Por Jonathan Nelson
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1559473/gaming-bits-foragers-review
Foragers é um jogo de
Steve Finn, publicado pela
Dr. Finn's Games. É para 2-4 jogadores. Neste jogo, os jogadores assumem o papel de povos pré-históricos que tentam sobreviver através da recolha e partilha de alimentos. Eles terão que usar sua inteligência e habilidades para recolher ferramentas e ganhar brigas. Será declarado vencedor o jogador que realizar essas ações da melhor forma.
Para começar, os tiles iniciais são definidos e colocados sobre a mesa, como mostrado na carta de configuração para o número correspondente de jogadores. O resto dos tiles são então separados em pilhas para a borda e o canto. Alguns tiles são removidos com base no número de jogadores. Cada pilha é então misturada até embaralhar as peças antes de serem colocadas de bruços para formar 2 pilhas. Fichas de alimentos são colocadas sobre os espaços de alimentos adequados. Fichas compartilhadas são então colocadas aleatoriamente no tile de fogueira igual ao número de jogadores mais 1. As fichas de ferramentas são colocadas de bruços na mesa e misturadas. Uma ficha é então colocada virada para cima em cada espaço de comida com um ícone de ferramenta sobre ela. As fichas restantes são colocadas em uma pilha e são mantidas de bruços. A carta de ação comum é colocada perto do tabuleiro com o lado adequado para cima, do lado que corresponde ao número de jogadores. Os jogadores escolhem uma cor e recebem um tabuleiro de jogador, 1 peão, 10 cartas de ações e 4 cubos de ação de sua cor. Também recebem um marcador da trilha de energia que é colocado no espaço do dia 9 do seu tabuleiro de jogador, bem como 3 pontos de vitória. Os jogadores irão então embaralhar suas cartas de ação e colocá-las de bruços no lado esquerdo do seu tabuleiro de jogador. As cartas de deterioração são misturadas em conjunto e certo número de cartas são removidas com base no número de jogadores. Elas são então colocadas de bruços perto do tabuleiro. O primeiro jogador é escolhido e recebe a carta de líder da caça que coloca em sua frente em ambos os sexos, masculino ou feminino, à sua escolha. Começando com o jogador à direita do líder de caça e continuando de forma anti-horária, cada jogador colocará o seu peão em um dos espaços do tabuleiro. Uma vez que isso tenha sido feito por todos os jogadores, o jogo começa.

Setup para 2 jogadores
O jogo é passado em uma série de rodadas. Cada rodada tem 4 fases: planejamento, ação, deterioração e avaliação. A primeira fase é a fase de planejamento. Nesta fase, os jogadores vão cada um tirar 3 cartas de ação de seu deck. Então, escolhem uma delas e coloca de bruços sobre a mesa, à direita do seu tabuleiro de jogador. As restantes duas cartas são colocadas no topo do seu deck, em qualquer ordem. Uma vez que todos os jogadores tenham realizado essa tarefa, a próxima fase pode começar.

A segunda fase é a fase de ação. Nesta fase, cada jogador irá, simultaneamente, revelar a carta que escolheu na fase anterior, virando sua face para cima. Começando com o líder de caça, cada jogador vai escolhendo uma ação, colocando um de seus cubos de ação no quadrado vazio de sua carta de ação, ou na carta de ação comum. Uma vez que o jogador tenha colocado o seu cubo, realizará a ação escolhida. Isto continua com cada jogador colocando cubos de ação até que cada jogador tenha colocado os 4 cubos de ação e executado a ação subseqüente. Os jogadores podem colocar um cubo na carta de ação comum, se sua carta de ação não tiver uma ação que queiram tomar, desde que sua carta de ação não tenha o mesmo tipo de ação da comum. Existem 7 diferentes ações que podem ser tomadas, dependendo do que está disponível na carta escolhida pelo jogador. Essas ações são caminhar, pilhar, pegar ferramenta, comer, descansar, socializar e descobrir. A primeira dessas ações é a ação de caminhar. Se esta ação for escolhida, o jogador pode mover seu peão até o número de espaços que são mostrados na carta de ação. O jogador não tem permissão para terminar seu movimento em um espaço de comida que é ocupado por outro jogador. No entanto, podem passar, se sua força é maior do que a dos outros jogadores. Se isso acontecer, ocorre o evento especial brigas. Ao jogador de passagem que tiver a força maior é permitido ganhar um número de pontos de vitória igual à diferença de força entre os 2 jogadores, até um máximo de 3 pontos de vitória. Isso só acontece em um espaço de alimentos e não em espaços de descanso ou incêndio. Deve notar-se que um jogador não está autorizado a ganhar pontos de vitória de mais de 1 jogador por turno.
