Por Rajatz
Shadows upon Lassadar é uma história que norteia vários jogos, todos criados por Todd Sanders. As cidades são constantemente atacadas pelo Gray King que fugiu de sua prisão (vivencie esta aventura no primeiro jogo da série) e Barons. Em SUL – Siege at Kurth, você precisa defender um cerco a cidade de Kurth durante 4 rodadas, quando os reforços chegarão.
Para jogar você vai precisar imprimir 4 folhas e cortar formando um baralho de 18 cartas. Alguns cubos ou marcadores, que podem ser cubinhos (facilmente encontrados como material dourado, miçangas, botões ou peças emprestadas de outro jogo etc). Também vai precisar de 3 dados de 6 lados e um marcador de jogador (miniatura, peão de algum outro jogo, etc).
Uma vez com o jogo pronto, você irá separar as cartas do mapa em um formato 2/2, colocar a carta de referência, de controle de mana, espírito, e rodadas na sua frente e por fim formar um baralho com todas as cartas de ação.

O jogo se desenvolve em 3 rodadas, composta por 4 turnos. A cada turno você irá pegar as três primeiras cartas do baralho de ação, adicionar marcadores de força do exército do Grayking nas cidades nomeadas pelas duas primeiras cartas. Então você irá mover e ai resolver as batalhas caso haja algum marcador de força do cerco. Por fim, é hora de checar se há algum local da cidade já foi tomada, caso mais de 5 ou mais locais for tomados, você perdeu, se conseguir suportar os ataques durante 3 rodadas, você venceu o jogo. A qualquer momento durante as fases 1,2 e 3, você pode utilizar de magias que irão consumir mana ou parte do seu espírito, tais magias irão dar benefícios nos combates, diminuir a força do ataque inimigo ou te auxiliar durante a caminhada pelos locais da cidade.

O jogo tem um baixo custo para ser confeccionado e bem rápido de se entender. Com um nível de entretenimento bem legal, uma vez que você pode alternar o nível de dificuldade, além de proporcionar decisões interessantes relacionadas à qual magia usar, qual cidade proteger, etc. Um jogo leve para ser jogador sozinho durante um tempo livre, ou enquanto o pessoal ainda não chegou para a jogatina.
Minha nota é 8 levando em conta o processo de artesanato que é super simples, clareza nas regras, temática e desafio.
Ao som de: The World from the side of the moon – Phillip Phillips