Por Paul Dean
Fonte: http://www.shutupandsitdown.com/blog/post/review-cacao/
Você gosta de selvas? Como você se sentiria em uma selva?
Eu acho que eu seria um desastre em uma selva. Vindo dos arredores leves e suburbanos da não tão digna Hampshire, onde qualquer desvio de ambiente nublado e temperado crie espanto e confusão entre os moradores locais, eu seria impotente. Parece que tudo na selva quer matá-lo ou envenená-lo. Tudo é enorme. As árvores são enormes. Os gatos são enormes. As formigas são enormes.
Mas quando eu vi
Cacao, eu vi uma selva segura, onde eu poderia desfrutar de um lugar livre de plantas carnívoras, tempestades violentas e sapos tóxicos. Sim, Eu ficaria feliz em admitir que a primeira coisa que me atraiu para o jogo era como se parecia com
Carcassonne. Tem meeples. Tem tiles quadrados para você colocar, como se você pudesse montar uma colcha de retalhos. Como é gentil! Eu pensei. Como é calmante. Não haveria nenhum estrondo na selva aqui, apenas a pergunta: como você coloca alguns tiles?
Enquanto
Cacao é mais um daqueles jogos que é basicamente sobre ficar rico acumulando e negociando recursos, não é uma daquelas coisas complexas. Em vez de caixas de seda ou barcaças cheias de lã,
Cacao é realmente apenas sobre chocolate. Sim, há templos e minas de ouro, e água, mas a maioria é sobre a obtenção de cacau e sua venda de forma rápida, sendo alegre e colorido, o que pode significar um jogo tão curto quanto vinte minutos numa bomboniere. Parece mais fresco e mais brilhante do que muitas dessas coisas mais pesadas, com tons de sépia. Essa é uma boa primeira impressão. Além disso, não há formigas em qualquer lugar do tabuleiro, de modo que é fantástico.
A selva em
Cacao começa como apenas dois tiles, um sempre tem o seu primeiro cacau para colher e o outro o primeiro mercado onde você pode vender o seu produto. Você e seus colegas jogadores, em seguida, começam a crescer esta selva, segmento por segmento, através da colocação de suas próprias pilhas de tiles pessoais, adicionando estes em um padrão xadrez e preenchendo eventuais lacunas que são deixadas com tiles ainda mais selvagens. Se há uma regra na vastidão selvagem da selva, é que não pode haver qualquer lacuna. Simples! Agradável e simples.
(Na verdade, existem mais algumas regras, como não fumar e como tiles de selva e tiles de jogadores sempre devem se alternar, em um padrão xadrez divertido. Os dois nunca se encontram.)
Cada uma de suas próprias peças tem um arranjo especial de ícones Meeple ao redor de suas bordas e você coloca estes tiles de acordo com o que você gostaria de fazer e o quanto você gostaria de fazê-lo. Organizar uma vantagem com dois ícones Meeple ao lado de um tile com uma fruta de cacau significa que você pode coletar uma porção de cacau duas vezes. Talvez outra borda, com três ícones Meeple, acaba descansando contra um mercado com um grande 2 de ouro nele. Isso significa que você pode vender três porções de cacau por duas moedas de ouro cada. Muito simplesmente, os tiles de selva são possibilidades, os meeples que você alinha ao lado deles são quantas vezes você pode utilizar essas possibilidades. Você vai querer utilizar muito, afinal fazer a maior fortuna de cacau é o caminho para a vitória. Mesmo na selva, o dinheiro é o que importa.

Cada vez que se expande a selva, tiles novos de selva são comprados e você e seus rivais gulosos estarão tentando encontrar as melhores formas de preencher as lacunas. Com três de seus próprios tiles sempre na mão, cada um deles mostrando diferentes combinações de meeples ao longo de suas bordas, cada rodada é uma decisão sobre qual buraco preencher, que decisões tomar e o que esperar para quando você as tome. Obviamente, você quer pegar o máximo possível de cacau e vendê-lo para os mercados que usam orgulhosamente o maior número, mas, como eu posso certamente atestar, você vai encher-se com chocolate mais rápido do que você imagina.

