No fim de ano temos apenas 3 certezas:
- Você vai ganhar meias no amigo-secreto da firma;
- Vão descongelar a Mariah Carey ;
- E eu vou publicar a Retrospectiva BG!
Então, aproveite a leitura, antes que cheguem aqueles seus parentes “queridos” que mais parecem os 4 Cavaleiros do Apocalipse: o tio do Pavê-ou-Pacumê, a tia que pergunta “ E as namoradinhas?”, o sobrinho que acha que suas “minis” são brinquedo e o seu primo que se desfez do par de Havaianas este ano.
Players gonna play
Mais um ano repletos de lançamento que consegui passar quase ileso. Com o fim da Première da Galápagos—e outros questões pessoais—esse ano não acompanhei nosso mercado como fazia em outros tempos.
Mas mesmo assim, consegui jogar algumas coisas. Por um lado, graças aos amigos que seguem acompanhando. Por outro, através do BoardGameArena que tem lançado os jogos na plataforma quase em simultâneo aos títulos físicos no mercado brasileiro. Bravo! ???
Entre os lançamentos que tive acesso, destaco: Sail, Flip 7, Come Sail Away, The Fate of the Fellowship, GWT: El Paso, Daybreak, Clank!: Catacombs, Spots e O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel - O jogo de Vazas.
Mas dos que eu gostaria de ter jogado e não consegui são poucos: Dune: Imperium - Uprising, Stupor Mundi, SETI, ARCS e Mistério na Abadia.
Mas vamos aos dados da Temporada 2025! Se compararmos, este ano joguei 177 partidas, contra 160 ano passado. Apesar desse aumento de 10%, o número de títulos diferentes diminuiu para apenas 66 (ante 83 títulos em 2024)—sendo 34 títulos diferentes.
A coleção segue negligenciada, sendo que 76% das partidas foram de títulos ou cópias que não eram minhas—ou talvez até fossem, já que o turnover da minha coleção é alto. Mas não temos esse dado por aqui. ?♂️
O primero jogo do ano foi Hellboy e o último, Marvel United. Ambas as partidas solo, em casa. Bem diferente de 2024, que comecei e terminei o ano jogando La Granja: Deluxe Master Set em uma luderia local.
O primeiro título inédito foi uma grata surpresa: ito. E o último Coffee Rush, que apesar do tema e produção não me prenderam. Prefiro ver o filme do Pelé jogar o Café.
O título jogado mais bem avaliado, segundo o ranking do BGG, foi Dune: Imperium. Parte do interesse veio da sequência cinematográfica e série original, ambas lançadas no ano anterior. Recomendo!
Joguei ?3 vencedores do Kennerspiel este ano: Daybreak, The Crew, Quacks. E vários ?️indicados e recomendados pelo prêmio: Harmonies, Flip 7, Trio, Point Salad, Lhama, Love Letter, Castles of Burgundy, No Thanks, Forest Shuffle, Dune: Imperium, Fantasy Realms e As Ruínas Perdidas de Arnak.
Ou seja, a tríade sagrada original dos jogos de tabuleiro moderno passaram longe de casa este ano: Catan, Carcassonne e Ticket to Ride. Uma pena, pois gosto de todos!
A quantidade de jogadores mais comum este ano foi 4 jogadores com 28% do total de partidas! As partidas solo assumiram a segunda posição, representando 23% das partidas. Para comparação, eram 8% em 2024 e 7% em 2023. Forever alone.?
O dia da semana com mais partidas foi segunda (22%), seguido pelo sábado (18%), contrastando com 2024 em que os finais de semana reinaram. Este ano, quem assume a pole position quando o quesito é local favorito é a minha própria casa (35%). A Joyjoy Café desceu algumas posições, saindo da liderança para o terceiro lugar (20%). As partidas digitais, que em 2024 representaram 25% do total, assumem o segundo lugar com 31% das partidas.
Contrariando tendências anteriores, o mês mais agitado foi maio com 35 partidas e 15 jogos diferentes ! E os títulos mais jogados em 2025 foram As Ruínas Perdidas de Arnak, Harmonies, Mech vs. Minions e Fit do Print.
Me, My shelf & I
A coleção continua a diminuir, ano após ano. Hoje, 31 de dezembro, ela possui 41 jogos-base—ano passado eram 56 na estante. O menor tamanho desde o inicio da nossa série de retrospectivas (2022, 2023, 2024 e 2025).
2025 foi marcado por muita rotatividade na coleção?—igual anos anteriores—sendo março o mês que mais títulos entraram?, e agosto mais saíram?.
Este ano entraram 35 jogos por aqui e 49 foram embora — sem contar expansões. Participei de todas as 3 Math Trades que rolaram em Curitiba — com sucesso total de 32%. Porém, foram apenas 7 jogos trocados (11 a menos que em 2024). Este ano, a frase mais dita foi: “somente venda”! ?
Nossos veteranos da coleção, seguem firmes e fortes, agora com mais de 8 anos: Munchkin Loot Letter e o Coup. A coleção segue majoritariamente leve, com 16 jogos com peso entre 1.0 e 1.24, segundo o BoardGameGeek e outros 12 abaixo de 2.0. São 9 jogos leve para médio e apenas 4 jogos classificados como médio. Terminamos 2025 sem nenhum jogo pesado (acima de 4.0).
A Prateleira do Horizonte diminuiu um pouco: agora são 13 títulos. Este ano o jogo que ficou menos tempo acumulando poeira foi o SideQuest: Nemesis, que foi pra mesa no dia seguinte. Seguido de Magna Roma com apenas 2 dias na prateleira. Between Two Cities precisou esperar 141 dias até sua vez.
Mas Script Terror, cardgame nacional que participei do financiamento coletivo, está a 1855 dias aguardando ir para mesa. ?
TL;DR
Se você é dessas pessoas que não conseguem ficar mais de 30 segundos no mesmo vídeo, segue apenas os bullets de 2025 ?:
- 177 partidas
- 66 títulos diferentes
- 34 jogos inéditos por aqui
- 142 horas de jogatina
- Maio foi o mês mais agitado
- Lar doce lar: 35% das partidas registradas fora em casa
- Relevância digital: 31% das partidas foram no BGA
Isso é tudo, pessoal
Parafraseando John Lenon:
“A vida é o que acontece enquanto você está ocupado calculando sua próxima jogada”—Akira (2025)
E esse ano aconteceu coisa, hein? Passei por um sustão de saúde. Casei com o amor da minha vida!! Conheci Minas Gerais. Apresentei o Jenga para minha avó de 90 anos. Conheci pessoas. Perdi outras. Vi a família unida como há anos não via.
Então a mensagem que deixo para ano que vem é: viva!! Aproveite quem está ao seu lado, dedique mais tempo ao que gosta—pois o trabalho pode esperar. Beba água, faça exames, cuide da sua saúde (física e mental). Como diz o encontro dos rios:
“Saúde e paz, o resto a gente corre atrás”—Rionegro e Solimões
Nos vemos em 2026!!!