Apesar de a caixa de Munchkin recomendar 3 a 6 jogadores (porque a alma do jogo é a negociação e a traição em grupo), é totalmente possível jogar com 2 pessoas. No entanto, o jogo se transforma: deixa de ser político/social e vira um duelo direto e rápido.
Como não existem regras oficiais para 2 jogadores, a comunidade criou adaptações ("House Rules") para equilibrar a partida. Abaixo organizei as melhores práticas para que o jogo funcione bem nesse formato.
1. Regras Essenciais Adaptadas
Para o jogo não quebrar, você precisa alterar estas três mecânicas principais:
A. Caridade (Fase de dar cartas)
Regra Original: Se você tem mais de 5 cartas na mão, deve dar as excedentes para o jogador de menor nível.
Problema em 2 Jogadores: Dar cartas boas para seu único inimigo é suicídio estratégico.
Nova Regra: Se tiver excesso de cartas, apenas descarte-as na pilha de descarte. (Ou, para um jogo mais difícil, coloque-as no fundo do baralho de Porta/Tesouro, removendo-as de jogo temporariamente).
B. Pedir Ajuda
Regra Original: Você pode pedir ajuda para matar um monstro em troca de tesouros.
Problema em 2 Jogadores: Por que eu ajudaria meu único oponente a ganhar níveis e ficar mais forte? O jogo trava se ninguém ajuda, ou acaba rápido demais se um ajuda o outro.
Nova Regra: Proibido pedir ajuda. Cada combate é "você contra o mundo". Isso torna classes que lutam bem sozinhas (como Guerreiro) muito mais valiosas.
Exceção: Se quiserem um jogo mais amigável, permitam ajuda apenas uma vez por jogo por pessoa.
C. Trocas
Nova Regra: Como é difícil negociar com o inimigo, vocês podem criar um "Mercado".
Uma vez por turno (fora de combate), você pode descartar 2 Itens da sua mão ou mesa para comprar 1 Tesouro fechado do topo do baralho.
D. Ritmo de Jogo: O Duelo
Em 2 jogadores, o jogo é muito mais rápido. Para compensar a falta de oponentes jogando maldições em você, use estas variantes para aumentar a tensão:
Fase "Ouvir na Porta" (Opcional, mas recomendado): Antes de chutar a porta (abrir a carta do topo), você pode comprar uma carta de Porta fechada para sua mão.
Por que fazer isso? Isso enche sua mão de Monstros e Maldições para jogar contra o oponente. Em 2 jogadores, você precisa ser o monstro que ataca o outro jogador.
E. Vitória Mais Difícil:
Como é mais fácil subir de nível sem 3 pessoas te atrapalhando, considere jogar até o Nível 15 ou exigir que o nível final seja ganho matando um monstro de Nível 10 ou superior.
Resumo Rápido para Começar Agora
Mecânica
Como jogar com 2 Pessoas
Caridade: Descarte as sobras (não doe para o oponente). Combate: Ninguém ajuda ninguém. É 1x1.
Mão Inicial: Comece com 4 cartas de cada (padrão) ou 5 de cada para acelerar.
Estratégia: Guarde cartas de "Monstro Errante" e Maldições. Você é o Mestre da Masmorra do seu amigo.