Para ler esse texto diretamente de nosso Blog, clique Aqui!
Recebemos diversos visitantes diariamente, de todas as idades, estilos, interesses e as mais variadas características. Cada um deles com a sua peculiaridade. O curioso é que a grande maioria inicia uma conversa. E os assuntos são os mais diversos: economia, jogos de videogames, jogos de tabuleiro, mundo geek, vida pessoal, vida amorosa, gastronomia, política e por aí vai. E uma coisa eu aprendi: sempre ouça e converse com seus clientes. Ele pode ter 10 anos de idade ou 70, você sempre vai aprender algo, seja para o seu negócio, seja para a sua vida pessoal.
Eu acho que por sermos um micro negócio, muitas pessoas tem curiosidade de saber como funciona, como surgiu a ideia e como as coisas estão indo. Muitos até se identificam, por também terem uma micro empresa, por terem ideia de abrir uma micro empresa, ou por simples curiosidade. Eu sou uma pessoa que adora conversar e me dedico de corpo e alma a ouvir as histórias de todo mundo. Afinal se uma pessoa se dispõe a ceder seu tempo (coisa muito valiosa hoje em dia) para conversar comigo, o mínimo que tenho que fazer é valorizar isso.
O resultado da maioria das conversas é muito positivo. Pessoas de fora do nosso horizonte tendem a enxergar coisas que eu não enxergo e podem contribuir muito. Não é porque sou proprietário de uma loja de jogos de tabuleiro que vou entender mais do que quem tem isso como hobby e joga com frequência. Por causa de muitos clientes eu conheci jogos, fornecedores, sites, veículos de comunicação e lojas que eu não conhecia. Eu entendo muito mais do mercado hoje devido as conversas com as pessoas do que por pesquisas minhas. E tenho certeza absoluta que isso contribuiu e contribui muito para o crescimento do Beco.
 |
Turma de clientes que sugeriram torneios. Foi um sucesso. |
Outro tema muito abordado pelos nossos visitantes é gestão do negócio. Temos clientes que são professores de administração em universidades e querem saber como tudo surgiu e principalmente como gerimos a empresa durante 2015 (um ano que não foi fácil pra ninguém né?). São conversas muito prazerosas com pessoas que sabem muito de administração e empreendedorismo. E novamente, muitas coisas valiosas surgem dessas conversas.
Eu confesso que tempos atrás eu não gostava quando as pessoas me ligavam oferecendo serviços, produtos e oportunidades de negócio. Achava aquilo invasivo e irritante. Hoje eu mudei totalmente o meu pensamento. Quando alguém liga ou entra na loja para apresentar um serviço, um produto, uma oportunidade, eu sempre ouço. A pessoa está ali trabalhando assim como eu. Então eu sempre marco a conversa e reservo aquele tempo para ouvir a pessoa, pois daquela conversa pode sair a oportunidade da tua vida, mesmo que inicialmente eu não tenha tido interesse na proposta.
Eu gostaria muito de agradecer a todos que se preocupam com o Beco e doam seu tempo para nos ajudar com dicas, sugestões, críticas e longas conversas. Daí nascem grandes oportunidades para ambas as partes. E como diz o meu avô: "O cavalo não passa encilhado duas vezes." Dito isso, fica a dica: ouçam as pessoas de coração aberto!