Este círculo verdejante representa sua casa e tudo o que você tem, e dentro deste perímetro plácido repousa o único, verdadeiro e real meeple que você nunca mais vai tocar. Você vai notar que há cinco lugares para que você estoque o cacau. Recolha mais do que isso e o excedente vai para o lixo, apodrecendo na umidade, assim você sempre vai querer vendê-lo de forma eficiente, quase tão rapidamente como você está colhendo-o. Você também vai notar que existem símbolos estranhos gravados na terra e um tipo de rio com uma cascata reversa em espiral, em direção a sua casa. Isto é normal. Não se assuste.
A selva não é apenas sobre a colheita de chocolate (embora, Deus, eu gostaria que fosse). Alguns dos tiles transformam-se em ótimas minas de ouro, cisternas, templos ou locais de culto com marcadores, e a partir daí há coisas para ganhar sempre que fizer reivindicações sobre tudo isso. Minas de ouro produzem o valor que está estampado em cima delas, por isso, se você tem, digamos, uma vantagem de três meeples ao lado delas, você colhe a recompensa triplicada. A água é um recurso reivindicado na mesma maneira como o cacau, mas é mais raro, e conseguido por um meeple solitário. Inicialmente, você não tem nenhum, o que equivale a um início mais duro até o fim do jogo, mas para cada meeple (que é uma unidade real da medida) que você reclamar, você pode gradualmente transformar essa pena em um bônus. Investimento sério na coleta de água pode dar-lhe alguns grandes bônus de fim de jogo, graças à forma como os valores de ouro são contabilizados, mas isso é inevitavelmente outra coisa.

Ah sim, os templos! Este é o lugar onde
Cacao se transforma em um pouco de experiência de controle de área. Bem como na vida real, a maneira de se beneficiar de um templo é cercá-lo com mais de seus aliados do que os outros. Templos marcam seis de ouro para o jogador que tiver nele as bordas mais populosas, três para quem vem em segundo lugar. Com algumas jogadas criteriosas, templos podem torná-lo muito rico. Se você é o tipo que gosta de calcular.
E
Cacao é certamente um jogo de cálculo, principalmente um jogo de cálculo. Cada vez mais, de modo que atrai para a sua conclusão. É esse o seu tipo de jogo? É possível anexar um valor absoluto de ouro definitivo para quase cada movimento que você faz e como você faz, embora a imprevisibilidade dos tiles possa manter você sem planos nas fases iniciais. Você se segura, mantendo seus melhores tiles para o que poderia ser as melhores oportunidades, enquanto assiste seus adversários avançarem, cada um a sua maneira, em torno de templos ou minas. E com as pilhas de sorteio se esgotando, faz com que
Cacao torne-se um jogo de informação completa durante a partida, um jogo onde você sabe exatamente como seu movimento fará mais dinheiro. Torna-se mais transparente e menos desafiador.
No momento em que esses tiles de selva são colocados você pode tentar um truque final. Se você conseguir um par de fichas anexas aos locais de culto, estas permitem que você coloque um de seus tiles restantes em cima de um que você já colocou anteriormente, dando-lhe outra chance de grandeza. Talvez isso consiga um outro templo, irrigue as pessoas um pouco mais ou, como eu, dá-lhe uma última chance para lavar-se em chocolate gostoso. Então, está tudo acabado. É hora de trabalhar o chocolate mais rico na mesa. Isso foi rápido.
Cacao é rápido para ensinar e rápido para jogar, mesmo surpreendentemente rápido com dois jogadores, com o fim do jogo tornando-se o melhor, com os dois calculando seus melhores movimentos, e nunca ficando bastante no caminho do outro. Com três ou quatro jogadores, há mais incógnitas, muito mais chances de bloqueio, mas, ao mesmo tempo é um jogo realmente muito agradável para jogar, e eu posso dizer que acumular sua fortuna na selva é envolvente, atraente ou muito emocionante. Enquanto você se sente manobrando seus adversários, abrindo seu caminho em direção a seu dinheiro ou subvertendo aos seus regimes, não há um senso de competição. Você pensa, você calcula, você coloca. Outra pessoa vai para outro lugar. Sua selva fica um pouco maior. Não há nenhum atrito.

Está bem. É um jogo para as pessoas bem-educadas de espírito leve residindo em Hampshire, um jogo que nunca fica muito difícil, com muito confronto ou muito tímido. Deixei à bem-educada Hampshire há muito tempo, em busca de coisas mais estimulantes, para que você possa entender exatamente por que EU não consigo recomendar
Cacao. Sim, com certeza, a selva pode de fato ter todos os tipos de coisas perigosas em suas profundezas orvalhadas, mas pelo menos essas coisas mordem.
Cacao, por outro lado, nunca lhe dá a chance de afundar corretamente seus dentes em algo. É apenas passar um tempo com alguns tiles. Para aqueles que querem uma selva sem dentes...
Traduzido por mgstavale