A próxima ação que um jogador pode fazer é a ação de plantar. Esta ação permite que um jogador pegue um número de peças de alimentação até o número mostrado na carta de ação a partir do espaço que o seu peão ocupa atualmente. As fichas são então colocadas sobre o primeiro espaço vazio na trilha alimentar correspondente, a partir do lado esquerdo do tabuleiro de jogador.
Tabuleiro do jogador
Outra ação que um jogador pode ter é a de pegar uma ferramenta. Essa ação permite que um jogador que esteja em um espaço com alimentos obtenha uma ferramenta, pegando essa ferramenta e colocando em seu tabuleiro de jogador. Um jogador pode ter até 2 do mesmo tipo de ferramenta. Cada ferramenta fornece uma habilidade especial. Anzóis permitem que um jogador consiga um peixe extra a partir de um espaço de comida com peixe. Bumerangues permitem pegar uma peça de auroque extra a partir de um espaço de alimentos. Uma vara permite pegar um quadrado extra de frutas a partir do espaço de alimentos. Pontas de seta são um pouco diferentes, adicionam 1 para o nível de força do jogador.
No entanto, outra ação que um jogador pode ter é a de comer. Esta ação é uma maneira de aumentar a sua energia. Comer qualquer alimento do tabuleiro de jogador permite que a energia aumente. São autorizados a comer até o número mostrado na carta de ação. O marcador de energia do jogador move dependendo de quão fresca a comida estava, como mostrado no tabuleiro de jogador. Alimentos frescos fornecem mais energia.
A próxima ação disponível é a ação de descanso. Esta ação permite aumentar a sua energia. Descansar permite ao jogador mover seu marcador de energia uma série de espaços no caminho de energia do seu tabuleiro de jogador igual ao número indicado na carta de ação.
Outra ação é a ação social. Para um jogador ser capaz de tomar esta ação, o seu peão deve estar em um espaço de fogueira. Para compartilhar, o jogador retorna um número de peças de alimentação de um tipo escolhido que corresponda com o marcador de alimento que está presente nessa área. Esse marcador de compartilhar particular é então levado pelo jogador e colocado em seu tabuleiro de jogador no espaço que corresponde às pedras coloridas para a fogueira que estavam visitando. Deve notar-se que a idade do alimento não importa e que um jogador pode dividir a comida na mesma fogueira várias vezes durante o jogo.
A última ação é a ação de descobrir. Para um jogador ser capaz de tomar esta ação, deve ter o seu peão em um espaço que tem um caminho que conduz para fora do tabuleiro. Também deve haver espaço para a colocação de um novo tile com base no número de jogadores. Por exemplo, em um jogo de 2 jogadores, o tabuleiro deve terminar em uma grade 3 x 3 com os tiles de canto nas bordas. Uma vez que o novo tile for colocado, o número e tipo específico de quadrados de alimentos, bem como um novo símbolo de ferramenta são colocados nos espaços apropriados. O jogador recebe um ponto de vitória por esta ação.
Devem notar que há também uma ação especial que podem fazer chamada de correr. Esta ação pode ser tomada antes e / ou após a realização de uma ação de carta regular. Esta ação não requer o uso de um cubo de ação nem conta como uma das 4 ações que estão autorizados a fazer nessa rodada. Correr é como caminhar exceto que o jogador deve gastar 2 de energia para cada espaço que correr. Enquanto o jogador tem energia suficiente, pode executar quantas vezes quiser. Corrida segue todas as noções básicas quando se trata de outros jogadores e espaços ocupados. Uma vez que todos os jogadores tenham concluído todas as suas ações, a próxima fase começa.

