Eu entendo sua frustração, mas penso o seguinte, o outro receber os mesmos "extras" que eu ou o jogo um pouco antes não me incomoda, afinal isso não estraga a minha experiência no jogo, na verdade só mostra alguns problemas de socialização da nossa geração, e isso pra mim é muito mais frustrante.
Mas em contrapartida existem empresas que ao meu ver beiram a má-fé pois desvirtuam o real sentindo da pré-venda (não considero o caso da papergames, pois o jogo pelo jeito será entregue no prazo), os problemas vão para além dos atrasos, pois esses sim são frustrantes e apontam uma enorme falha de competência do nosso mercado, quando mencionei o problema de beirar a má-fé e no sentido de que existem empresas que usam da pré-venda como uma forma de arrecadar receita para ter capital para lançar o produto, e nesses casos o produto irá atrasar, digo isso pois involuntariamente percebi isso ao pesquisar um jogo que queria na pré-venda (atualmente atrasado e sem notícias), faltando cerca de um mês para a entrega prometida do produto, o mesmo ainda não tinha sido colocado para rodar na gráfica, o que mostra que evidentemente a empresa sabia que iria atrasar a entrega, e usou da pré-venda para arrecadar capital para lidar com os custos da produção, porque se não, qual outro motivo existiria para tal atitude? Enfim como falta 9 dias para o fim do mês o jogo possivelmente irá atrasar novamente e a culpada será a gráfica e não a falta de ética da editora...
Única pré-venda que participei foi da Devir e entegaram no prazo, pelo que soube haverá um possível atraso com alguns jogos dela, mas por problemas de falência de uma terceira empresa, e não por uma atitude equivocada da editora.