Post original: https://punchboard.co.uk/solstis-review-peak-tile-placement/
Análise do Solstis – Posicionamento máximo dos ladrilhos?
Uma cópia de análise de
Solstis foi gentilmente cedida pela Hachette Boardgames UK . As opiniões e os pensamentos são meus.
Confesso. No momento, adoro jogos em caixinhas. Então, quando Solstis chegou à minha casa, fiquei animado. Fiquei ainda mais animado sabendo que era um jogo de um certo Monsieur Bruno Cathala. Comecei a me dedicar a esse hobby com jogos de colocação de peças, como tantos outros, em jogos como Carcassonne e Zooloretto , então sempre fico feliz em ver um novo. Principalmente um que reúne tanta diversão em uma caixinha minúscula e 15 minutos do meu tempo. Solstis é ótimo.
Inclusas na caixinha estão peças que compõem uma vista panorâmica da montanha. Cada peça é única e indica em qual linha e coluna está localizada. Sua tarefa é coletar e posicionar peças de forma a criar áreas grandes e contíguas de montanha e, sempre que possível, traçar rotas de baixo para cima. Seria fácil se não fosse pelo segundo jogador chato, que também está fazendo a mesma coisa com a mesma pilha de peças compartilhada.

O jogo é simples. Você tem três peças na mão e há um mostrador de peças no centro da mesa. Joga uma peça da sua mão e escolhe qualquer uma das outras peças disponíveis que tenham um número correspondente (o número indica a qual coluna elas pertencem). Em seguida, coloque a peça jogada e a peça capturada em seu próprio panorama pessoal. Se não houver nada no mostrador que corresponda a um número da sua mão, pode adicionar uma peça ao mostrador, retirar uma peça aleatória da pilha e ver se ela corresponde. Se mesmo assim não der certo, você pega uma peça arco-íris, que é curinga e pode ir para qualquer lugar.
Mostre algum espírito
Você já aprendeu praticamente tudo o que precisa para jogar Solstis, com exceção das peças que adicionam mais caos ao jogo: as peças espirituais. Se completar um grupo de peças 2x2 no seu turno, poderá pegar algumas peças da pilha de espíritos virada para baixo, selecionar uma e colocá-la no local onde as quatro peças se juntam. Quaisquer espíritos que não escolher voltam com a face para cima, e bônus espirituais futuros também podem ser escolhidos a partir deste descarte.
Os espíritos realmente jogam os gatos entre os pombos. Alguns dão um bônus imediato, como "jogar outra vez" , enquanto outros oferecem oportunidades de pontuação no final do jogo. Obter as peças de fim de jogo cedo é ótimo, pois pode lhe dar um rumo para sua construção, que de outra forma seria inútil.
Solstis é um daqueles jogos em que precisa manter a cabeça no lugar. Saber o que seu oponente está fazendo é tão importante quanto saber o que você está fazendo. Não adianta apostar naquela peça que une duas grandes seções e uma grande pontuação, só para não perceber que ela já está no panorama do adversário.
Falando em outras pessoas, Solstis é um daqueles jogos que pode jogar e praticar mesmo quando não há um jogador na mesa. Há um oponente solo muito simples que pode enfrentar e que imita outra pessoa. Ele tem o mesmo DNA de todos os bons bots: jogar o turno deles exige quase nenhum esforço mental da sua parte. Isso significa que pode se concentrar no que quer fazer o tempo todo e simplesmente jogar o turno do bot sem esforço.
Considerações finais
Solstis é um jogo que leva apenas de dez a quinze minutos para jogar, então esta não seria uma análise particularmente longa. Não é o tipo de jogo que levaria para a sua noite de jogos local para se envolver por três horas, mas preenche muitas outras lacunas interessantes. É o jogo perfeito para começar ou terminar aquela mesma noite de jogos, por exemplo. É mais um daqueles jogos que eu acho ótimo para aquele intervalo entre pedir sua comida no bar e ela chegar, embora Solstis precise de uma mesa de tamanho decente.
No início, fiquei decepcionado com os componentes. As peças de papelão são úteis, mas não são especialmente grossas. Mas, quando você começa a jogar, elas são estranhamente satisfatórias. O pequeno baque ao colocá-las na mesa é ótimo, e elas têm um tamanho e formato incomuns, o que as torna divertidas de jogar. As peças espirituais são as estrelas, no entanto. Não sei bem em que são impressas, mas parece madeira balsa fina e são realmente muito agradáveis ao toque.
Bruno Cathala é um gênio ( Sea Salt & Paper , 7 Wonders Duel , Jamaica , entre outros), e Solstis, com a ajuda do codesigner Corentin Lebrat, não é exceção. A colocação de peças está obviamente em seu sangue, como Kingdomino e seus diversos spin-offs provaram, e Solstis é outro belo exemplo de seu trabalho. A arte de Manu Gorobeï é linda, é simplesmente uma caixinha maravilhosa de diversão.
Por Adam Richards
https://punchboard.co.uk/
Traduzido*** por
Marcelo Gama
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.