Chinini::Prezados,
Já faz um bom tempo que eu deveria ter escrito um tópico sobre o balanceamento dos mapas de Terra Mystica, mas a combinação de preguiça com pouco tempo livre fez com que essa publicação fosse sendo adiada. Porém, encontrei uma oportunidade perfeita neste tópico e, depois de alguns comentários de entusiastas, finalmente consegui sair da inércia.
Certa vez, pesquisando sobre o balanceamento de mapas em Terra Mystica, me deparei com uma coletânea de artigos (ciência de qualidade!) em que os autores* utilizam o alcance das diferentes raças, junto de algoritmos de otimização, para gerar mapas balanceados para o jogo. TM = Terra Mystica, não Terraforming Mars. Não aceitem imitações.
Os veteranos já sabem que eu não posso compartilhar links, então pesquisem por: [1] Using Tabu Search Algorithm for Map Generation in the Terra Mystica Tabletop Game
e também por [2] Map generation and balance in the Terra Mystica board game using particle swarm and local search *Esses autores produziram outros trabalhos sobre o mesmo tema; basta seguir as referências para encontrá-los.
Assim, convido todos os entusiastas do jogo a testarem esses mapas diferentes, ou até mesmo a esquentarem ainda mais o tópico com discussões sobre o assunto. Para aqueles que fazem parte da interseção entre os conjuntos FTM e MEB (FTM = fãs de Terra Mystica; MEB = matemáticos/entusiastas/boardgamers), deixo o convite para incluir as condições de setup do jogo e tentar otimizar outras versões de mapas. Eu garanto que isso pode ser bem divertido.
E, para quem se interessa pelo tema, mas não quer ir atrás dos artigos, deixo aqui duas versões de mapas retiradas da referência [2].