A Editora Conclave enviou à Ludopedia e publicou no Catarse um comunicado oficial em resposta às recentes declarações da Go On Board sobre o processo de entrega dos kits de correção do jogo The Witcher: Old World.
Segundo a editora brasileira, este é seu “último pronunciamento” sobre o assunto, uma vez que, conforme informado pela Go On Board, a responsabilidade pela linha TThe Witcher: Old World no Brasil passará a ser assumida diretamente pela editora polonesa, em parceria com outra empresa nacional.
O comunicado completo pode ser lido na íntegra abaixo.
"Um Último Pronunciamento
Fãs de The Witcher,
Toda moeda tem pelo menos dois lados, inclusive a do bruxo.
Fomos surpreendidos por uma publicação da Go on Board, na qual a mesma declara a decisão unilateral de assumir a entrega dos kits de Correção dos jogos, agora em parceria com outra empresa brasileira, e dá outras informações a respeito do processo, porém, sem pormenorizar alguns fatos preponderantes para a narrativa criada.
Não queremos aqui criar uma guerra de narrativas e nem justificar nada. Nossa intenção é apenas esclarecer pontos importantes omitidos na declaração da GoB. Por isso, de antemão, uma vez que após a decisão da GoB anunciada em sua declaração no dia 10 de novembro de 2025 (porém ainda não formalizada à Conclave pelos canais corretos), a responsabilidade pela linha The Witcher: Old World no Brasil sai das mãos da Conclave, esta é a nossa última atualização. A partir deste ponto, conforme expressado pela GoB, unilateralmente, qualquer solicitação acerca do produto deve ser feita diretamente a eles ou à empresa por eles apontada para representá-los no Brasil.
Kits de Correção
Iniciando sobre a reposição dos componentes com erros, como é sabido, tão logo verificamos os problemas, juntamente com a comunidade do The Witcher do Brasil, iniciamos todo o processo de verificação e correção dos erros. Aqueles que participaram desta empreitada puderam perceber que é um trabalho árduo e mesmo com uma grande equipe de entusiastas do jogo totalmente engajada na correção, o material precisou ser revisto diversas vezes até chegar à versão atualizada e corrigida. Todo esse material foi disponibilizado em um drive e depois de recebermos a aprovação da comunidade, o drive foi disponibilizado para a fábrica reimprimir.
Ao mesmo tempo, como sabem, assim que verificamos o problema, fizemos contato com a fábrica - Long Pack, na China. Os responsáveis pela produção do jogo na fábrica, sabendo que tais problemas não eram afetos somente à edição Brasileira, mas também houve falhas nas edições Francesa, Italiana e de alguns outros países, prontamente responderam que estavam dispostos a fazer a reposição de todo o material. Solicitaram uma lista do que deveria ser reposto, a qual, assim que toda a comunidade finalizou a verificação de tudo, disponibilizamos. Importante ressaltar que nesta lista separamos o que havia sido falha de produção da própria fábrica (os mais gritantes e problemáticos) e o que havia sido problema da localização do produto pela Conclave.
Seguido a isso, disponibilizamos todos os arquivos corrigidos e ficou acertado com a fábrica o seguinte: a Long Pack arcaria com os custos de produção dos materiais cuja falha na produção foi de sua responsabilidade e a Conclave arcaria com o custos tanto do restante dos materiais, como transporte para o Brasil, impostos e envio para os apoiadores e adquirentes dos produtos no Brasil.
Aqui cabe um adendo importante que não havíamos mencionado antes para preservar a boa relação com a GoB: TODOS os arquivos do jogo, antes da impressão final, foram submetidos à equipe de design e localização da GoB. Eles inclusive fizeram apontamentos e solicitaram correções, as quais foram feitas por nosso time de design e submetidas novamente a eles. A impressão final do produto só foi realizada após a aprovação da GoB e de seu time de controle de qualidade.
Os próximos passos seriam a produção pela Fábrica e o envio para o Brasil para que pudéssemos enviar a todos. Porém, a partir deste ponto paramos de ter respostas da fábrica ou, quando as tínhamos, elas eram evasivas ou solicitavam novas contagens de componentes e novas listas, as quais províamos pacientemente, até o ponto em que demandamos uma informação mais clara e precisa de quando o material seria finalizado para coletarmos. Neste momento a resposta que obtivemos é de que a GoB não havia autorizado a impressão do material.
Ao mesmo tempo, após vários meses sem contato da GoB, recebemos um e-mail da mesma, assinado por uma nova pessoa, a qual nunca havia feito qualquer contato com a Conclave, solicitando informações a respeito das reposições e tratando como se a Conclave não tivesse se movido para fazê-las. Obviamente que respondemos com todas as informações de e-mails trocados com a Long Pack, desde aqueles em que eles se comprometiam a fazer a reimpressão dos arquivos até o momento em que declararam que não estavam autorizados pela GoB a fazê-lo.
