
Uma breve apresentação
Star Wars Destiny é o novo card game lançado pela Fantasy Flight Games, que está sendo distribuído aqui no Brasil pela Galápagos jogos.
Diferente dos tradicionais LCGs da Fantasy Flight, jogos com pacotes onde já se sabia quais cartas viriam, dessa vez ela aposta no formato TCG, o velho formato de boosters com cartas aleatórias.
No SWD, cada jogador escolhe um lado para defender, os vilões (que consiste em sua maioria de personagens do império e malfeitores) ou os heróis (os rebeldes e os contrabandistas).
Não existe um período exato que se passa o jogo, cada jogador pode criar um baralho misturando personagens do Ameaça Fantasma até o Despertar da Força.
Componentes
Os componentes do jogo estão muito bem feitos. A arte das cartas é excelente, com um design gráfico bem intuitivo, facilitando para os jogadores saberem quais faces cada dado possui.
Os dados são lindos, com um tamanho maior que o normal, as imagens que são coladas sobre as faces me parecem ter mais uma lâmina por cima para proteção, acredito que vai ser bem difícil desgastar elas.
Os tokens são bons, e a caixa dos starter decks possuem um insert que armazena os dados, com espaços sobrando para quando você comprar novos.

Como é o jogo
SWD trás muitos conceitos clássicos dos card games customizáveis. Você escolhe um lado para defender, customiza um deck segundo certas restrições e tem como objetivo do jogo eliminar todos os personagens do oponente.
O seu diferencial está nos dados.
Cada personagem tem um dado de seis faces que deve ser rolado ao ativá-lo, configurando um elemento de aleatoriedade ao jogo. Essas faces trazem as mecânicas principais do jogo, como dar dano, ganhar recursos, utilizar escudos, descartar cartas do oponente.

Esse elemento de aleatoriedade pode parecer ruim para experientes em card games, porque isso tira o controle que o jogador tem sobre suas ações, mas toda a mecânica do jogo foi muito bem pensada para que resultados ruins nos dados sejam contornados, e ainda cria muitas situações que forçam o jogador a pensar em como tirar o melhor proveito de seus resultados.
O jogo se dá em um bate volta, onde cada jogador faz uma ação após o outro, até os dois passarem a vez. Essa mecânica estimula o jogador a escolher bem a ordem que deve executar suas ações, e permite que o oponente consiga prever o que o outro jogador está pensando em fazer.
Outra mecânica interessante é a do campo de batalha. Ao iniciar o jogo, cada jogador escolhe um campo de batalha para a partida, mas apenas uma delas estará em jogo. Estes campos de batalha podem ser reivindicados a qualquer momento pelos jogadores como uma ação, e ao fazer isso, ele executa o efeito dessa carta. Após isso o jogador que a reivindicou não poderá mais fazer nenhuma ação.

Além de ser um bom bônus para o primeiro jogador que passa, essas cartas trazem muitos efeitos que modificam cada partida, às vezes um jogador acaba passando seu turno um pouco mais cedo para aproveitar o benefício do campo de batalha.
O que mais gostei do jogo
Se você gosta de Star Wars, já é bom um motivo para jogar este jogo. É divertido jogar com seus personagens preferidos, ou montar estratégias usando personagens de épocas diferentes. Como é um card game competitivo, é difícil criar uma narrativa, mas volta e meia acontece alguma situação que remete aos filmes, ou então algo absurdo, como uma granada dando o golpe final no Darth Vader. Eu particularmente estou ansioso para criar um deck Amarelo, que em sua maioria são rebeldes ou contrabandistas, com o Han Solo liderando o deck de Heróis e o Jabba no controle do deck de Vilões.
Acho que esse é o coração do jogo, foi uma escolha muito bem acertada pelos designers.
Se no meu turno eu ativo um personagem, eu rolo seus dados mas ainda não posso executar nenhuma das faces deles, pois eu só posso realizar uma ação (que foi ativar o personagem), agora é a vez do meu oponente, e isso dá a chance dele estudar qual é a melhor jogada, será que ele rola os dados de um personagem também, ou ele deve tentar anular algum dos dados do oponente usando um evento, presumindo que o seu oponente tenha rolado dados bons?
Digamos que ele jogou um evento que me forçou a rerrolar um dado meu, e isso acabou estragando meus planos no momento, agora o jogo voltou para mim, eu posso utilizar os dados que rolei, ou aproveitar que estou um passo a frente do meu oponente (que no seu turno não rolou nenhum dado de personagem) para jogar alguma carta de melhoria para fazer ataques melhores no futuro.
Essas são apenas umas das escolhas que esse sistema te permite fazer, e o interessante disso é que o jogo deixa de ser determinístico e passa a mudar a todo o momento, mas sempre permitindo os jogadores darem a volta por cima. Da pra se dizer, com toda a certeza, que cada partida será diferente em SWD.
(Apenas personagens amarelos.
Especial - Gaste 5 recursos para escolher um personagem. Aquele personagem é eliminado no fim da rodada)
Essa carta!
Essa carta representa mais que uma carta de upgrade no jogo. Ela é uma nova condição de vitória.
Em SWD, ganha o jogador que eliminar os personagens do oponente, e normalmente se faz isso dando dano nesse personagem até o seu limite de vida.
É aí que a carta Senhor do Crime se destaca, pois ela te permite ganhar um jogo sem precisar efetuar nenhum ataque, apenas acumulando recursos para contratar um caçador de recompensas para dar cabo dos inimigos. Além de ser SUPER temático, isso abre um leque de criação de decks absurdo, o que é vital para um jogo de card game customizável.
O que não gostei do jogo
Ele é um TCG.
Embora seja bem divertido abrir boosters, eu vejo o TCG como um retrocesso para os jogos de cartas customizáveis. Ainda mais vindo da Fantasy Flight Games, a empresa que criou o sistema LCG.
Boosters tornam o jogo muito caro, e muitas vezes frustrante. É necessário gastar um bom dinheiro para ter um deck competitivo. Claro que ainda se pode jogar o jogo casualmente, mas a experiência completa de um jogo como SWD é a criação e customização dos baralhos.
O que eu espero do SWD
Acredito que esse jogo possa crescer bastante aqui no Brasil, tendo o suporte e distribuição da galápagos e o tema de Star Wars. Não vai demorar muito para começar a acontecer muitos torneios pelo Brasil, já tem bastantes grupos pela internet para discutir sobre o jogo.
É o primeiro TCG que eu realmente me interessei em jogar porque seu gameplay é realmente bom e divertido, sem falar no tema que gosto muito. Quero ver quais decks vão começar a surgir e dominar o ‘meta’ do jogo, e quais novas mecânicas serão introduzidas no futuro.