A terceira fase é a fase de deterioração. Nesta fase, a carta de deterioração superior é virada. Todos os jogadores então envelhecem sua alimentação correspondendo ao número de espaços indicados no ícone da carta. Quaisquer peças de alimentação que se moverem para fora da trilha do tabuleiro do jogador são devolvidas ao abastecimento. A carta de deterioração é então descartada.
A fase final é a fase de avaliação. No início desta fase, os peões de qualquer jogador que estão em um espaço de descanso ganham automaticamente 4 energias. Os jogadores então verificam para ver se o evento final do jogo foi alcançado. Uma vez que a carta de deterioração final tenha sido revelada, o jogo acaba e a pontuação final é calculada. Se o jogo não tiver terminado, todos os jogadores pegam de volta seus cubos de ação e descartam a carta usada anteriormente. A carta de líder da caça é então passada para o próximo jogador na ordem do turno. Uma nova rodada começa.
Antes da pontuação final começar, é permitido para cada jogador comer qualquer quadrado de alimento em seu tabuleiro de jogador a uma taxa de 1 energia para cada alimento consumido. Pontos de vitória são marcados para maior força e peças. Também tem bônus concedidos por visitar diferentes fogueiras e partilhas de alimentos, para a recolha de 3 ou 4 símbolos do mesmo tipo e para o número de ferramentas. Os jogadores em seguida, somam seus pontos e a pessoa com mais pontos é a vencedora.
COMPONENTES
Este jogo tem muitas coisas legais nas peças. Há montes de cubos de ação brilhantemente coloridos e peões de jogadores, bem como peças de alimentação e marcadores de energia. Cada um destes é feito de madeira e são realmente resistentes. Acho que teria sido muito bom se as peças de alimentação tivessem sido feitas na forma dos diferentes alimentos que representam ou se os peões jogadores fossem meeples ao invés de cubos maiores. Não é realmente o melhor design do mundo, mas fazem o trabalho. Há muitas fichas de papelão grosso, como os tokens de pontos de vitória, fichas de partilhas e fichas de ferramentas. São todos muito legais. O jogo também tem montes de cartas. Existem cartas de ações, a carta de ação comum, as cartas de deterioração e a carta de líder de caça. Esta última é dupla face e tem um homem de um lado e uma mulher do outro. Desejei que esta grande arte tivesse sido mais prevalente no jogo, em vez de simplesmente me provocar pois está presente basicamente somente no marcador de primeiro jogador. As outras cartas são todas bastante agradáveis e mostram as diferentes ações que cada jogador pode tomar ou mostram os alimentos estragados. Tudo se resume a simples iconografia aqui. Nada ruim, apenas se parece mais com hieróglifos do que qualquer coisa. Em qualquer caso, as cartas são de boa qualidade e boa aparência. Os tabuleiros de jogador, ou tableaus como são chamados no livro de regras, têm cores que combinam com os peões dos jogadores e com os cubos de ações. Estes são agradáveis e bastante resistentes. Há lugares para todas as coisas que precisa. As últimas coisas a mencionar são os tiles de terra. Estes são da mesma espessura que as fichas. Tem boa aparência e mostram lugares diferentes para executar ações. Eles são um pouco sem graça à primeira vista, como muitas das outras peças, mas recebem um trabalho bem feito. Os componentes são de boa qualidade, mas os desenhos não explodirão à distância. Dito isto, ainda são muito decentes.

REGRAS
O livro de regras deste jogo parece bom o suficiente. Tem abundância de imagens e exemplos. Tudo é fácil de ler e compreender. As regras estão dispostas muito bem com abundância de descrições de como cada fase e ação funciona. Há também uma variante do conjunto de regras para 2 jogadores que incluem configuração e como jogar o jogo com 2 jogadores fictícios. O livro de regras tem uma grande folha de referência na parte traseira, que inclui tanto o resumo do jogo quanto um resumo de todas as ações, juntamente com ícones. O livro de regras parece bom o suficiente. Em geral, há apenas algumas coisas que tenho do que reclamar. Em primeiro lugar, não há nada realmente claro sobre como acabar com o jogo nas regras. Você realmente tem que procurar muito para descobrir. Teria sido bom se tivesse havido uma seção destacada perto do final das regras dizendo como isso funciona, de preferência logo antes da seção de pontuação final. Outra coisa é que, em vez de explicar como configurar o jogo no livro de regras, há uma carta de configuração separada que explica tudo isso. Claro, isso não é muita coisa, mas gosto de ter tudo em um lugar acessível. Apenas parece um pouco fora de lugar pra mim. Fora isso, as regras de como começar tem um trabalho bem feito.

