O jogo é meramente um framework para discussão de deduções sociais e um pouco de lógica, e como o grupo reage as conclusões que o grupo chega. Se o processo de deduzir ou se camuflar na discussão não for divertida pro grupo, o jogo bomba. Mesmo gostando, se a resistência se contenta em aprovar qualquer grupo e votar apenas por intuição, realmente o jogo falha miseravelmente.
O jogo costuma ter um meta evolutivo, que geralmente migra nessa ordem:
0) Não tem meta definido, resistência aprova grupos com muita facilidade e espião não precisa fazer praticamente nada para se infiltrar sem suspeitas;
1) Resistência passa a utilizar a votação dos grupos de forma mais estratégica pra entender quem são os espiões. Resistência passa a vencer mais jogos;
2) Espiões percebem que precisam disfarçar suas intenções durante a votação. Jogo volta a equilibrar.
Nos grupos que jogo, quando o pessoal chega nesse ponto, o meta não para mais de evoluir. Pq vc sempre pode usar o meta contra o próprio grupo e introduzir mais caos como espião sem necessariamente se entregar. E cada jogador vai ter deixas individuais que vc aprende e usa contra ele no jogo. Até o ponto em que ele percebe a deixa e passa a usar isso contra você...
Jogo excelente mas que realmente não funciona em todos os grupos que não saem do meta 0. Jogar com 9-10 players também deixa o jogo caótico demais e isso pode prejudicar a experiência...
Se está durando 1h30 o grupo deve estar discutindo sem apresentar fatos concretos, só na base do "eu acho que fulano é espião" e isso dura uma vida. Procure acelerar o processo de votação assim que discambar pra acusações intuitivas por muito tempo. 10 mins de discussão por 1 ciclo de votações (até achar um grupo) + 1 missão me parece mais do que suficiente sempre...
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