Por Charlie Theel
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1412567/neural-explosion-creativity
Necromunda - clássico dos anos 90
Você se lembra do entusiasmo vertiginoso, implacável, que oprimia seu sistema nervoso quando você tinha uma enorme caixa de
Necromunda em sua casa nos meados dos anos 90 e fazia com que você procurasse um psiquiatra? Volte para antes de Michael Bay defecar nossos heróis de infância para uma época onde todo mundo estava balançando os punhos com CD’s. Lembro-me sempre de levantar cuidadosamente a tampa da caixa de
Necromunda como um descarado Dr. Jones arrebatando um ídolo de ouro a partir de um pedestal, pronto para fazer minha mente explodir em sonhos que eram saciados com a felicidade do plástico em miniatura. Era uma época diferente, abandonada com nostalgia e cheia de promessas que nunca veremos novamente. Isto é, até agora.
A
Anvil Eight Games chegou em minha alma e arrancou aquela criança tonta para testemunhar a libertação de
Aetherium. Este é um jogo de mesa no estilo
Necromunda para uma nova era, ostentando um jogo de combate de miniaturas onde facções de um futuro longínquo colidem-se em fúria violenta. Esta versão atravessa a linha estranha de jogo em miniatura e jogo de cartas com conforto surpreendente, trazendo o melhor dos dois mundos e só sofre com a necessidade de montar as miniaturas. A caixa é linda, recheada de belos tabuleiros, dados personalizados, grandes contadores, uma enorme superfície de neoprene para o jogo, e mais de duas dezenas de miniaturas excepcionalmente detalhadas. O livro de regras é um caso de luxo á parte, com cobertura total das regras fundamentais e informação de fundo com as especificidades de cada facção. Tudo aqui é incrivelmente ornamentado e sofisticado, nos levando a perder um tempo incrivelmente grande para identificar que este é um jogo Kickstarter. Profissional com P maiúsculo, a
Anvil Eight acertou ao lançar toda uma linha completa de produtos para um dos jogos mais emocionantes que eu já joguei.
A Axiom está vindo atrás de você.
Há uma palavra de cautela necessária para jogadores atingidos com muita alegria pela montagem de miniaturas. A maioria das figuras encontradas na caixa base são formadas por duas ou três peças relativamente fáceis de montar e limpar. Você vai, naturalmente, precisar de algumas ferramentas para esse passatempo e há um pouco de ilusão de que tudo é fácil de destacar, mesmo sendo de resina, que é um material fácil de ser trabalhado. Os moldes são bem rígidos e não são nem um pouco frágeis. O único problema notório que seria provável levantar aqui é que não há instruções, provavelmente devido ao fato de que as miniaturas vêm em poucas peças. Eu ainda achei necessário procurar fotos online para fazer uma transição suave. Vale a pena estar ciente desse requisito, mas não se preocupe, pois isto não é nada comparado com o enorme esforço de trabalho em
Shadows of Brimstone: City of the Ancients, e ainda oferece o dobro dos resultados.
A jogabilidade de
Aetherium é ainda melhor do que seu produto físico. Vangloria-se de uma sensação de
Necromunda,
Wiz-War e
Netrunner juntando todos para uma noite selvagem de deboche, e que ainda mostra outro lado único e completamente distinto. Ele ainda tem também um toque de
Earth Reborn, embora com um conjunto de regras muito mais simples e fácil de pegar, retirando o inchaço e ainda mantendo o interesse e a variedade. As duas facções na caixa base consistem em um grupo de anarquistas subversivos rasgando o ponto fraco de uma seita religiosa de fanáticos. A luta acontece em um reino estranho, responsável pelo nome do jogo, que foi descoberto por cientistas no nível quântico. Quase toda a humanidade agora habita este outro mundo, erguido sobre cenários mais dispostos do que em Matrix, desprovido de overlords. Dinheiro e esperança estão em jogo, bem como atritos e cervejas.

Com um mundo digital servindo como pano de fundo do jogo, amarrando a realidade que pode ser deixada de lado. Cenários ditam a colocação de tiles na grade quântica e nós não estamos lidando com layouts típicos ou vetores. O excelente cenário tutorial inclui cinco tiles para todos os que estão flutuando do lado de fora por conta própria e que estão separados por um ruído branco e malévolo, muito perigoso. Os jogadores são capazes de manipular os tiles, movendo-os e girando-os na grade, gastando o principal recurso do jogo - RAM. Sim,
Aetherium está repleto desses termos
Netrunner que acrescentam sabor e exigem uma curva de aprendizagem, algo que agrada aos programadores de software e torna sua mente um doce pronto para ser experimentado.
