Por Dune Tiger
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1440350/pilots-wanted-we-kinda-sacrificed-all-ours
Descrição curta: Um jogo de cartas abstrato, meio de sorte, fantástico com algum peso e que não levará o dia todo para ser jogado. Estratégia e escolhas abundantes, com regras e iconografia fáceis de compreender fazem deste um grande jogo para sentar e jogar sem muita demora.

As chances são de que você está aqui por causa da arte da capa impressionante e está se perguntando o que diabos está acontecendo na parte de trás da caixa. Quer dizer, olhe para ela! É uma bela peça de arte, independentemente de haver ou não um bom jogo. Ou está aqui por isso ou espera desesperadamente ser recrutado pela Liga Estelar para defender a fronteira de Xur e da Armada Kodan; infelizmente este não é o jogo. Enquanto este jogo não irá arranhar sua coceira de lutador espacial, ainda pode valer a pena colocar seu tempo nele, se estiver procurando por um jogo de dois jogadores que tem um setup fácil e que pode ser jogado em uma hora ou menos (a menos que tenha um caso grave de AP, caso em que eu educadamente declaro que esse problema é seu).
Desenhado por
Stéphane Boudin e publicado pela
Ystari,
Starfighter é um jogo de cartas vagamente categorizado (por mim) como um abstrato, apesar da tentativa de criar alguma coisa em torno dele. Enquanto há uma história central e tema para o jogo, ele realmente não utiliza tudo em sua mecânica e pode, assim, fazer com que a história seja confortavelmente ignorada, mas isso não deve impedir você de dar a este jogo uma chance. A única razão de falar isso é porque ele não é tão evocativo por uma batalha no espaço e se estiver procurando por algo neste estilo, este não é o lugar onde encontrará.
Tematicamente, o jogo coloca duas naves capitânias - representadas por tabuleiros individuais dos jogadores - de frente, longe uma da outra em um duelo até a morte. Suas armas não estão a bordo, mas estão cheias de incansáveis e dispensáveis caças cujos pilotos sem nome podem ocasionalmente conceder efeitos especiais quando jogados.
Organicamente, o jogo é construído em torno de combos de cartas, com uma fascinante mistura de estratégia e sorte - cada jogador terá acesso a um baralho de cartas iguais que podem descrever uma série de caças e efeitos que são resolvidos quando jogados ou revelados em cada tabuleiro. Cada uma das 100 cartas tem uma combinação única de um lado, e 2 caças padrão do outro. Os próprios tabuleiros, que representam as bases para esses starfighers, têm a sua própria combinação de colunas (setores) onde as cartas podem ser reproduzidas e podem variar de um setup para outro em termos de tamanho de coluna, resistência da nave e número padrão para compras de cartas. Falarei mais sobre isso depois.
Em suma, os jogadores se revezam jogando cartas e resolvendo seus efeitos até que ambos passem. Uma vez feito isso, o combate começa – o que pode revelar ainda mais efeitos - e danos são atribuídos a ambos os lados simultaneamente. O resultado final é uma batalha de inteligência, à medida que cada jogador tenta alavancar suas cartas para configurar da melhor maneira suas combinações, e sair por cima. A vitória vêm para o primeiro que destruir a nave capitânia de seu oponente.
Como funciona?
Os jogadores primeiro selecionam um dos três tabuleiros de dupla face para representar a sua nave capitânia durante o jogo, colocando-a uma contra a outra. Cada lado descreve o conjunto de armadura / saúde da nave onde 5 colunas de vários tamanhos representam setores na frente da nave (ou ao lado, se você preferir). Não existem duas naves iguais.
As próprias colunas são feitas de dois a quatro espaços para cartas serem jogadas. Quando vazios, exibem um ícone de compra que permite aos jogadores comprar cartas do deck na primeira fase do jogo. Ao longo do jogo, estas serão cobertas, deixando este efeito para futuro uso das cartas. De qualquer forma, cada espaço em uma coluna designa um "nível" e cartas jogadas da mão de um jogador devem primeiro ser jogadas de baixo para cima, e no nível adequado. Ou seja, deve-se sempre começar com nível zero, e se quiser jogar uma carta de nível 3, deve jogá-la em um espaço de nível 3. A principal coisa a notar aqui, porém, é que esta é apenas uma restrição do jogo. Uma vez que estão no tabuleiro, podem ser colocadas em qualquer lugar, desde que possam reproduzir seus efeitos.
Exemplo de cartas
Depois que os jogadores têm as suas cartas na mão, alternam turnos jogando as cartas e seguindo as regras acima. As cartas são sempre reproduzidas do topo de uma coluna / setor e todos os efeitos da carta jogada são resolvidos imediatamente. No entanto, se observar na figura acima, cada carta é dividida em uma metade superior e inferior. Durante a reprodução de uma carta em cima de outra, a parte inferior da carta jogada vai cobrir a parte superior da previamente reproduzida. Esta é a chave para a compreensão deste jogo.