A resposta que obtivemos da GoB foi um novo pedido de lista de componentes a serem corrigidos, como também dos arquivos corrigidos. O que prontamente fornecemos. Em seguida, nos informaram sobre a possibilidade de eles mesmos enviarem os kits de correções a todos, o que informamos que inviabilizaria o processo para os apoiadores, pois estes materiais certamente seriam taxados e todos teriam que arcar com taxas afaldegárias e tributação. Ainda, a GoB solicitou os dados dos apoiadores e informamos que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados estaríamos impedidos de fornecer sem o consentimento de todos (aparentemente fizeram a mesma solicitação ao Catarse, e receberam a mesma resposta).
Enfim, a obrigação de prover e entregar estes kits era da Conclave e não queríamos fugir desta responsabilidade, mesmo que não fôssemos seguir com a linha The Witcher: Old World ou continuar trabalhando com a GoB. Nossa preocupação era com os apoiadores e com a necessidade de todos receberem o material corrigido sem custos.
Uma Suposta Dívida
A GoB então informou que só autorizaria a fábrica a seguir com a impressão do material corrigido se 1) a Conclave arcasse com TODOS os custos de produção do material (inclusive aqueles cujo erro foi da própria fábrica) e todos os custos de transporte, tributação e entrega dos materiais; 2) a Conclave fizesse o pagamento de um suposto débito existente com a GoB, cujo valor foi apontado com variações diversas vezes.
Sobre o item 1 citado anteriormente, nós já havíamos concordado em custear transporte, tributos e a produção dos itens de nossa responsabilidade. Mas não poderíamos concordar e pagar por um tabuleiro de jogador impresso em inglês, fichas de cidades impressas erradas e monstros impressos com frente e verso iguais (itens que recebemos, todos com provas corretas e o erro aconteceu na fábrica, quando da produção em massa). Ainda, como dissemos anteriormente, todo o material passou pelo crivo da GOB. Então, no mínimo, essa responsabilidade seria compartilhada. Mas ainda assim, se isso fosse resolver a questão, nos disporíamos a aceitar, porém precisaríamos de prazo para pagamento, pois são custos que extrapolam a operação usual da empresa.
Sobre o item 2 mencionado acima. Temos que retornar ao dia 03 de junho de 2021, quando a campanha de financiamento do jogo completava seu quarto dia no ar e já era um estrondo, batendo diversos recordes de arrecadação e chamando a atenção de muita gente, inclusive da própria GoB. Neste dia, recebemos um e-mail do Sr. Łukasz Woźniak, autor do jogo, informando sobre uma proposta de alteração no preço dos produtos do jogo. Em suma, ele informava que por algum equívoco havia nos passado preços errados e percebeu, ao ver nosso financiamento, que havia algo distoante, pois os nossos preços não estavam compatíveis com o valor real de produção + royalties dos produtos. Eles estavam informando o aumento do preço dos produtos com o financiamento em andamento, nos dias de pico de arrecadação.
É claro que não concordamos e seguimos discutindo, pois não era razoável mudar as regras com o jogo em andamento. Fizemos uma chamada de vídeo para tentar resolver a questão e no dia 08 de junho de 2021, precisamente às 13:19, recebemos um novo e-mail com uma nova tabela de preços dos produtos, segundo ele, ajustada para se enquadrar nos “novos conteúdos” das caixas e nos convidando a discutir para chegarmos a valores satisfatórios para ambas as partes. Somente no dia 10 de junho de 2021, às 4:31 da manhã, recebemos a nova proposta de preços, com novos preços para todos os produtos da campanha (desde os jogos base até expansões, playmats, moedas, dados etc.). Foi nesta mesma data que enviaram materiais das expansões para disponibilizarmos na página de nosso financiamento, o que representou um novo pico de arrecadação no dia seguinte.
Forçadamente, tivemos que aceitar o reajuste, pois não havia como alterar os valores do financiamento em andamento (impossibilitado tanto por questões de sistema quanto por considerarmos que não é razoável mudar as regras com o jogo andando, como foi feito pela GoB). Decidimos, portanto, absorver o prejuízo desta alteração de preço e seguir em frente. Isso somou um valor que não estava no planejamento de custos do projeto.
Após isso, em 2023, quando a nossa produção foi realizada separadamente com a produção do financiamento internacional e conjuntamente com a produção das versões retail em inglês, tivemos o problema com o Pantone, já mencionado em uma atualização no Catarse. Momento este em que foi necessário converter todos os arquivos para o formato CMYK, o que foi feito por nossa equipe, prontamente, de modo alinhado com os designers da GoB e com a Fábrica, de modo a garantir a compatibilidade dos produtos e manter a qualidade da produção inicial. Porém, quando todos os arquivos estavam prontos para serem impressos, recebemos uma mensagem, desta vez do senhor Michal Gryn, com a invoice atualizada de pagamento da produção e nesta invoice foi incluída uma taxa de valor bastante significativo que seria para cobrir custos com atrasos, recriação de arquivos etc.
