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  3. Diário do Designer: Back to the Future e Goonies

Diário do Designer: Back to the Future e Goonies

  • avatar
    Ricardo Gama16/05/16 05:50
    avatar
    Ricardo Gama
    16/05/16 05:50
    4575 mensagens MD

    Por Matt Riddle e Ben Pinchback
    Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/52292/designer-diary-fleeples-go-hollywood-back-future-a

    Olá, aqui é Ben Pinchback escrevendo de novo nas principais seções deste diário do designer, enquanto Matt Riddle colocará seus comentários. 

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/47910_m.jpg


    Bem!! Olhe, olhe, aqui estou. Finalmente Ben fez toda a parte escrita e posso colocar minhas réplicas espirituosas e comentários perspicazes. Ou montes de piadas. Vamos ver. Eu posso ser de alta classe ou jogar ao estilo de Louie. Este é um diário de designer para Back to the Future: An Adventure Through Time e The Goonies: Adventure Card Game. 

    Então, se você realmente tem qualquer indício de quem eu ou Matt somos, deve ser por causa de um de nossos jogos previamente publicados, mais provavelmente Fleet. Fleet teve uma bela corrida no top 500 do BGG e, desde então, caiu alguns pontos, o que na verdade não é tão ruim, porque agora podemos aparecer em todas essas listas de "melhores jogos fora do top 500". 

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/34241_m.jpg


    Enquanto eu e Ben estamos prestes a ter um muito agradável 2016, se houvesse um gráfico de pizza de "Jogos de pessoas que jogaram por horas" estaríamos nele. 

    Tivemos alguns outros projetos agradáveis com a Eagle-Gryphon-Games, como Eggs and Empires, Floating Market e Wharfside, mas é seguro dizer que nenhum atingiu algo transcendente ainda. Então como é que estes dois relativamente novos designers de uma Detroit suburbana acabaram com as chaves para dois dos pilares absolutos de sua infância? 

    Fleet está sendo tão bem recebido que abriu algumas portas para nós. Nathan da Pandasaurus nos apresentou para o Nate da IDW, que estava à procura de um jogo de cartas para De Volta para o Futuro, então começamos a conversar. Eles nos deram um tempo para mostrar-lhes uma ideia na Gencon e nós entusiasticamente aceitamos. Seria enganoso dizer que a reunião correu bem e cheia de desenvolvimento. Como a maioria das pessoas na faixa dos 30 anos, amo De Volta para o Futuro e estava super animado para saltar sobre aquele jogo. Com a Albino Dragon seria uma história muito semelhante através de um amigo mútuo. Mais uma vez Fleet foi o catalisador de como Erik da Albino Dragon estava interessado em fazer um jogo de cartas de Goonies e seus amigos na vida real Scott Morris (Tox) e Crtis Happen de Firefly: Shiny Dice tornaram-se nossos amigos por meio de Fleet, depois de nos encontrarmos nas convenções. (Ponto gratuito para os designers: vá para cada convenção que puder.) Então Fleet abriu as portas para nós trabalharmos com estas empresas, que estavam à procura de experiências para Back To The Future e The Goonies, então como é que eu e Matt abordaríamos os designs?

    Com cuidado, mas com gosto. Sabe o que eu amava mais do que De Volta para o Futuro? Goonies. Possuo um DVD de Goonies e fiz minhas filhas assistirem. Esqueci como foram os anos 80, mas ainda valem totalmente a pena. Queria ser um Goonie quando era criança.

    A primeira coisa que tivemos de conversar em cada projeto foi o escopo. O escopo do projeto versus o alcance da experiência de jogo. Era óbvio para nós que em ambos os casos o deck de cartas não ia prestar-se a uma simulação. Nenhum desses jogos seriam com montes de monstros, cheios de minis e livros de cenário. Se estou jogando um Back to the Future sei que quero viajar através do tempo como o DeLorean viajava. Não quero jogar por horas e só realmente viajar por duas ou três vezes. As pessoas adoram os personagens do filme e adoram o DeLorean. Assim fomos definindo algo para Back To The Future. A alma do jogo foi usar os personagens de formas temáticas e o tempo que viajam no DeLorean, tanto quanto possível.

    Para The Goonies, a resposta veio até nós rapidamente. Este jogo tinha de ser cooperativo. Nenhum de nós poderia imaginar outra coisa, mas fazer um jogo onde você se junta aos Goonies e executa a aventura evitando que os Fratellis cheguem ao navio e ao tesouro de Willie. Só não iria dar certo pra gente criar algo como o Boca competindo com Chunk para obter o máximo de tesouro. Simplesmente não funcionaria.

