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  3. Terraforming Mars
  4. Review Crítico - TERRAFORMING MARS - Prós e Contras

Review Crítico - TERRAFORMING MARS - Prós e Contras

Terraforming Mars
  • avatar
    tboaventura31/10/16 09:22
    avatar
    tboaventura
    31/10/16 09:22
    64 mensagens MD

    TERRAFORMING MARS (por Thiago Boaventura)


    Terraforming Mars é um temático eurogame de a 1 a 5 jogadores, com duração aproximada de 2h30 a 3h30. 
    O jogo termina assim que três condições são satisfeitas: a temperatura média alcançar 8 graus, o oxigênio chegar a 14% e todas as peças de oceanos estiverem na superfície de Marte. A imersão na temática começa desse ponto da explicação da regra. Apesar dos jogadores estarem em competição, o grande objetivo é desenvolver o planeta Marte.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/816/c8tg3z.jpg

    Para não ficar enrolando muito no tema e partir para o jogo em si, posso resumir que os jogadores representam empresas cujo objetivo é a ocupação do planeta Marte.
    Para tanto, devem ser posicionados tiles/hexágonos no tabuleiro central que representa o solo marciano. São apenas três tipos de tiles: oceanos, cidades e florestas.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/873/bd9956.jpg

    O recurso primário que possibilita a construção de tiles em Marte é o dinheiro. Entretanto, estará jogando bem os jogadores que encontrarem formas mais eficientes de construir. Há recursos que fazem economizar dinheiro em ações específicas. Para que os jogadores encontrem os caminhos da eficiência, existem as cartas.
    Em resumo, no início do turno, você recebe 4 cartas, paga $3 para cada uma que resolver ficar. Pode não vir nenhuma boa e você pode querer devolver todas para não pagar por algo inútil. 
    Sinto que esta é a principal reclamação do pessoal, pois a sorte da compra de cartas pode afetar muito a estratégia do jogador.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/535/deuzab.jpg

    Pessoalmente, não vejo tanto problema nos jogos que te obrigam a se adaptar com o que vem na sua mão. Entretanto, considerando a grande variedade de cartas no deck, ficou a sensação de que poderia ter sido pensado em algum tipo de ação que aumentasse a possibilidade de sacar mais cartas durante a partida.
    E, se jogar no modo completo, outro tanto delas estará no deck. A dificuldade desse jogo está justamente nisto: ler todas as que aparecem de uma rodada para outra, tentando entender como ela contribuiria para a máquina  que está sendo montada.
    Eu não diria que, mecanicamente, trata-se de jogo de máquina de pontos, porque, na verdade, o que você monta é uma máquina de rendimentos. São diversos tracks que os jogadores administram em seu tableau individual, os quais, na fase de produção, geram os recursos necessários para construir tiles assim como melhorar as condições climáticas do planeta, o que significa ganhar pontos de vitória.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/867/ahsknd.jpg

    Além da necessária eficiência na montagem da máquina de rendimentos, os jogadores ainda competirão por: goals (metas) tais como obter primeiro um número determinado de florestas, cidades, pontos de vitória, cartas, etc.; e por premiações (awards) como ser o jogador que mais produz determinados recursos ou que tem mais cartas de um determinado tipo.
    Não existe nenhuma mecânica revolucionária neste jogo, mas há coisas interessantes como o fato de que algumas cartas dependem de requisitos coletivos como a temperatura e o oxigênio do planeta. É interessante porque, em alguns casos, o jogador vai se sentir forçado a adiantar as condições de final de jogo para que ele possa descer sua carta mais cedo e, assim, poder gozar de seus benefícios durante mais tempo.
    Outro mecanismo que chamou a atenção foi o fato de que as premiações de fim de jogo precisam previamente serem ativadas por alguém, pagando um custo, mas não garantindo que este jogador vá conseguir levar alguma vantagem ao final da partida...
    Para esclarecer melhor, são 5 tipos de premiações e apenas 3 podem valer pontos ao final. Joga bem quem ativa um tipo de pontuação de final de jogo e ainda consegue ser o melhor jogador no que ela propõe. Se deixar muito para o final da partida, corre o risco das 3 premiações escolhidas não serem nenhuma daquelas que você mais está preparado. E se ativar uma premiação muito cedo, atrairá a cobiça dos outros jogadores, que tentarão a todo custo fazê-la melhor do que você que pagou o custo. Muito bom!
    Por isso, discordo de quem fala que o jogo tem baixa interação. Isso porque a competição acontece mais na parte estratégica do que tática, não obstante considerarmos haver uma leve disputa pela ocupação do solo de Marte.
    Digo leve porque, pra ser sincero, considero o tile placement como o ponto baixo do jogo. A ocupação territorial está longe de ser interessante. São poucos tipos de tiles (três, como já vimos) e eles não são diferentes entre si. A necessidade de montar uma sinergia com o que é construído é mínima. Nada que você realmente fique preocupado se vai ou não conseguir construir em um determinado espaço, porque sempre vai ter outro quase tão bom quanto. A sensação não foi de aperto, pelo contrário, o que fez eu não ficar muito preocupado com o aspecto territorial. Há espaços no qual só pode ser colocado um tipo de tiles específico, alguns espaços que dão um bonuzinho de cartas ou de recurso, e... só! A colonização é isso...

