Fahr::
Até concordo com você Hugosan, mas temos que lembrar que o real propósito do financiamento coletivo é poder arrecadar dinheiro de quem acredita e gosta do projeto para viabilizar o mesmo! Os extras e metas estendidas são ótimos e isso levou a muita gente ignorante a começar a zuar a parada como no masmorra de dados, onde tinha gente reclamando que não poderiam colocar uma meta que pra ganhar ela você teria que comprar um dos extras, pois isso seria "compra casada"... Ninguém merece né...
Então hoje ficamos nessa de ver muito os extras e metas, mas temos que lembrar que o principal é, se você gostou e quer ver o projeto ganhar vida, ajude mesmo sem tanta atratividade. Já, se não achou tão legal, ai sim, fica de olho pra ver quais metas saem e vê se compensa colaborar bem antes de receber o produto.
Como eu disse no começo, concordo com você que se eles querem chamar mais pessoas devem fazer uns extras e metas criativos e que faça a pessoa ter algo diferenciado de quem irá comprar depois, senão correm o risco de ficarem com bem menos apoiadores do que poderiam.
Sim Fahr, é verdade... O objetivo principal do financiamento coletivo é ajudar a lançar um jogo novo, mas o desenvolvedor TEM que beneficiar o apoiador que o está auxiliando a lançar o jogo de alguma forma, senão, não faz sentido.
Eu acredito que o financiamento coletivo pode beneficiar o apoiador de 2 formas distintas:
1 - Com Desconto: um valor de apoio menor do que o valor final pelo qual a versão comercial será lançada já é um bom atrativo. Se não me engano, os projetos de financiamento coletivo mais antigos tinham isso em mente.
OU
2 - Com Extras: Um valor igual ou até superior ao valor final da versão comercial, mas com extras bacanudos que dêem a possíveis apoiadores, o desejo de entrar no projeto. Extras exclusivos e temáticos têm resultados ainda melhores!
Bem, não sou expert nessa questão, mas entendo o financiamento coletivo assim. Se não se encaixar em nenhum dos 2, não me interesso. Talvez o Gladiadores de Belathron esteja inserido no primeiro, mas ainda não sei. Fica difícil de prever valor comercial de uma coisa que será lançada apenas no final do ano que vem.
Penso conforme o Bruno falou... Os extras parecem ser de coisas que já deveriam estar no jogo, afinal, a meta de lançamento já é alta (e achei ela justa por sinal). Os EXTRAS mesmo que me interessaram foram os 2 personagens e as miniaturas dos bots.
Não estou dizendo com isso que não pretendo apoiar. Só que, num caso desses eu prefiro acompanhar o financiamento e se bombar, apoiar só no final. Acredito que vários outros possíveis apoiadores pensam como eu e é justamente por isso que acho que extras atrativos garantem apoiadores mais rapidamente logo no início da campanha e fazem ela ter sucesso.