Oi Carlos,
o Revolution: The Dutch Revolt 1568-1648 foi um dos primeiros jogos a explorar a ideia de assimetria ao máximo - cada jogador, que representa uma facção, joga e faz pontos de forma totalmente diferente. Ele foi a semente pros jogos da série COIN, que tratam de situações militares com grande assimetria entre os jogadores. Se você não conhece a série, vale procurar pelo Cuba Libre ou o Andean Abyss.
Esses três aparecem com certa frequência por aqui em leilões. O Cuba já vi na Amazon com preço camarada. Muitos chamam a série de jogos do Root como derivados dos COINs, mais simples e curtos. Seriam as primeiras recomendações.
O HiS e o VG adicionam uma camada de diplomacia ao jogo, e entre outras coisas uma quantidade absurda de regras. Muita coisa mesmo, e metade da graça está em conhecer o período histórico que o jogo simula. Aqui em SP, mesmo com o pessoal mais veterano, foi bastante dificil montar uma mesa de interessados. O último encontro levou um dia inteiro pra fazerem meia partida. Tenho conhecidos que jogam muito, mas online e assíncrono, com uma galera de fora.
Pessoalmente, acho que a maior dificuldade deles não está na escassez nem no custo - mas sim na complexidade e tempo de partida.