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/635/62moj7.jpg

    Também foi adicionado um elemento “take that” nas cartas que considero não agregar tanto ao jogo. Em um eurogame de eficiência, golpear alguém normalmente deixa os jogadores não envolvidos em franca situação de vantagem. Você gastou sua ação para sacanear alguém e não ganhou nada com isso. Os terceiros agradecem. Não estou dizendo que as cartas de interação agressiva não dão vantagem nenhuma para os jogadores que as jogam, mas se você não der sorte na compra de cartas, obtendo muito desse tipo, você estará em desvantagem na construção de sua máquina.
    No geral, trata-se de um jogo competente no que se encarregou de fazer. As mecânicas são bem integradas com o tema. Sugiro não jogar com muitas expectativas. Não é a nova obra de arte dos boardgames, mas pode ser apreciado como um bom euro estratégico de combos de cartas e elemento espacial.

    Pontuação: ruim, regular, bom e ótimo!

    Implementação do tema: ótimo!
    Elegância das regras: bom.
    Mecânicas: bom.
    Interação: bom.
    Fator tático: médio
    Fator estratégico: bom.
    Fator sorte: médio.
    Fator diversão: médio.
    Tempo de partida: médio.


    Contras: draft sem compensação para a falta de sorte; elemento territorial folgado e sem muita variação; pouca possibilidade tática.
    Prós: conceito pouco usual de construção de máquina de rendimentos; imersão na temática com a necessidade de evoluir o planeta além de somente alcançar a vitória; requisitos coletivos para baixar cartas; variedade de cartas; necessidade de conciliar a estratégia com o timing da pontuação, gerenciando riscos.

    Veredito: tenho algum interesse em jogar e, ocasionalmente, indicaria para a mesa.

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  • MarcusVss
    411 mensagens MD
    avatar
    MarcusVss31/10/16 12:26
    MarcusVss » 31/10/16 12:26

    Muito legal seu review, gostei do formato. Você poderia ter um canal aqui pra ficar mais fácil de acompanhar.

    2
  • tboaventura
    64 mensagens MD
    avatar
    tboaventura31/10/16 13:05
    tboaventura » 31/10/16 13:05

    MarcusVss::Muito legal seu review, gostei do formato. Você poderia ter um canal aqui pra ficar mais fácil de acompanhar.


    Valeu pela dica! Depois vou analisar esta possibilidade.

    Sobre o formato, meu objetivo é fazer entender o jogo sem saber as regras, para então fazer análises sobre conceitos o mais objetivos que for possível. Espero que esteja cumprindo meu objetivo. Não faço análise de componentes, materiais e artes porque meu foco é mais no autor e seu design do que no trabalho da produtora.

    2
  • MarcusVss
    411 mensagens MD
    avatar
    MarcusVss31/10/16 14:18
    MarcusVss » 31/10/16 14:18

    tboaventura::
    MarcusVss::Muito legal seu review, gostei do formato. Você poderia ter um canal aqui pra ficar mais fácil de acompanhar.


    Valeu pela dica! Depois vou analisar esta possibilidade.

    Sobre o formato, meu objetivo é fazer entender o jogo sem saber as regras, para então fazer análises sobre conceitos o mais objetivos que for possível. Espero que esteja cumprindo meu objetivo. Não faço análise de componentes, materiais e artes porque meu foco é mais no autor e seu design do que no trabalho da produtora.

    Sim, e vc indica os elementos que são potencialmente bons ou ruins. A maioria dos reviews de jogos de tabuleiro, quando analisam um jogo bom, chegam a dar a impressão de que o jogo é perfeito pois não falam sobre seus defeitos ou parecem ficar pisando em ovos com comentários como "não agradará heavy gamers", tirando conclusões por mim em vez de analisar o que o jogo oferece.

