enquanto os Pontos de Vontade correspondem, de certa forma, aos pontos de vida dos personagens e determinam a quantidade de dados rolados durante o combate.
A rodada de jogo é dividida em horas. Cada jogador possui 10 horas em seu dia, quando o jogador gasta suas horas disponíveis esse deve parar para descansar, quando todos os aventureiros encerraram seu dia, uma nova rodada se inicia. É necessário gastar horas para se movimentar e combater monstros, barreiras ou armadilhas. Outras ações como coletar/comprar itens, trocar itens entre personagens, revelar o que há por trás das névoas, resgatar camponeses ou beber de poços de vontade, são ações opcionais que não gastam horas para serem executadas.
Outra particularidade interessante é o track do narrador da história, que determina o fim do jogo e quando elementos inesperados aparecerão na história. O peão chamado de narrador é inicialmente posicionado na casa A. O jogo termina quando o narrador alcança a casa N, se até esse momento os heróis tenham comprido os objetivos da lenda, então foram vitoriosos, do contrário, caso o narrador alcance a casa N e os objetivos não foram atingidos, a lenda foi perdida.
Avaliação Pessoal
Arte: apesar das miniaturas de papel em 2D é um belíssimo jogo, adoro seus componente e inclusive uso em partidas de D&D. O tabuleiro é liiindo e gigante, arte magnífica.
Rejogabilidade: Não tem uma rejogabilidade alta, mas também não é tão baixa como alguns imaginam. O fato de jogar a mesma lenda não interfere tanto quando o setup é aleatório (como na Lenda 3). Por exemplo, em pandemia a história (“lenda”) é sempre a mesma e o objetivo também, a rejogabilidade está nos fatores aleatórios determinados no setup.
Gameplay: Gosto muito da mecânica de movimentação e combate em horas do dia, é bastante coerente com a temática. A rolagem de dados dos combates também foi simplificada o bastante para que tudo flua muito rápido e ainda seja bastante emocionante. Adicionar a possibilidade de combater em equipe também foi genial. Em resumo é simples de explicar e tudo flui muito bem, todos tem um claro sentido do que precisam ou o que querem fazer e como fazer, desde o início da partida, mesmo os iniciantes. O ponto negativo é a previsibilidade da movimentação dos elementos do tabuleiro, que nos permitem calcular precisamente se já perdemos aquela partida e podemos parar por ali.