A Ludopedia lança o
Prêmio Ludopedia 2015, que premiará os jogos de tabuleiros (board e card games) lançados no Brasil entre
01/01/2015 e
31/12/2015.
O Prêmio Ludopedia é composto pelas seguintes categorias:
JOGO DO ANO 2015 e JOGO DO ANO 2015 (ESCOLHA DO PÚBLICO)
JOGO DO ANO DESIGNER NACIONAL 2015 e JOGO DO ANO DESIGNER NACIONAL 2015 (ESCOLHA DO PÚBLICO)
PARA CONCORRER
Para concorrer o jogo precisa apenas ter sua publicação no Brasil no ano de 2015.
Não participará do prêmio os lançamentos que se enquadram nos itens listados abaixo:
- Expansões que são dependentes do jogo base;
- Novas edições de jogos lançados em anos anteriores.
ESCOLHA DO PÚBLICO
A Ludopedia disponibilizará 2 listas dos jogos participantes em suas categorias (JOGO DO ANO 2015 e JOGO DO ANO DESIGNER NACIONAL 2015) para votação aberta do público, no esquema “Curtir”.
O participante precisa ser registrado na Ludopedia e pode curtir vários jogos da lista durante um período determinado. O jogo com o maior número de curtir em cada categoria será o vencedor do Prêmio na categoria Escolha do Público.
Durante a votação, o resultado será secreto, sendo divulgado ao final do período.
BANCADA DE JURADOS
Convidamos pessoas ligadas aos jogos de tabuleiro para compor a bancada de jurados. Estas pessoas devem residir no Brasil e ter participação ativa nas comunidades, mídias, blogs e grupos de jogos nacionais. Os jurados não podem possuir ligações profissionais com editoras que lançaram jogos no período, ou ter trabalhado diretamente com a produção destes jogos.
Cada jurado escolherá 3 jogos da lista em cada categoria (JOGO DO ANO 2015 e JOGO DO ANO DESIGNER NACIONAL 2015), classificando-os de 1 à 3, onde o 1º é seu jogo preferido do período.
Tabela de pontos:
1º = 6 pontos
2º = 4 pontos
3º = 2 pontos
Após todos os jurados votarem até determinada data, somaremos os pontos, e os 3 primeiros jogos com maior pontuação serão indicados ao prêmio. Os jurados novamente escolherão 1 jogo dentre os indicados. No final, o jogo com maior número de votos será o vencedor do Prêmio.
CALENDÁRIO
- Votação aberta do público para JOGO DO ANO 2015 e JOGO DO ANO DESIGNER NACIONAL 2015: 15/02/2016 à 15/03/2016
- Votação para os 3 indicados em todas as categorias pela bancada de jurados: 15/02/2016 à 29/02/2016
- Votação para JOGO DO ANO 2015 e JOGO DO ANO DESIGNER NACIONAL 2015 pela bancada de jurados: 01/03/2016 à 15/03/2016
- Divulgação dos resultados: 16/03/2016
PARA AS EDITORAS e DESIGNERS
Incentivem seus clientes e seguidores a participarem do Prêmio Ludopedia. É uma propaganda positiva para a imagem das empresas e temos certeza que as marcas serão lembradas e valorizadas cada vez mais com a participação massiva da comunidade de jogos de tabuleiro.
PARA A COMUNIDADE
Ajude na divulgação do prêmio para seus amigos e familiares, compartilhe as publicações do prêmio no seu blog, vlog, twitter e facebook. Divulgue os jogos participantes, os premiados e o grande vencedor. Vamos com esse prêmio unir a comunidade e colocar juntos o Brasil com um selo respeitado no mundo dos jogos de tabuleiro. Em breve divulgaremos mais detalhes de como ajudar na divulgação.
PARA OS VENCEDORES
Durante a votação do Prêmio Ludopedia 2015, todos estão livres para utilizarem as imagens de publicidade do evento.
As editoras vencedoras do Prêmio Ludopedia e os indicados pela banca de jurados ao Prêmio Ludopedia estão livres para usar os selos em seus sites, redes sociais e até mesmo impressos na caixa (prática comum aos prêmios de outros países). Valorizem algo que conquistaram através de muito trabalho.
SOBRE O PRÊMIO
O Prêmio Ludopedia teve sua primeira edição em 2015, premiando os jogos lançados no Brasil em 2014. O Prêmio é uma celebração para o mercado crescente de jogos de tabuleiro no Brasil, e um parabéns ao trabalho incansável dos designers, ilustradores e editoras que com muito esforço e dedicação trazem aos brasileiros os jogos tão desejados por nós.
Uma das características da Ludopedia e de sua premiação é a de neutralidade, tanto com as editoras quanto com a comunidade.
Para credibilidade da bancada de jurados, convidamos pessoas de todo o Brasil, responsáveis por blogs, canais, vídeos, resenhas, eventos e grupos de jogos variados que estão há algum tempo neste hobby, conhecedores dos jogos com autores e mecânicas diferentes.
E a votação aberta para o público demonstra o grau de aceitação, a qualidade, o trabalho de marketing e a popularidade dos jogos lançados no Brasil.
Esperamos que o mercado se profissionalize cada vez mais para trazer aos jogadores mais títulos de qualidade com produções nacionais e internacionais!
Muito obrigado!