Ao manipular o mapa em si, o jogo está aberto a essa vasta área de criatividade que permite que você faça todos os tipos de acrobacias ridículas. Em um jogo recente meu guarda pretoriano foi golpeado com um Cocktail Molotov duplo, empunhado por Tov, com uma série de golpes que o enviou voando para fora do tabuleiro como um gato. Eu, então, fui capaz de mudar os tabuleiros mais próximos para mais longe do militante infeliz, deixando-o exposto ao puro capricho do turbilhão digital. Ele foi dilacerado e morto instantaneamente, onde um pouco de sorte se uniu com engenhosidade. Estes pedaços de brilhos narrativos existem durante todo o jogo à espera de serem esmiuçados e agarrados com vigor. Há uma cidade de lâmpadas em toda a sua mente apenas esperando para acender sua luminescência e bater-lhe com aquele momento de
eureka.
O motor que roda o jogo é uma ativação programada de unidades que dá lugar a um sistema de pontos de ação livres. Os jogadores constroem a pilha de ordens similares á
Star Wars: The Queen's Gambit ou mesmo ao extinto jogo em miniatura
AT-43 Initiation Set: Operation Damocles, decidindo sobre quando as unidades realizarão a ação. O jogo então vai e volta com cada jogador comprando a carta do topo de seu deck e, em seguida, resolvendo totalmente as ações do modelo escolhido. Cada modelo é uma entidade totalmente exclusiva com poderes especiais (EXE’s) que gastam pontos de ação para se moverem e desencadearem seus efeitos. O objetivo principal é tipicamente capturar Nodes e Pylons, faróis de estabilidade espalhados pelo mapa, que oferecem um impulso à RAM, mas os cenários podem ditar outros objetivos. Uma inclusão inteligente que muitos podem esquecer é o fato de que todas as unidades recebem um ataque livre na sua vez com nenhum custo de pontos de ação. Eu absolutamente amo este pequeno ajuste, porque isso significa que eu posso realmente usar minhas fatias limitadas de inteligência para realizar coisas, como fumaça, ou um poderoso brilho, sem me preocupar com o desperdício de recursos que eu poderia ter gasto para atacar. Isto significa que você está mais envolvido com as partes efêmeras do projeto e utilizando toda a potência do .EXE ao seu alcance.

Ao invés de gastar pontos de ação para se mover, o jogador Axiom utiliza RAM
para rodar o tabuleiro antes de iniciar o ataque.
Os personagens no conjunto base são todos individualizados com grande efeito, ostentando habilidades e estatísticas completamente diferentes. Imagine que cada personagem em seu grupo tem um conjunto separado de efeitos e defesas que podem desencadear a cada turno; uma coisa poderosa e envolvente. A outra grande inclusão que imediatamente tira o seu fôlego é a ideia das unidades vinculadas e segmentadas. Uma unidade Segmentada é um grupo de figuras ativadas todas juntas, mas tendo seu próprio movimento e ataque. Modelos Vinculados, entretanto, agem em uníssono como uma parede de tempestade titã sobre o tabuleiro e essa é realização de apenas uma manobra. Além das especificidades, o fato é que este é mais um toque de variedade e adição de cores que apenas deixa o jogo tão difícil que
Immortan Joe vai querer prendê-lo à sua plataforma de guerra e bombardeá-lo através de uma parede de alto-falantes.
Aetherium é outra coisa. É um jogo de miniaturas de combate/tabuleiro como nenhum outro, com reviravoltas inesperadas e selvagens que vão prendê-lo pelo pescoço. Tem tantos pequenos toques de gênio que eu apenas arranhei sua superfície. Com uma grande variedade de cenários e um jogo completo incluído no conjunto base, você provavelmente me xingará, uma vez que mostrei-lhe um jogo onde você se curvará rapidamente, torcendo para que a
Anvil Eight lance logo suas miniaturas e facções adicionais. Este é um jogo que seria universalmente elogiado se ele pudesse sair das sombras de uma indústria cheia, para encontrar sua voz. Incentivo-os a dar-lhe uma oportunidade e a abrir sua mente para o caos quântico de uma magnífica fronteira.
Traduzido por mgstavale