    É um segredo não tão secreto que nem Ben nem eu gostamos de jogos cooperativos. Gosto de ganhar. Gosto de derrotar os outros jogadores. Especialmente Ben. No entanto sabíamos que tinha que ser cooperativo, foi um obstáculo mental aceitar isso. Dito isto, recentemente comecei a apreciar os jogos solo e cooperativos. Tenho sido capaz de desfrutar de jogos co-op com as minhas meninas e pais. Estava animado.

    Mas Back To The Future seria competitivo. Como funcionaria? Para nós, isso era uma abstração mais fácil ao fazer a jogabilidade. Com Goonies você tem uma das mais famosas equipes ralés de todos os tempos em uma aventura épica em conjunto. Goonies nunca morre. Em Back To The Future, a equipe é realmente Marty e Doc. E outro Doc. Não parecia natural formar uma equipe e colocar os jogadores para trabalharem cooperativamente. A ideia de realmente usar estes personagens para o progresso da história e corrigir a linha do tempo parecia mais em sintonia com o filme. Isso é o que Marty fez durante toda a série de filmes, estava tentando colocar as pessoas em situações apropriadas e fixar prazos para finalmente colocar sua vida em ordem. Isto é exatamente o que os jogadores tem que fazer e adoramos. Assim como Marty é capaz de posicionar George para enfrentar Biff, os jogadores farão coisas semelhantes com todos os principais personagens do filme. É aí que a seleção de papel entrou. Os jogadores podem usar Biff e seus planos nefastos para tentar passar a perna em outros jogadores. Lorraine pode ser selecionada para uma mudança de tempo inteligente no momento certo. Precisa de alguma ajuda voando na máquina do tempo? Doc é a sua cara. Cada personagem que usamos nos fez sentir exatamente como no filme. Ser o melhor em conseguir que todos estejam exatamente onde precisavam estar na hora certa nos fez sentir bem. Nos sentimos como Doc quando fuçava em suas latas de lixo gritando "Marty! Temos que ir agora!". 

    Chris Leder é o melhor! Grande cara, playtester e designer. O uso dos personagens em ambos os jogos foi muito importante. Queríamos uma grande experiência de jogo, com os jogadores sentindo os personagens. Com Goonies, isso significava escolher um personagem e ser aquele personagem ao longo da partida. Vocês SÃO dados. Com Back To The Future, isso realmente não iria funcionar. Ninguém quer ser ninguém além de Marty. TALVEZ Doc. Ninguém quer ser George ou Jennifer. Bem, talvez alguém queira ser Einstein. De qualquer maneira, todo mundo quer ser Marty.

    Voltando para The Goonies. É um cooperativo. Como é que vamos diferenciar este jogo de todos os outros cooperativos? Resposta é: o turno é da equipe. Nós queríamos dar aos jogadores uma sensação de trabalhar como os Goonies, assim a equipe recebe quatro ações durante cada rodada. Essas ações são utilizadas para andar em torno dos locais, limpar obstáculos, buscar tesouros, evitar os Fratellis, descobrir o navio, etc. Como a equipe passa essas quatro ações é inteiramente de sua escolha. Um jogador pode contribuir com várias cartas de múltiplas ações em uma rodada. Um jogador pode ficar para trás e salvar cartas. Dois jogadores podem juntar-se para uma ação. É inteiramente da responsabilidade da equipe descobrir a melhor forma de gerir quatro ações por turno, sendo que cada jogador também tem uma capacidade especial e uma habilidade de uso único para o momento ideal. Quando começamos a testar este sistema, a coisa mais legal aconteceu. Percebemos que a síndrome do jogador alfa foi muito reduzida, se não eliminada completamente, porque em uma equipe cada jogador tem muitas opções para processar, você realmente não tem tempo ou capacidade mental para micro gerenciar todos os outros. Um exemplo em um cooperativo padrão, quando é a vez de Matt todos nós sentamos e olhamos Matt analisando a mão de cartas e pedimos para não estragar tudo. Nós seguramos a mão de Matt, porque temos tempo para sentar e certificarmos que ele não derrubará o mundo acidentalmente. Em The Goonies, com a equipe toda tendo quatro ações em conjunto, estou olhando para a minha própria mão de cartas, meu poder, minha capacidade, e estou fazendo lobby de como acho que posso ajudar na situação. Ok, há um problema lá, posso ajudar com isso. Oh, você pode fazer isso? Ótimo. Você acha que eu deveria usar esse poder? Etc. A resolução de problemas torna-se imediatamente um compromisso da equipe e todos sentem que estão ajudando. Mesmo Matt. Amo a maneira como depois de um jogo de The Goonies, ganhando ou perdendo, todos os membros da equipe realmente se sentem como se tivessem passado pela aventura juntos.