Sempre que o efeito de uma carta é revelado, seja através de efeito de outra carta ou porque a carta é destruída, o efeito é resolvido imediatamente pelo jogador controlador da carta. O que é isso? Vários efeitos no jogo podem ser aplicados diretamente na nave de seu oponente em vez de na sua. Isso pode realmente mexer com os seus planos e também pode revelar efeitos indesejados. Esta é a reviravolta do jogo e é muito divertida uma vez que você quebra a cabeça com ela.
Dito isto, quando ambos os jogadores passarem, a resolução dos combates começa. Aquele que passou primeiro pode decidir mudar todo seu tabuleiro ou uma coluna, o que pode mudar completamente a forma como a "batalha" é resolvida. As batalhas em cada setor que toca uns aos outros são então resolvidas individualmente, uma de cada vez; o dano é calculado simultaneamente através da contagem do número de caças visíveis no setor do seu oponente fazendo com que tenha muitos discos de danos em sua mão. Os jogadores então atribuem os danos, começando com a carta de cima, cobrindo os caças com cada dano recebido. Se todos os combatentes são cobertos, a carta é destruída, revelando a parte superior do tabuleiro debaixo dela; se isso revela um efeito, é resolvido primeiro, antes de atribuir mais danos a esse setor. Consegue enxergar as possibilidades?
Efeitos, suas resoluções, e configurações para combos são tudo nesse jogo. Apesar de o tema afirmar que os pilotos são as estrelas do show, eles realmente são apenas animais para o abate (embora, admito que, quando os efeitos das cartas são atribuídos aos pilotos, eles fazem coisas elegantes). Os efeitos podem ser de todo tipo de coisas como causar dano, virar cartas, girar em torno do inimigo, e movê-las no tabuleiro. Como foi referido anteriormente, também se pode aplicar muitos efeitos ao seu adversário em vez de a si mesmo. Seja qual for o caso, quando um efeito for revelado, deve resolvê-lo. Isso pode resultar em combinações de cartas complexas e divertidas que alteram drasticamente a composição dos tabuleiros e, possivelmente, as batalhas futuras em outros setores, mesmo na mesma rodada de combate. Caso as naves capitânias sobrevivam, o turno se inicia novamente.
O que parece?
Starfighter tem uma lista de componentes muito simples - três tabuleiros dupla face, 100 cartas dupla face, e alguns cubos, discos e um peão para marcar armadura, dano e iniciativa respectivamente. As cartas são lineares e, infelizmente, não possuem a mesma obra de arte que a tampa. Na verdade, a tampa é praticamente a única peça de arte impressionante (na minha opinião) no jogo, mas tudo permanece funcional; os caças são todos colados em papel e não têm características únicas, os ícones são fáceis de ler e fáceis de entender, e cada carta apresenta uma chave muito simples para entender o que está na metade que está encoberta (chaves indicam naves, e ícones são apenas versões menores para que sempre saiba o que está na outra metade de uma carta sem ter que levantá-la do monte). Infelizmente, o mesmo mnemônico não se aplica para o lado reverso de uma carta, por isso, enquanto é fácil saber sempre um lado de nível 0, pode ser que tenha que dar uma olhada sob os níveis 0s para ver o que se encontra abaixo. Se as cartas têm metades que não fazem nada, elas vão possuir tanto um mapa estelar vazio quanto um planeta decorativo (os planetas não fazem nada).
Quem passar por alguma partida em andamento, porém, é bom parar e dar uma olhada. É apenas uma daquelas coisas que parece interessante quando você não sabe o que é. Também pode vê-lo como um jogo divertido para se observar, uma vez que as regras são conhecidas, pode facilmente ver o que cada jogador esta fazendo até mesmo com a única informação escondida sendo as cartas em suas mãos.
O livro de regras é fantástico. É breve, mas cheio de exemplos para ajudar a reforçar o conjunto de regras e responder a todas as perguntas. Nenhuma vez tive que verificar a existência de faqs ou erratas, ou qualquer coisa assim. Este é um pacote completo e qualquer jogador sabe que esta é uma ocorrência rara.
Pode-se literalmente jogar o jogo em dez ou quinze minutos, o que é sempre um bônus para mim.
E sobre as variantes?
Starfighter tem algumas variantes disponíveis no jogo base. A primeira é um jogo de "formação", o que elimina metade do baralho e favorece a maioria dos efeitos básicos de cada carta. Esta é uma ótima maneira de aprender o jogo e se acostumar com ele. Uma outra partida de treinamento e vai ficar bem para integrar todas as cartas na sua próxima jogada. O jogo "full" é, naturalmente, simplesmente colocar todas as cartas no baralho. Isso desbloqueia um conjunto completo de efeitos que são mais complexos, então pode facilmente pular o treinamento. Os efeitos adicionais incluem escudos, campos de força, e algumas maneiras extras para danificar cartas antes ou durante a batalha.