    1
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL31/10/16 20:53
    E2EK1EL » 31/10/16 20:53

    Muito bom! gosto muito desses reviews

    2
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves01/11/16 08:58
    Rodrigo Neves » 01/11/16 08:58

    Parabéns pela resenha de qualidade. Muito bem analisada e argumentada, dá satisfação em ler. Avalie a sugestão que lhe deram sobre o canal, seria uma grande contribuição ao hobby e portal. Você tem muita competência técnica. Abs 

    2
  • PCSSV
    139 mensagens MD
    avatar
    PCSSV02/11/16 09:43
    PCSSV » 02/11/16 09:43

    Ótima resenha. Acompanho sempre que aparece aqui suas análises. Sergio.

     

    1
  • LemonPsy
    5 mensagens MD
    avatar
    LemonPsy08/08/17 14:14
    LemonPsy » 08/08/17 14:14

    Joguei várias vezes o game e sobre o fator sorte das cartas eu discordo um pouco, pois não há uma ordem definida de como cada jogador deve obter as 4 cartas cada rodada de pesquisa, podendo ser definido em conjunto no início da partida; opções: cada um pega uma carta até chegar as quatro, ou pega as 4 de umas vez, ou de duas em duas, enfim, várias são as opções. Você tira 4 cartas cada geração e seu oponente também, pouco provável que ele tire só cartas boas e você só cartas ruins, oque acontece é que ele foi mais sábio nas escolhas de quais comprar e em qual estratégia seguir. 

    O grande lance do jogo são as cartas, tudo inicia com a corporação que você escolher na primeira geração, isso dirá quais as melhores cartas para comprar na fase de pesquisa, o fator sorte é mínimo, pois as cartas são bem balanceadas e já nas primeiras gerações você pode traçar seu objetivo para as próximas compras. Você poderá optar por investir em megacréditos, aumentar sua produção de recursos, ou na criação de micróbios, bactérias, animais que lhe darão pontos na contagem final do índice de terraformação, entre outras opções. Nas primeiras partidas todos ficamos um pouco perdidos com as cartas, pois é normal até entender a mecânica do jogo e todas as cartas parecem ótimas e você gasta muito dinheiro com isso. Porem, passadas algumas partidas o entendimento dos quesitos temperatura, oceanos e oxigênio se tornam bem mais claros, fazendo com que a compra e utilização das cartas seja o ponto forte de estratégia do jogo e não de azar. 

    A colocação dos Tiles como conquista dos territórios é bem temático e representam uma parte da planície de marte, apesar de não ter a mesma interatividade das cartas, são pontos fortes na contagem dos PV's ao final da partida e são tão importante quanto as cartas. Oque ocorre é que muitas vezes os jogadores se preocupam muito com as cartas que têm nas mãos e esquecem dos projetos padrão que estão descritos no tabuleiro. Veja que a implantação de tiles de floresta, cada um lhe dará 1 ponto de terra formação ao final da partida, aumenta 1% o oxigênio (importante na estratégia para uso de cartas com pré-requisitos) e quem colocar 3 tiles de floresta primeiro pode requerer o marco de Jardineiro a bagatela de 8 megacréditos e garantir 5 pontos de vitória na contagem final. Os tiles de cidade garantem 1 ponto para cada tile de floresta adjacente, sendo que se colocados com sabedoria, uma unica cidade pode receber até 6 pontos no final da partida e ainda, quem colocar primeiro 3 cidades, pode requerer o marco de prefeito, novamente a bagatela de 8 megacréditos e ter mais 5 pontos ao final da partida. Por último os tiles de oceano não possuem donos e não contam pontos a ninguém, porem é requisito a implantação dos 9 tiles para finalizar a partida, com isso, através do projeto padrão aquífero que ao custo de 18 megacréditos, permite implantar um oceano e aumentar 1 ponto o seu índice terraformação, se torna uma ótima estratégia para um xeque mate (quando o oceano for o ultimo pré requisito) ao se estar na frente da pontuação e terminar o jogo. 

    Uma coisa que me deixou chateado foi a arte do jogo, o tabuleiro poderia ser um pouco mais elaborado com material de melhor qualidade. O tabuleiro de produção é bem fraco e requer muito cuidado durante o jogo, pois um toque de leve e esta feita a confusão, os marcadores saem do lugar e se perde todo o histórico, produção e estoque do jogador, sendo quase que impossível retornar ao jogo. Mas, de forma alguma a arte tira o brilhantismo do jogo, em nossas mesas ele sempre tem o espaço dele, seja para abrir a noite ou fechar com chave de ouro. 

    3
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Terraforming Mars - Review Crítico - TERRAFORMING MARS - Prós e Contras
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