    Suspiro. Auto estrada.

    Assim, o DeLorean é colocado no jogo, mas como é que nós realmente lidamos com a viagem no tempo em Back To The Future? A primeira coisa que fizemos foi dar uma olhada no Fleet e dar aos decks de cartas algumas estatísticas diferentes. Uma dessas estatísticas a ponderar usando uma carta é a cota de poder (pense em watts, não em habilidade). Claro que precisa de 1,21 gigawatts para viajar no tempo, de modo que cada carta tem uma parte disso ou talvez a totalidade do montante a ser gasto. As cartas são descartadas, conforme necessário para alcançar 1,21 GW e a máquina do tempo pode então ser movida para qualquer um dos três períodos de tempo: 1955, 1985 ou 2015. Uma vez lá, as cartas podem ser reproduzidas para colocar personagens em diferentes períodos de tempo tentando recriar os principais eventos dos filmes com os quais os jogadores estarão familiarizados. Neste jogo tempo é dinheiro, então cada personagem interpretado terá um custo de tempo para pagar com outras cartas que usam o tempo mostrado sobre elas. Além disso, por causa do efeito de ondulação de alterar o passado, os personagens reproduzidos no passado custam mais quantidades de tempo do que aqueles do futuro. Este efeito extra ondulação vai demorar mais tempo para acabar, mas os efeitos vão realmente beneficiar os jogadores no final do jogo, quando os efeitos forem totalizados. A verdadeira chave para tudo isso, porém, é que os jogadores estão usando personagens familiares para ajudá-los tematicamente nesta jornada. Doc é a chave para mover a máquina do tempo de forma eficiente. Jennifer parece à primeira vista, sub-utilizada e apenas passeia em volta.... até que surge um enorme momento para você dar uma virada! Biff. Cara, odeio quando alguém escolhe Biff! Mas é claro. Como pode ficar feliz quando outro jogador está usando Biff? De jeito nenhum! Ele é um saco!

    Lorraine é ótima, não será usada toda vez, mas quando o fizer, será importante. Algumas pessoas estão falando que não gostam da maneira como Biff funciona, mas esse é ponto! Biff é um idiota. Ele é o tipo de cara que empurra você pra baixo e leva o dinheiro do almoço. Como Ben disse, queríamos fazer os poderes dos caracteres serem como os personagens. Cada poder dá sentido ao personagem.


    Com quais personagens estou mais feliz nos dois jogos? Primeiro, estou completamente animado que fomos capazes de obter todos os rostos memoráveis para cada jogo. Não seria parte de uma história se não representássemos adequadamente Doc, Marty, Data ou Mikey. Houve um tempo em que não tínhamos certeza do que ia acontecer por conta de contratos, etc, mas, felizmente, nós conseguimos! Um dos meus favoritos de The Goonies é a personagem Andi que inventei. Ela é realmente divertida, porque é totalmente temática. Um dos símbolos das cartas em Goonies é uma nota musical e para Andi esses blocos de notas musicais são selvagens. É um poder simples, mas tematicamente perfeito para sua personagem. Amo a maneira como as coisas se encaixaram. Em Back To The Future, o meu favorito é Biff. Ele é um idiota. Ele é poderoso. E, assim como nos filmes, se você não lidar com Biff, ele te machucará.

    Claro que Ben gosta de Biff. Quer dizer, eu sei que ele tem uma face agradável para todos vocês, mas é só provocá-lo que todos correm de Ben.


    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/50993_m.png


    Quero dizer que em cada um desses jogos foi uma honra absoluta trabalhar, por isso muito obrigado por nos chamar. Espero que sejam capazes de dar-nos algumas peças de teatro e apreciar as aventuras que temos projetado para usarem essas duas histórias maravilhosas que significam muito para todos nós. Além disso, seria negligente se não agradecesse especialmente a Chris Leder por seu trabalho em Back To The Future e Jon Schultz por seu trabalho em The Goonies. Os jogos não seriam o que são sem esses dois ativos principais. - Ben

    Eu serei o cara gordo, com barba enorme e smoking de veludo com punhos de cetim... ou calças. Obrigado a todos por lerem isto e por favor, considerem verificar ambos os jogos. - Matt



    Traduzido por mgstavale
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    Comentários:

  • Tes-Hahn
    222 mensagens MD
    avatar
    Tes-Hahn16/05/16 19:53
    Tes-Hahn » 16/05/16 19:53

    Tenho muita curiosidade em jogar esse dois! E muito medo tb...

    0
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Diário do Designer: Back to the Future e Goonies
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