Por Antonio
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1421275/fmw-reviews-4-flip-city
Tasty Minstrel Games tem feito alguns jogos que eu realmente gosto. Tanto assim que, atualmente, eu tenho 3 outros jogos deles (Harbour, Belfort e Scoville). Uma vez eu li sobre Design Town (depois renomeado para Flip City), e fiquei interessado. Como um fã da mecânica de construção de deck, eu tendo a amar qualquer jogo que a colocar. Flip City se tornou um sucesso e está voando para fora das prateleiras das lojas e eu tive sorte o suficiente para obter uma cópia do mesmo!
Flip City é apenas sobre uma quantidade de cartas e você joga-as para ganhar dinheiro e comprar outras cartas, evitando ficar com três faces infelizes. A principal coisa é que este não é apenas um jogo de construção de deck. Este é um jogo de sorte da compra para suas mãos. E este jogo vale a construção dessas cidades?
Vire-o como panquecas, é hora de construir!!!
Componentes
A grande maioria dos jogos de construção de decks é composta por uma infinidade de cartas.
Flip City possui 86 cartas divididas em 6 tipos, sendo que cada tipo possui suas próprias habilidades que mostrarei na sequência. O jogo vem com um livro de regras (se é que se pode chamá-lo de livro, pois na verdade é um minúsculo poster). As cartas são grandes e possuem boa qualidade proporcionando uma sensação agradável em suas mãos de modo que dão a impressão de possuírem um "algo a mais". Mas quais habilidades estas cartas possuem?
Jogabilidade
A jogabilidade está em cima destas cartas, uma vez que possuem duas faces. Em sua rodada inicial você deve embaralhá-las em segredo e, em seguida, colocá-las em sua mão. Uma regra importante é que você se certifique de que nenhuma de suas cartas esteja do lado certo, uma vez que você não tem a autorização para virá-la do lado oposto! Ganhará o jogo quem conseguir 8 medalhas. Mas há outro caminho para ganhar o jogo!
Vou descrever a seguir as cartas e suas habilidades.
Área Residencial / Apartamento - Ah sim, a amargura para qualquer jogador. Sempre que você tiver a área residencial no topo do seu deck, você deverá jogá-la. Enquanto isso faz com que ganhe 1 moeda, mas também lhe dá 1 infelicidade. Se pegar 3 infelicidades, você finaliza seu turno e não poderá comprar mais nada. Quando você conseguir a atualização para um apartamento, poderá virá-lo novamente por 8 moedas e descartar esta área residencial na pilha de descarte de outro jogador. Então, sim, você pode mexer com as pessoas neste jogo.
Loja de Conveniência / Shopping - A Loja de Conveniência é a carta que lhe renderá mais. Jogando esta carta você ganhará 1 moeda, mas uma característica especial é que você ganha o jogo se jogar 18 ou mais cartas neste turno. Com ela você não precisa ir para a regra das medalhas caso não queira. Com o Shopping você recebe 2 moedas e uma medalha, no entanto, se o seu deck não estiver vazio você deverá jogar outra carta.
Hospital / Igreja - Muitas vezes a carta Hospital poderá ajudá-lo. Ela lhe dará 1 moeda e para cada infelicidade que tiver ganhará uma moeda adicional. O lado Igreja aumenta o limite de infelicidade no turno, por isso não ajudará nos casos onde você não possui muitas infelicidades.
Fábrica / Usina de energia – Ao adquirir a carta Fábrica você receberá duas moedas; porém, se o seu deck não estiver vazio você deverá colocar sua última carta na pilha de descarte. Usina de energia realmente funciona se você tiver um apartamento em sua pilha de descarte. Em compensação receberá uma infelicidade e uma moeda, ganha 2 medalhas e a chance de colocar o Apartamento na pilha de descarte de outro jogador.
