6 jogadores
Adriano (Naaz-Rocka Alliance)
Cesar (L1Z1X Mindnet)
Gabriel Miranda (Vuil'Raith Cabal)
Luis (Titans of Ul)
Ronald (Universities of Jol-Nar)
Tiago (Argent Flight)
Foi um jogo curioso - até 10 pontos. Montamos o mapa com Mecatol isolada, sem qualquer planeta em volta dela: o centro de uma área inóspita. Ademais, outras áreas do mapa ficaram pobres de planetas de qualidade, enquanto, felizmente, do meu lado (laranja), eu tinha acesso a uns bons planetas, incluindo um planeta lendário. Os objetivos, até os de nível 1, eram complicados, tanto que, ao fim da primeira rodada, ninguém chegou a completar um do objetivo.
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O jogo acabou ficando concentrado em 4 das facções, pois os Vuil'Raith Cabal (vermelho) decidiu atacar os Naaz-Rocka Alliance (verde), primeiro tomando uns planetas importantes logo ao lado do planeta natal dos Naaz-Rocka, e, depois, capturando um planeta que, com adições, ofertava 5 de produção e 5 de influência! O verde demonstrou até muito controle para evitar uma guerra total que renderia nada para nenhum deles, pois sequer havia objetivo aberto que ocupar um território natal. Mas nesse aperto, os Naaz-Rocka ficaram encaixotados, e muito pelas trocas constantes com os Argent Flight (laranja) mantiveram os verdes com alguma capacidade de produção e reconstrução.
Os L1Z1X Mindnet (azul) estavam num crescendo forte, colocando um monte de naves fortes na mesa, mas não chegou a forçar ataques. As Universities of Jol-Nar (roxo) fizeram uma aliança duradoura com os Titans of Ul (rosa), a qual foi mais necessária para os roxos, pois não tinham uma boa produção e sem muito acesso a bons planetas. Creio que, quisesse, o rosa poderia ter eliminado o roxo do jogo, ali pelas 3a ou 4a rodada, mas optou pela paz, negociando várias trocas de ocupações para pontuar objetivos. Assim, sem pressão dos dois lados (pois era aliado do rosa, e na esquerda, o verde estava na briga com o vermelho), o roxo foi quem chegou primeiro em Mecatol.
Já na 1a fase de Política, a coisa pegou fogo: numa negociação entre os Naaz-Rocka (verde) e os Jol-Nar (roxo), estes receberam um Suporte ao Trono, mas, em seguida, usaram uma carta para realizar uma traição e pegar a agenda que valia um cargo das mãos dos Naaz-Rocka!
Com um objetivo secreto de ocupar Mecatol, me preparei um pouco e parti para ali. Mas não calculei bem as coisas, e ainda esqueci que, devido à minha facção, meus Mechas não contavam para o limite de capacidade de transporte. Assim, acabei indo para o ataque com apenas uma unidade terrestre. Aí, apesar de vencer no ar, não tomei o planeta, e isso teve dois ótimos efeitos: permiti ao roxo pontuar Mecatol, e não fiz meu objetivo. Lindo!
Olha aquela bandeira roxa canalha rindo de mim em Mecatol:
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Pra completar, como meu objetivo não mudou, quando na rodada seguinte, os L1Z1X Mindnet (azul) pegaram a carta Imperial, tive que negociar até as calças (e mais um Suporte ao Trono) para que eles não atacassem Mecatol naquela rodada. Finalmente consegui tomar o planeta, com uma rodada de atraso, mantendo firme minha penúltima posição. Pessoal aumentou o tamanho da frota, pois um dos objetivos era ter 5 naves (não Fighters) num mesmo sistema. Mas isso também levou a mais receio ao redor da mesa, pois com tanta capacidade de naves em cada local, os ataques, quando ocorriam, eram massivos.
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Na rodada seguinte, com o jogo indo a 10 pontos, os os L1Z1X Mindnet (azul), com a Imperial pela 2a rodada seguida, tinham chances reais de alcançar 10 pontos. Assim, não pude evacuar minhas naves de Mecatol, pois queria forçar o azul a me atacar e, com isso, perder o meu Suporte ao Trono - desta maneira, os os L1Z1X Mindnet (azul) chegariam no máximo a 9 pontos - o que, por sinal, foi o que ocorreu, mesmo perdendo Mecatol pouco depois para os Vuil'Raith, pois perdi, mas sequelei uma porção de naves e mechas. Contudo, o azul não chegou em 9 pontos sozinho: quase como que por um truque de mágica, os Jol-Nar (roxos), que tinham de pouco pra nada, estava com 9 pontos também! Eu tinha me recuperado, após fazer 2 objetivos de 2 pontos, e estava com 8, junto dos Titans of Ul; enquanto os Naaz-Rocka tinham 7 e os Vuil'Raith, 6. Com 2 jogadores com 9, e um objetivo de 1 ponto, o mais fácil (gastar 8 de influência), finalmente aberto, era sabido por todos que aquela seria a última rodada. Com o Speaker, escolhei primeiro a carta, e não podia deixar a Imperial chegar nos Jol-Nar (que escolhiam por 3o). Eu não queria a Imperial, pois sentia que iria tomar e depois segurar Mecatol a ponto de pontuar ali, e sendo o 8o na fase de status, jamais venceria. Mas que opção eu tinha, né?
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Então fui salvo! Os Titans of Ul usaram uma carta que me obrigou a escolher outra carta, pois eles que queriam pegar a Imperial: se tivessem me falado, eu teria deixado! Dessa maneira, sabendo que a Imperial não chegaria no roxo, peguei a carta que eu realmente queria: a 1, na esperança que, se ninguém vencesse na fase de estratégia, eu levaria na fase de status. Sei que era possível que os Titans pontuassem um objetivo e um secreto na fase de estratégia, mas era um risco que eu tinha que correr. A rodada foi com alto nível de tensão, mas pouco de fato ocorreu. Houve uma série de ataques aqui e acolá, mas de pouca consequência: os que mais tiveram foram envolvendo os L1Z1X Mindnet (azul), primeiro num local onde converteram uma doca (chegando a 7 estruturas, o que era um objetivo de 2 pontos) e, depois, ao tentaram invadir o planeta natal dos Jol-Nar (roxos) - no que falharam, devido à uma absurda rolagem de PDS -, pois com a carta 6, os L1Z1X pontuavam depois dos Jol-Nar, que tinham a carta 2. A chance da vitória na fase de estratégia estava com os Titans, mas que sequer tentaram tomar Mecatol. Todavia, pegaram um objetivo secreto que conseguiram cumprir na fase de ações, e também chegaram a 9 pontos.
Só que não houve outras pontuações. Na rodada, só fiquei colocando naves para me defender, pois sabia que tinha meus 2 pontos garantidos na fase de status - era só preciso não perder controle de algum planeta de meu sistema natal, o que não ocorreu, até porque, devido à uma tecnologia particular da facção, minha estruturas impediam naves de passar pelos meus sistemas. Com isto, na fase de status, eu fiz 2 pontos (de um objetivo de 1 ponto e 1 objetivo secreto) e, com a carta 1, o fiz antes dos demais, chegando a 10 e encerrando a partida. Assim, vitória dos Argent Flight!
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Final:
Tiago (Argent Flight) - 10 pontos
Ronald (Universities of Jol-Nar) - 9 (2)
Cesar (L1Z1X Mindnet) - 9 (7)
Luis (Titans of Ul) - 9 (8)
Gabriel Miranda (Vuil'Raith Cabal) - 7 (3)
Adriano (Naaz-Rocka Alliance) - 7 (6)
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E foi isso! Att,