MatheusAleM::Legal o texto, amigo!
Na real eu acho que a comunidade de jogadores de board games superestima demais a complexidade dos jogos. Claro que alguns são mais rasos e outros mais profundos, mas sinceramente nunca vi um manual que não pudesse ser entendido por um adolescente alfabetizado. Quando a pessoa não entende o jogo, não é porque ela não tem o intelecto necessário, é só porque ela ficou com preguiça de ler até entender mesmo. Se o cara quer me pegar o manual de um Betrayal of the Second Era (90 páginas) ou um Mage Knight da vida (peso 4.66) e entender em 15min igual ele fez quando jogou Azul, é claro que ele vai se frustrar e achar difícil, mas não é porque as regras são complexas, é só porque não dá tempo de absorver tudo em 15min.
É curioso que se a gente pegar outro hobbies que envolvem regras e leituras, por exemplo RPG de mesa e wargames (Warhammer etc.), essa conversa de "jogo complexo" dentro das comunidades não existe, e a gente tá falando de dezenas de livros com centenas de páginas de regras sobre um único jogo. Em mais de 20 anos jogando RPG, eu jamais ouvi jogador falando algo do tipo "esse jogo é muito complexo para iniciantes, você deveria começar por algo mais leve", enquanto nos board games esse é um discurso que eu sempre ouço e muitas vezes acompanhado de um certo elitismo e prepotência por parte de um marmanjo que se acha mais esperto porque entendeu o manual de um jogo voltado pro público juvenil, rs. Parece-me que rola uma artificialização da complexidade pra tentar tornar os board games mais intelectuais do que eles realmente são.
Isto dito, acho que a IA pode ser útil no entendimento de jogos sim, mas mais no sentido temporal, de agilizar seu entendimento, e não no sentido de te ensinar algo que sem ela você teria dificuldade de compreender. Da próxima vez que alguém ler um manual e achar intransponível, creio que antes de jogar no chat GPT essa pessoa deveria só ler de novo com mais calma!
Eu tenho a mesmo opinião, MatheusAleM. Eu jogo PlayStation desde a primeira versão e nunca precisei de "ajudantes" para entender como se joga.
Mas, convenhamos, uma coisa e ter um recursos visual fácil (aperte X e ele pula) e outro caso é ler num Manual
"o Shuttle se move; então todos decidem se viajam (gratuito se você estava no lado de onde o Shuttle saiu; caso contrário precisa descartar um Ship do seu Hangar). Ao viajar há produção e recolhimento de colonistas. Missões progridem quando jogadores contribuem." 
Realmente, tem momentos que uma ajudinha vai bem.
Eu sigo os canais no Youtube do @
Romir, do @
dejogoemjogo, e tantos outros, que nos ajudam muito a conhecer e entender determinados jogos.
De qualquer forma, os jogos de tabuleiros estava aqui antes das IAs e irão ficar aqui após as IAs - afinal, cartas não precisam de internet para funcionar...
Abraços!