UMA ESPERANÇA PELO RÁDIO ...
Tem muita coisa em zombicide que eu não gosto. A falta de imersividade é uma delas. Não faz diferença nenhuma se você é o Doug ou a Wanda, não importam suas histórias, apenas o número de ações que cada sobrevivente pode fazer e quais. Esse é o motivo pelo qual zombicide só sai de minha prateleira em ocasiões bem raras. Foi em uma dessas eventualidades que alguém respondeu o nosso chamado desesperado pelo rádio.
Reunimos o grupo para jogar. Dentre os da mesa, um jogador enfrentaria zumbis pela primeira vez (DOUG) e minha esposa jogaria sua segunda partida (AMY) os demais (PHILL, NED E WANDA) já somos sobreviventes veteranos.
A missão foi baixada da internet e modificada levemente:
O grupo conseguiu fazer contato com um acampamento de sobreviventes que nos aceitaria caso conseguíssemos chegar até eles. Infelizmente a comunicação do rádio foi interrompida (nosso rádio parou de funcionar) com objetivo deveríamos entrar em uma base militar desativada para utilizar a central de rádio deles, tentar contactar novamente o acampamento e pegar sua localização.
A dificuldade do jogo estava no fato de termos que encontrar uma chave específica (marcador azul) para destravar a porta (azul) da sala de comunicação .
A chave azul por sua vez era um dos 3 objetivos dentro de um prédio que estava trancado por uma porta verde que também precisaria de uma chave específica para ser aberto (marcador de objetivo verde).
A chave verde estava em um prédio (possivelmente o refeitório da base militar) e não foi difícil consegui-la já que apenas um único zumbi estava lá dentro (felizmente o cozinheiro gorducho do quartel deve não morreu no local de trabalho).
Nosso grupo encontrou bastante dificuldade para seguir uma estratégia coesa, houveram diversos momentos em que cada componente do grupo queria ir para um lado, e fazer qualquer coisa que não fosse seguir uma estratégia sugerida por mim. Entendi isso como uma reação natural deles que sempre tentam me contrariar ou independentemente do jogo que esteja na mesa.
Wanda tentou ir e vir pelo tabuleiro aproveitando o baixo número de zumbis perambulando, PHILL insistindo em fazer várias buscas e ficar dentro do refeitório sem avançar para o próximo objetivo e AMY querendo se livrar de sua única arma: uma panela.
Após conseguir a primeira chave partimos para o próximo prédio na busca da chave azul e o último jogador da rodada concluiu juntamente com os outros contra minha vontade que deveriam abrir a porta do prédio. Somente depois que os zumbis que saíram de lá partiram para cima dele é que ele entendeu o porque que disse seria mais interessante o primeiro jogador da rodada e não o último abrir a porta.
Conseguimos adentrar no prédio a duros custos: Wanda virou refeição dos mortos vivos e de Doug acabou ferido. Juntamente com Wanda perdemos um MOLOTOV e uma SERRA ELÉTRICA.
Ficamos presos dentro do prédio e resistimos a muitas ondas de zumbis até que um corredor após ganhar um movimento extra pulou no pescoço de DOUG que estava em uma sala mais próxima a saída.
Encontramos nosso fim ali mesmo, todas as miniaturas (exceto a que representa a abominação) estavam no tabuleiro e começaram a ganhar jogadas extras. Não alcançamos a sala do radio-comunicador e imagino que os outros sobreviventes do acampamento puderam interpretar o silêncio de nossas vozes no rádio deles.