Estreei essa 5a feira o recém-chegado Terraforming Mars e fico feliz em dizer que as minhas expectativas iniciais nao foram desapontadas. Foi uma partida 1x1 com o usuario rmeloni usando as regras introdutórias (sem corporações com habilidades especiais), levando 2h15, nao contando a explicacao.
Terraforming Mars é um eurogame medio-pesado com tema de transformar Marte em um planeta habitável, cuja primeira partida VAI demorar porque é preciso se familiarizar com as dezenas de cartas diferentes, atentar ao tabuleiro e sua evolução na medida que tiles sao colocados e os parametros de fins de jogo avançam, sem falar nas pontuacoes bonus.
Apesar do jogo comportar até 5 jogadores, vi relato no BGG que esse numero maximo nao é a configuração mais demorada, pois como o termino de jogo dependem do progresso de tres caracteristicas de Marte (temperatura, oxigenio e agua), é possivel que o 5o jogador acelere o jogo ao inves de atrasa-lo. Ainda assim, recomendaria cautela em fazer introducao com mais de 3 jogadores.
E quanto a sorte? Ela consiste nas 4 cartas que cada jogador puxa na fase de pesquisa, pagando 3 de dinheiro para cada carta que queira manter. As vezes as cartas sao caras, dificeis de baixar ou inuteis naquele momento e teve umas duas rodadas no jogo (acho que foram 10 rodadas no total) no jogo que senti o efeito da sorte. Considerando que foi a minha primeira partida, colocaria um fator de sorte de 1,5 a 2 em 5. Uma das variantes do TM permite o draft das 4 cartas entre os jogadores na fase da pesquisa. Mas considerando o tempo extra que isso gastaria, *eu* nao acho que o custo/benefício vale para aplicar essa variante.
Rejogabilidade? Muita, pois mesmo usando a versão introdutória, apenas 60% do baralho das cartas foi utilizado na partida de 2 jogadores. Se utilizar as corporacoes especiais e o maço de cartas de corporacao de uma das variantes, haverá mais de 200 cartas na partida. E nem entrei no mérito que a ordem do aparecimento das cartas podem mudar dramaticamente a partida. Em adicao, ha 10 quesitos que podem render pontos de vitoria extras na partida , mas no maximo apenas 6 desses critérios serao definidos pelos jogadores ao longo da partida.
Exemplos de quesitos:
- Primeiro a completar 3 cidades
- Ter mais producao de dinheiro no fim do jogo
- Primeiro a baixar 8 cartas de construção
- Ter mais cubos de aço+titânio no fim do jogo
Interacao? Limitada, mas presente. Definitivamente nao é multiplayer solitaire, mas até as cartas que infligem efeitos negativos em outro jogador nao afastam aqueles que detestam Take That! (Eu inclusive). Em adição, a competição pelos espaços em Marte tem o potencial de gerar pontos preciosos para um jogador enquanto previne o ganho de um oponente. Finalmente, lembram-se daquela pontuacao de bonus de acordo com até 6 quesitos de 10 que comentei no paragrafo anterior? Cinco desses quesitos pertencem a uma categoria de "quem conseguir primeiro pontua" (no maximo ate 3 quesitos desse tipo podem ser pontuados). E cinco dos outros quesitos tem sua pontuacao só no fim do jogo, mas no maximo tres desses podem ser escolhidos (um jogador escolhe o quesito sem saber se vai ser o vencedor e é preciso pagar 8/14/20 de dinheiro para o 1o/2o/3o quesito).
Nota final após uma partida: 8.25 , sujeita a subir ou descer em futuras partidas, mas quem conhece minha exigência, é uma ótima nota.