A outra variante é a "Guerra total", o que permite uma construção de deck. À medida que cada carta tem um combo exclusivo, vira um ótimo jogo e imediatamente você vai querer pegar uma segunda cópia do jogo para dar a ambos os jogadores a chance de cartas iguais. Acho esta variante desagradável já que não sou muito chegado em CCGs, mas aqueles que gostam disso e um pouco de dinheiro extra podem facilmente personalizar seus decks para aumentar ainda mais sua estratégia de combinação.
Então, o que eu acho?
Este é o meu tipo de jogo. Como disse, o jogo é todo sobre construção e execução de combos para tentar derrotar seu oponente. Há algumas grandes decisões a tomar, muitas envolvendo se você quer jogar sua carta de face para baixo ou guardá-la para quando puder jogá-la com o nível maior, e também quando passar. Isso pode ser uma enorme vantagem já que ter a iniciativa significa que muitas vezes você pode controlar onde e como a batalha ocorrerá.
Enquanto ele tem um tema, eu não encontro esta temática, daí o meu chamado resumo. Isto poderia facilmente ser re-tematizado para outra coisa e os efeitos ainda seriam os mesmos. Portanto, achei que jogar
Starfighter me fez sentir mais como trabalhar com símbolos do que em uma batalha épica espacial. O argumento contra ele ser abstrato é que você está comprando cartas a partir de um deck compartilhado. No entanto, se
The Duke é abstrato, tenha certeza,
Starfighter é abstrato. Tenha isso em mente ao considerar comprar este jogo.
A maior vantagem é que ele é totalmente auto-suficiente. Enquanto "expansível" ou "colecionável" podem ser palavras-chaves para algumas pessoas, elas são grandes porcarias para mim. Isso não significa que eu sou alérgico a expansões, mas não gosto do modelo de reforço. Felizmente,
Starfighter deixa espaço para expansão, mas dado que o jogo base é um baralho compartilhado, não há necessidade de se preocupar com carteiras que compram vitória aqui.
A segunda maior vantagem é que ele não leva o dia todo para ser jogado. A maioria dos jogos de dois jogadores ou são extremamente curtos ou muito longos. Amo
Twilight Struggle, mas às vezes, simplesmente não quero gastar 4-6 horas em um jogo, mas também quero algo mais substancial do que 15 minutos ou menos de duração.
Starfighter pode ser jogado em uma hora ou mais (às vezes menos) o que deixa espaço para "vamos novamente" ou "vamos fazer outra coisa".
Algumas coisas que descobrimos
- Sorte, aliás, é um fator neste jogo. Essa é a natureza dos jogos de cartas. Nós decidimos que quem quer que tenha a iniciativa tem vantagem, houve momentos em que um efeito chave não pode ser jogado em toda a partida por um único jogador. A este respeito, os jogadores devem ser capazes de se adaptar e usar o que têm, em vez de se comprometer com estratégias que pensam que podem ser capazes de alavancar mais tarde.
- Há também a questão de comprar uma mão cheia de cartas de alto nível que não pode jogar. Isto é um pouco exacerbado pelo fato de que qualquer carta pode ser jogada de face para baixo em qualquer setor, em qualquer nível, mas pode ser frustrante ser "forçado" a desistir de uma boa carta apenas para construir um de seus setores. Ao mesmo tempo, esta pode ser uma estratégia fundamental se puder aproveitar adequadamente um efeito Barrel Roll.
- Infelizmente, eu realmente queria uma experiência espacial e a tampa me fez acreditar que é o que estava recebendo. O tema funciona, mas é em última análise, sem sentido e poderia facilmente ser trocado por hordas de orcs lutando uns contra os outros.
No geral,
Starfighter é um grande jogo, fácil de ensinar e fácil de jogar. Ele pode realmente acalmar essa comichão de estratégia, mas não a coceira sci-fi. No entanto, fiquei agradavelmente surpreso com a forma como se pode obter combos complexos e é uma alegria para alguns jogadores descobrir a melhor forma de utilizar a mecânica do jogo a seu favor. Não é provável que um iniciante será capaz de ganhar de um jogador experiente, mas não vai demorar muito para estar no mesmo nível dele, pelo menos, na medida em que sua compreensão do jogo aumenta.
Recomendado?
Absolutamente. Tem um preço decente e variedade suficiente para manter o jogo à tona por um bom tempo. Coloque tempo suficiente nele e ele terá potencial para ser realmente uma batalha de inteligência, especialmente se quiser jogar com a variante de construção de deck. A mecânica revela-se uma reviravolta agradável para o jogo. Mesmo se não adicionar este jogo a sua coleção, deve pelo menos dar-lhe uma chance, se é que duelos são do seu interesse.
Valeu!
Traduzido por mgstavale