Por Mike Clarke
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/609970/android-review-and-belated-apology-kevin-wilson-ki
Muito tem sido dito sobre o
Android, que é um jogo confuso. Depois de ter jogado algumas vezes desde que o comprei na semana passada, posso dizer com segurança que a única coisa confusa sobre
Android, para mim, são as críticas que quase o mataram, e com ele a esperança de expansões ou as adições futuras.
Que pena.
Aqueles que começam o jogo enxergam
Android como uma coleção de mecânicas confusas, como menos que um jogo adequado. Muitos dos comentários que li resumem
Android com um ar de autoridade e em muitos casos com base em apenas uma partida.
Por um lado, eles se queixam sobre a forma de como o jogo é complexo, mas não estão dispostos a investir tempo para descobri-lo. Muitos daqueles falaram sobre seu tema único e mecânicas originais, mas não se incomodaram em dedicar muito esforço para explorá-las.
Um monte de gente esperava um jogo de dedução e mistério e quando eles tem algo mais, uma história dirigida, assustam-se, sem tentar descobrir como ele se encaixa e nunca questionando porque
Kevin Wilson estragaria um trabalho de amor tão óbvio.
E isso é exatamente o que o
Android é... dos nomes de lugares que refletem locais em novelas de ficção científica, para as histórias bem desenvolvidas de seus personagens e as histórias detalhadas de seus amigos NPC’s... do belo tabuleiro com o seu maravilhoso acabamento até a arte do livro de regras.
Pedaços do jogo são uma recordação para uma edição de colecionador. Inferno, Wilson ainda derramou a sua alma nas primeiras notas da marca que ele fez para jogo, partilhando conosco sua inspiração de infância só para ter-nos com ele sem reservas.
Então, vamos olhar para algumas das críticas. Não há verdadeiro assassino porque você está moldando o suspeito. Mesmo? Realmente??? Isso é o melhor que você pode conseguir até aqui?! Então como os detetives estão seguindo seus palpites e encontrando evidências que apontam para o suspeito? Este jogo é uma história. Você não é um desses personagens. Seu papel como jogador não está em tornar-se um deles, mas sim em ser parte do motor de jogo, criando um mundo inteligente, com conseqüências, que conta sua história... ao invés de alguns jogos chatos, onde você joga contra o tabuleiro até previsivelmente você aprender exatamente como vencê-lo.
Eles estão tentando encontrar evidências que apontam para o seu suspeito. Isso é o que os detetives fazem, mas você decide para onde vai e se o suspeito é culpado. É um grande pecado de Wilson criar um jogo que permite aos jogadores criarem e aventurarem-se em vez de amarrar-nos com a "história central" tradicional, e os críticos o crucificaram por deixar isso de fora.
E quando o assassino acaba por ser outra pessoa (o suspeito de outro jogador é considerado culpado), em seguida, seu detetive acaba por estar errado o tempo todo. Isso é péssimo, porque isso vai lhe custar em termos de reputação e auto-estima (leia pontos de vitória).
Para este fim Wilson deu aos personagens vidas pessoais que interferem com o seu trabalho (soa familiar?). Há alguns toques elegantes também. Algumas das suas cartas de crepúsculo são codificadas por cores para combinar com seus enredos. Você ganha um incentivo no jogo para jogá-las e em troca elas fornecem a cor e o detalhe que trazem a trama especial para a vida. Estas cartas são particularmente temáticas e valiosas. Eu nunca ouvi esse pequeno detalhe mencionado uma vez, em todos os comentários que eu li.
Todos os detetives jogam de forma diferente. Eles precisam de coisas diferentes. Eles querem coisas diferentes. Eles não podem ser reproduzidos da mesma forma. Raymond por exemplo, é melhor em descobrir a conspiração, e pode gerenciar a mão de cartas de luz melhor do que ninguém, mas ele também é um alcoólatra assombrado por suas lembranças do tempo de guerra e de uma menina que quebrou seu coração em pedaços. Rachel é uma caçadora de recompensas que gasta dinheiro como água, mas ganha vantagens significativas por seus implantes cibernéticos e é boa em causar danos em pessoas, e o androide Floyd é um Pinóquio a procura de sua alma humana e aprendendo no processo de levantar-se contra seus criadores. Você tem que jogar como os personagens são, e o que está contido em seus enredos e nas cartas altamente detalhadas impulsionam a história... então você tem que jogar essas cartas para fazer esses personagens o que eles são.
Este é um jogo que você fará muito bem jogando com seus amigos próximos e outras pessoas significativas. Com pessoas que gostem de ler livros e podem ler o texto saboreando como o fariam com um romance. Com as pessoas que se sentem confortáveis o suficiente com os outros para fazer isso. Com as pessoas, em outras palavras, que gostam um do outro. Você quer fazer uma leitura de livro, e ocasionalmente fazer sua esposa feliz jogando? Jogue este jogo com ela sobre uma garrafa de vinho. Vá com calma. Apresente a ela como a história é, e faça com que ela sinta todo o sabor do texto. Este não é um jogo para crianças. É um jogo para adultos pensarem. Se você é o tipo de jogador que quer competir através de um jogo de cartas, movendo-se para colocar seus oponentes para baixo com uma vitória, este jogo definitivamente não é para você. Não é esse tipo de jogo.