Parque / Estação - O poder das medalhas está nestas cartas. Com o Parque você ganhará duas medalhas e a chance de comprar outra carta no mercado. A carta Estação poderá lhe dar três medalhas e uma outra carta poderá ser virada com -1 em seu custo. Uma ótima oportunidade para se livrar da Área Residencial na sua pilha de descarte.
Escritório / Centro Comercial - Estas cartas são uma expansão do jogo. A carta Escritório lhe dará uma moeda, e quando você embaralhar sua pilha de descarte, deixe esta carta de lado e a coloque em cima do deck após embaralhar. Com o Centro Comercial você receberá 2 moedas e se você decidir virá-la poderá embaralhar sua pilha de descarte e colocá-la em sua mão.
Agora você conhece as cartas e suas habilidades. No seu turno poderá jogar cartas na sua frente, uma por vez. Você poderá ganhar medalhas, moedas e infelicidades, dependendo das cartas com as quais jogar. Tendo moedas suficientes você poderá comprar cartas do mercado, como eu o chamo. O valor de cada carta consta em seu canto superior direito. A menos que tenha uma carta Parque, você estará limitado a uma compra.
Outra coisa que você poderá fazer se tiver cartas em sua pilha de descarte é virar a carta e pagar o seu custo de virada. O canto inferior direito indica quantas moedas você precisará para inverter essa carta. Isso é ótimo para poder obter cartas mais poderosas em seu deck.
A última coisa que você pode fazer com as moedas que ganhou é desenvolver as cartas que comprou. Isso significa que você pode pagar tanto a compra quanto o custo para virar a carta e colocá-la em sua pilha de descarte. Isso é muito útil se você tiver muitas moedas. Uma vez que tenha decidido sobre o que comprar, você colocará todas as cartas jogadas na sua pilha de descarte e o próximo jogador joga seu turno. O jogo vai acabar se alguém ganhar 8 medalhas ou jogar 18 cartas se usar a Loja de Conveniência. O ponto-chave em ambas as condições vencedoras é que você não pode ser colocado para fora do jogo. Se você ganhar 3 pontos de infelicidade, então você perde a sua vez e não pode ganhar. Se você conseguir passar para a fase de compra, aí sim você pode ganhar!
Virar uma cidade é puramente sorte
Flip City trabalha com o elemento sorte como qualquer outro jogo de construção de deck. Você nunca sabe o que vai comprar até vê-lo. Mas a principal diferença é que pela parte superior das suas cartas você sabe o que está vindo. Mas, a próxima carta que você revelar de sua mão poderá lhe causar problemas. As cartas Área Residencial são acionadas assim que você vê-las para que elas possam ser um problema para você, ainda mais se obter uma sequência de 3.
O jogo gira em torno do acaso e da sorte, porque você não sabe qual será a próxima carta que tirará. Você continua na esperança de conseguir mais moedas e medalhas? Ou irá parar, sabendo que a próxima carta poderia desencadear uma infelicidade para você. Eu gosto deste tipo de jogo, porque se trata de sorte. Se não tentar você não saberá qual será a próxima carta e que problemas ela irá lhe trazer. O jogo é complicado para ensinar uma vez que tem que embaralhar as cartas em segredo. É algo novo que eu não tinha visto em muitos jogos que conheço. Meu grupo de jogo o adorou. É um jogo de construção de deck, com a sorte do desconhecido e que proporciona uma grande diversão.
Veredito final
A
TMG com certeza sabe como pegar um jogo e expandi-lo.
Flip City é muito divertido, e que desafia os jogadores sobre o que podem fazer em sua vez. Você quer ganhar muito arriscando? Essa é a diversão do jogo. Eu amo jogos de construção de deck e este além de ser agradável, possui uma mecânica que divertirá os jogadores. Quem sabe, podemos ter mais expansões no futuro!
No geral, eu dou para
Flip City uma nota 9 de 10, provando que se você virar as suas cartas corretamente, você poderá ganhar no longo prazo! Talvez... e isso depende de quantas Áreas Residenciais você tiver no seu deck.
Tradução por Ricardo Gama