JOGABILIDADE
Este é um jogo muito bom, bastante agradável. Claro que a primeira coisa que pensei quando vi o jogo foi em
Stone Age. No entanto, não são nada parecidos, então você precisa tirar essas suposições da sua cabeça. Primeiro deixe-me abordar o jogo com 2 jogadores. Realmente não cobri isto na visão geral anterior. Se você não gosta de usar jogadores fictícios, realmente não vai gostar desta maneira de jogar. Os jogadores fictícios têm uma maneira de agir em cada situação. Essas ações são muito bem explicadas no livro de regras. Pessoalmente, acho que teria sido melhor ter simplesmente 2 ações de plantar para cada jogador e então talvez somar os dois totais no fim, ou algo dessa natureza. Apenas divagando aqui. Ok, chega disso. A história real é que o jogo é divertido. Realmente gosto que tenha um pouco de colocação de trabalhadores e um estilo de posicionamento no jogo. Cada ação que tomar tem significado. A única coisa é que, no início do jogo, parecia que havia abundância de alimentos. Só quando as coisas ficam perto do final que se torna uma verdadeira briga por comida. Talvez o jogo tenha sido destinado a isso tematicamente ou algo assim. Talvez a idade do gelo estivesse vindo e havia cada vez menos comida para ser encontrada. Não sei. As ferramentas realmente não parecem ser tão importantes e, a menos que os jogadores realmente queiram jogar com isso, o aspecto de luta não parece um grande negócio também. Dessa forma, o jogo tende a ser mais pegar e entregar do que a colocar trabalhadores. Ser um fã de ambos os gêneros, parece fazer este jogo mais interessante para mim. Realmente gosto da deterioração dos alimentos e descobri que ela faz muito sentido na teoria. A única coisa que não gosto é como é aleatório o que estraga e como estraga com base no sorteio de uma carta. Realmente senti que isso poderia ter sido um pouco mais previsível. É claro que, provavelmente, teria feito as coisas muito fáceis para jogadores veteranos. Em qualquer caso, os fãs de ambos os estilos, colocação de trabalhadores e pegar e entregar devem encontrar um presente interessante. O jogo dura cerca de uma hora, mais ou menos. Gostei, mas não tanto quanto pensei. Ainda assim, é um jogo muito bom especialmente com mais jogadores.

NO GERAL
Foragers é um jogo de pegar e entregar com tema da idade da pedra. O jogo é um pouco mais longo do que a maioria dos jogos da Dr. Finn, que tem tempos de jogo com duração de cerca de uma hora. Alguns dos componentes são um pouco ásperos e desejei um pouco mais de abordagem temática para eles, tais como meeples em vez de peões de jogadores e peças em forma de alimentos em vez de quadrados. Dito isto, a qualidade ainda está lá, é só que a suavidade parece puxá-lo para fora do tema do jogo. Existem alguns problemas com o livro de regras, bem como não ter o fim de jogo claro na seção de jogos e a seção de configuração separada do livro de regras. Nada grande que trará muitas dores de cabeça, são apenas coisas que não gosto. Em qualquer caso, o jogo é bastante divertido, e a menos que não goste de jogadores fictícios, então não jogue o jogo usando as regras variantes para 2 jogadores. Alguns aspectos realmente não parecem ser influentes no jogo, mas ainda é bom ter essas opções disponíveis. Fãs de jogos de colocação de trabalhadores e pegar e entregar devem gostar. Recomendaria dar uma chance, apesar de algumas das minhas queixas. É ainda um jogo sólido e que a maioria dos jogadores gostarão.
Traduzido por mgstavale