Novamente, tivemos que aceitar, forçadamente, uma vez que não aceitar tal custo significaria que o jogo não seria impresso naquele momento, junto com outras produções e se decidíssemos discutir ali, perderíamos a janela de impressão, o que implicaria em uma impressão muito mais cara e a depender de uma nova janela na fábrica.
Com todas essas mudanças de valores, decidimos absorver tais custos, mesmo que isso inviabilizasse o produto economicamente e representasse prejuízo para a Conclave, pois nosso objetivo era ter o produto nas mãos daqueles que nos apoiaram e acreditaram na ideia. E, a partir deste ponto, considerando todos os extras agregados aos custos que foram imputados pela GoB posteriormente, o que tentamos foi negociar uma forma de pagamento razoável para o prejuízo ser menor para a Conclave.
No dia 03 de outubro de 2025 a Sra. Anna, que havia nos contatado sobre as correções, nos enviou um e-mail de cobrança apontando um novo valor, aproximadamente 60% maior que o valor supostamente devido e exigindo pagamento integral até o final do mês, do contrário, eles assumiriam de volta tanto a linha The Witcher: Old World no Brasil quanto a entrega dos kits de correção. Ainda que tenhamos tentado discutir, o resultado, como devem saber, foi uma declaração da GoB, a qual não passou por nós.
Uma ressalva importante, caso não tenhamos sido claros, é de que os valores apontados do suposto débito pela GoB já se alteraram em diversos e-mails e, como dito, tais valores referem-se a aumentos e taxas imputados por eles com todo o processo em andamento, o que nos tornou partes hipossuficiêntes para discutir ou declinar.
Sobre Cobrança e Sigilo
Entendemos que há questões que aconteceram nos bastidores deste projeto que se focam em discursões exclusivas das relações comerciais entre ambas as empresas e que não cabem ser colocadas publicamente, pois isso fere princípios básicos de moral e de confidencialidade comercial, além de, principalmente, princípios legais.
Por esta razão, a Conclave nunca trouxe ao público as questões de aumentos de valores e taxas impostas pela GoB e nem da participação ativa da empresa na revisão dos arquivos pré-impressão. Todos os e-mails trocados entre as empresas possuem, em ambos, um termo de confidencialidade, o que, por lei, impede sua propagação externa, sobretudo de maneira unilateral e ilícita.
Ao público, aos participantes do financiamento e aos clientes, cabem informações sobre o andamento do projeto (que não perpassam relações comerciais entre as empresas), receber os produtos e, neste caso específico, receber as correções dos mesmos.
Publicar uma declaração apontando problemas de relação com a Conclave soa como uma tentativa torpe de expor a empresa de maneira indevida e ilícita aos seus clientes, causando, potencialmente, prejuízos de ordem material e moral à Conclave, sem efetivamente apontar soluções para o problema da entrega das correções do produto. Se a GoB entende, efetivamente, que há um débito da Conclave para com ela, ela tem mecanismos para fazer esta cobrança, se entende que é legítima, sem, no entanto, prejudicar os consumidores do produto que devem e merecem receber suas reposições.
Daqui para frente
Por fim, como informamos no início deste extenso texto, a GoB tomou a decisão unilateral de assumir a produção e a entrega dos materiais de correção. Portanto, a partir do momento em que isso foi declarado, toda e qualquer responsabilidade sobre o jogo passa a ser da GoB, conjuntamente com alguma empresa parceira, indicada para representá-la no Brasil. A Conclave não tem mais qualquer responsabilidade sobre o material.
Mas nosso objetivo sempre foi de que todos tenham o jogo perfeito e correto em mãos. Foram meses de trabalho de tradução e localização para que vocês possam imergir cada vez mais no universo de The Witcher. Então, iremos colaborar no que estiver ao nosso alcance para que vocês recebam os kits de correção o mais breve possível.
Para que isso ocorra, um primeiro passo seria a entrega dos dados dos que devem receber os kits para a GoB. Como dissemos anteriormente, a Lei Geral de Proteção de Dados nos impede de compartilhar os dados de todos sem o devido consentimento. Portanto, solicitamos o preenchimento do formulário no link abaixo com os dados solicitados, de modo que a GoB, exclusivamente, tenha acesso a estas informações:
https://forms.gle/Xfqxui1Sri7jxTPMA
Encerramos aqui nossa participação neste projeto, nossa parceria com a GoB e nossa responsabilidade pela linha The Witcher: Old World no Brasil. Esperamos, de coração, que tudo se resolva para todos de maneira rápida, sem quaisquer prejuízos e da melhor maneira possível.
Seguimos com muitos outros jogos incríveis e divertidos para públicos de todos os tipos e idades. Afinal, nosso slogan é: Todos os Universos estão aqui!
Obrigado pela paciência, compreensão e confiança."