Mas não é pessoal. Na vida coisas ruins acontecem especialmente quando você está por baixo e isso é como alguns desses caras são. As cartas escuras são um mecanismo de jogo para introduzir de forma inteligente o conflito, como todo o tema nebuloso. O que melhor do que fazer os jogadores pensarem, para fornecer o conflito de uma forma inteligente que toda boa história necessita? E adivinha? Você sabe os pontos fracos do seu personagem. Você sabe que seu investigador alcoólatra não deve ir em uma boate, onde seus demônios interiores podem obter o melhor dele. Mas hey, meu oponente acabou de ganhar a liderança e eu preciso ir a um bar onde o tipo de acontecimento ruim (poderia ser uma menina, uma luta ou ficar bêbado) que libera seu pior naquele local, são apenas 4 das cerca de 20 cartas. Portanto, é um jogo como um monte de coisas na vida. Talvez o personagem não seja forte o suficiente para ignorar a observação inteligente de que não deve tomar essa bebida. Mas se ele tem um monte de favores armazenados e ele está contando com eles para a vitória... bem... é melhor ficar longe (porque ele pode perdê-los). Isso não é um problema com o jogo como tantos alegam. Essa é uma decisão de jogo.
Não pode fazer sentido as provas se acumulando nos suspeitos? Jimmy permite que você possa olhar para todas as provas na carta de um suspeito. Quer expor um suspeito ao causar dano com Rachel? Lily Lockwell, a repórter, vai desperdiçar uma hora de seu tempo entrevistando você, mas quando ela publicar sua história todo mundo vai lê-la (e uma evidência transforma algo permanentemente). E ela é uma repórter itinerante; você pode, em seguida, enviá-la para outra pessoa.
Eu amo o jeito como as viagens são feitas neste jogo... com um pedaço de papelão que caracteriza uma descrição temática de um carro flutuante, e que realmente cria curvas acima do tabuleiro de jogo, para ilustrar um veículo em voo. A maioria das pessoas simplesmente ridiculariza-o como desajeitado, quando, na verdade, é rápido, funciona bem e é incrivelmente, lindamente, temático.
A conspiração é brilhante. É uma terceira opção muito necessária dentro do jogo para você apontar, para que o seu jogo não seja viver e morrer, e encontrar o assassino. Sim, está certo. Se você não encontrar o assassino, você ainda pode ganhar. Neste jogo, geradores de pontos incluem: o enredo pessoal do personagem, o assassinato em si, as corporações rivais e claro, a conspiração. E descobrir uma conspiração é um pouco como montar um quebra-cabeça. Você pode vincular uma ou ambas das duas corporações que produzem androides com o assassinato, ou a prefeitura, ou o grupo dos seres humanos que querem erradicar todos os androides, ou qualquer um dos vários outros grupos. Você recebe benefícios especiais do jogo para fazê-lo. Alguns não gostam do fato de que ao colocar a última peça do quebra-cabeça em uma linha você ganhe pontos, mas hey, em uma conspiração que você faça ligações, quando você faz uma especialmente difícil, se é uma peça do quebra-cabeça na linha final, ou um link ao gabinete do Prefeito, você é recompensado. O que é um conceito de jogo único. Eu nunca vi isso em qualquer outro lugar.
O problema não é com o jogo. É com uma falta de imaginação... na necessidade de ter algum pedaço de concreto, que possa suprir o que a mente não pode. Um jogo de tabuleiro vive na imaginação. Todos os bits do mundo não vão substituir isso. É por isso que nós possuímos uma centena de jogos. Nós estamos olhando para aqueles que realmente fazem isso por nós. E o que fazemos quando alguém o cria? Nós não conseguimos reconhecê-lo e falamos besteiras sobre ele. Também não há nada de errado com o jogo. Este é um jogo de gerenciamento altamente competitivo, de maneira que aqueles que não maximizarem o seu tempo vão perder, e em seguida, lamentar sobre sua inadequação. Em um dado momento, você só pode seguir em uma das quatro opções: prosseguir a investigação do assassinato, o seu enredo, a conspiração ou tomar pontos de vitória das duas corporações. Seus personagens são melhores em algumas destas opções e piores em outras. O jogo é todo sobre gerenciamento. Não é ciência de foguetes.
Este jogo está longe de ser confuso. É libertador. Você vive a vida de seu personagem em um tabuleiro aberto, onde você pode ir a qualquer lugar, fazer qualquer coisa. A mecânica do jogo não é desajeitada, na verdade elas estão muito bem interligadas. O jogo não é nada complicado para jogar. Há muita coisa acontecendo e é por isso que é preciso mais do que uma partida para descobrir a sua profundidade e trabalhar para desenvolver seu jogo.
Eu vi pessoas dizendo que esse jogo foi cortado em pedaços e remontado para que se assemelhe a Noiva de Frankenstein... uma bagunça complicada e feia. Isso é o que eu chamo de uma tentativa de transformar este jogo em um mistério de assassinato dedutivo (que não é), ao exigir aos jogadores que condenem o inocente, a fim de encontrar o culpado. Como é que poderia ser melhor?!
Eu só pude tremer quando eu imaginei o que
Kevin Wilson passou com todos massacrando seu bebê. O jogo certamente não é para todos. Nenhum jogo é. Mas ele, como um trabalho de tanto de amor, certamente não merece ser tratado, nem rasgado com tanta alegria e condescendência.
Traduzido por Ricardo Gama