Verdan99::patrickbnu::Estou na área há mais de 10 anos, e esses dias trouxe um comparativo (numa resposta de tópico) bem simples mostrando os preços do catan e zombicide, naquela época e hoje
Ambos praticamente só foram afetados pela inflação, se não me engano não tinha nem 10% de aumento real.
E no caso do zombicide, a qualidade aumentou.
Casos excepcionais e com altos valores momentâneos acontecem, normalmente pela falta de estoque.
No mais, não vejo relação desses casos com os "preços das empresas" ou com o "aumento coletivo"...
No caso Catan e Zombicide são jogos já consagrados a muitos anos, que não precisam de impulso de marketing pra elevar seu valor.
Estou me referindo a lançamentos novos sem muito peso que chegam a preços altos depois de ter um investimento em marketing. Enquanto os que não tem tanto hype chegam a valores mais tranquilo.
Nosso hobby tem jogos fantástico a preços ótimos, que não pegam hype e nem mídia.
Te dou exemplo da minha coleção Anacrony, Blackout Honk Kong, ótimos jogos, complexos, com muitos componentes com preços bons que não viram muita mídia.
E também jogos bons que viram muita mídia, mas o preços chegaram ao céu, Coffe Rush, Harmonies. Sem muitos componentes.
Sim tem relação com o estoque, mas o marketing faz o estoque acabar. Logo a falta de estoque se torna consequência de um bom marketing.
Vejo duas situações no que você comentou:
- jogos bons: o que são jogos bons? você citou dois jogos mais elaborados em comparação com 2 jogos mais família. Esses jogos mais família sempre vão ser mais populares, o que justifica ter mais marketing acredito eu. Também acredito que quem trabalha com marketing faz algum estudo etc na qual vê o que pode ter mais potencial, etc, onde faria sentido divulgar mais o que "tem mais chances de ser bom para mais pessoas".
- investimento de marketing: no final, quanto mais tu ouviu falar do jogo, mais chances tem de alguém ter investido dinheiro nisso, e consequentemente, a conta tem que fechar, ou seja, pode ficar mais caro.
No mais, voltando ao ponto que captei lá no começo, sobre elevação do preço dos jogo, esses exemplos são jogos novos no Brasil, não vi aumento de preço deles por parte das editoras, no máximo a própria inflação entre o lançamento/reprint - você poderia exemplificar mais? O que acontece mesmo é acabou o estoque de jogo famoso, o preço de usados aumenta, isso acontece em vários mercados, não é exclusividade nossa hehe, mas o que é bom e traz dinheiro para os interessados eventualmente volta ao mercado, se possível.
Por último, mando uma reflexão: para cada Blackout (ou qualquer outro jogo que "flopou"), onde direta ou indiretamente as empresas perderam dinheiro, sempre haverá outro jogo na qual vai bancar esse "prejuízo", alguém paga essa conta.
--------
Agora outro ponto, até pareceu que estou defendendo os altos preços dos jogos, mas na verdade eu acredito que não dê para ser muito diferente não - já vimos outras editoras menores abrindo por aí e nos jogos importados sempre chegaram caros também, e qualquer problema num jogo vai ter outro para pagar. E nesse mercado maluco de usados, editoras e lojas não ganham nada a mais, e sim apenas ganhariam se tivessem estoque para continuar vendendo pelo preço normal.
Mas bem, entrei na viagem de divagar sobre o assunto também haha Feliz 2026 para nós