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  4. Como a IA pode me ajudar a entender jogos complexos?

Como a IA pode me ajudar a entender jogos complexos?

On Mars
  • avatar
    MPS Ferlet13/11/25 09:13
    avatar
    MPS Ferlet
    13/11/25 09:13
    120 mensagens MD

    Fala, Ludonautas!


    Eu tive a ideia de escrever esse Artigo por causa de um debate acalorado na Coluna "Por trás do Board" do @Rafa Carvalho (que diga-se de passagem, fez um texto muito bom sobre o jogo Tzolk'in: O Calendário Maia) acerca do uso de Inteligência Artificial para nos ajudar a entender melhor os jogos de tabuleiro. E vale a pena conferir o trabalho dele.


    Pois bem... Sabe quando bate aquela vontade de explorar um jogo novo, a gente até abre a caixa, folheia o manual... mas, ao se deparar com um texto de 20 páginas ou mais :woot:, parece que um nó se forma nos pensamentos? É aquela sensação de "por onde começo?", seguida de um frio na barriga. Muitas vezes, essa etapa inicial — essencial para a diversão — acaba se tornando uma barreira tão grande que o jogo volta para a prateleira, ainda lacrado de expectativas. A verdade é que a complexidade não precisa ser um impedimento, e é aí que a teccnologia pode entrar como uma grande aliada.


    Pesquisas e artigos especializados já começam a destacar o papel da IA como suporte para descomplicar regras de jogos de tabuleiro, como é o caso do rafaelevoinfo que escreveu aqui na Ludopedia "Próximo Manual – Um chatbot para ajudar com regras" ou esse artigo no BoardGameNerd "The Future of Board Games and AI: An Emerging Player in Design and Gameplay" Em fóruns e sites do hobby, discutem-se cada vez mais ferramentas que resumem, explicam e simulam situações de jogo de forma clara e objetiva. A IA não substitui a leitura do manual — que é muito rico em detalhes e exemplos —, mas atua como um guia interativo, capaz de responder dúvidas específicas e reorganizar o conteúdo de maneira que faça sentido para o jogador. É como ter um "professor particular", disponível 24 horas por dia, só para te ajudar a desvendar os segredos do jogo. ;)


    Para colocar isso à prova, decidi fazer um teste com um dos títulos mais desafiadores do cenário: On Mars, que possui uma complexidade avaliada em incríveis 4.47/5!


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/bdb48_171478_m.jpg https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/e60e5_142659_m.jpg https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/99012_142660_m.jpg



    Então, o que eu fiz:
    * Baixei o Manual do jogo em Inglês (PDF);
    * Anexei ao ChatGPT (conta grátis mesmo, ok?) e mandei o comando: "explique como se jogo de modo extremamente fácil em português BR e sem faltar nenhuma de suas regras importantes."
    E aqui está o resultado (CTRL+C / CTRL+V :D):



    Vou explicar On Mars em português, de forma extremamente simples, cobrindo todas as regras importantes sem perder nada essencial. Vou primeiro dar um “guia rápido pra jogar agora” (passo-a-passo), depois explicar as regras-chave que você não pode esquecer e, por fim, um mini-resumo de pontuação / fim de jogo. Sempre que eu disser uma regra essencial, ela está no manual (rulebook) que você enviou.

    Guia rápido — jogar em 6 passos (rápido e prático)

    • Setup: monte o tabuleiro (Órbita à esquerda, Colônia à direita), coloque Warehouse com 3 de cada recurso, organize Tech Grid, monte display de Blueprints e as 3 Missões iniciais; cada jogador recebe tabuleiro, 1 crystal no Depot, 3 colonistas nas Living Quarters, 5 ships, 4 bots (3 ao lado + 1 na shelter) etc.
    • Ordem de turno: escolha espaços de Turn Order em sentido horário; quem ficar no espaço mais alto escolhe posição inicial do Shuttle. Jogadores jogam segundo Turn Order.
    • Turno do jogador (Colonization Phase): em seu turno você faz 1 Main Action (do lado em que seu marcador está: Órbita ou Colônia) e opcionalmente 1 Executive Action (antes ou depois). Depois de agir, deite seu marcador para mostrar que já jogou.
    • Main Actions principais (resumo prático):


      • Órbita: Obter Blueprint, Aprender/Desenvolver Tech (R&D), Resupply (pegar recursos/crystals).
      • Colônia: Mover Bots/Rover, Construir Building, Upgradear Building (usando Blueprint), Welcoming Ship (ganha colonistas/bots), Hire Scientist / Take Contract, Exploration com Rover.
        (Detalhes de cada ação abaixo.)

    • Shuttle Phase (fim da rodada): o Shuttle se move; então todos decidem se viajam (gratuito se você estava no lado de onde o Shuttle saiu; caso contrário precisa descartar um Ship do seu Hangar). Ao viajar há produção e recolhimento de colonistas. Missões progridem quando jogadores contribuem.
    • Quando o jogo termina: quando 3 Missões forem completadas (ou se o Colony Level atingir certos patamares que reduzem o número de missões), joga-se a rodada final + mais uma; então pontuações finais. Vou explicar scoring abaixo.

    Regras importantes — não errar (resumidas e diretas)

    • Recursos e armazenamento: seu armazenamento de recursos = número de Shelters que você tem + 1. Crystals ganhos entram abaixo do Depot e só podem ser movidos ao Depot no início do seu próximo turno — cuidado: não pode gastá-los no mesmo turno que ganhou.
    • Colonists (vermelho / teal):


      • Ações com Red Colonist exigem colocar um colonist do seu Living Quarters no slot da ação; se já houver colonists de outras cores, para cada cor diferente presente você paga 1 Crystal ou move 1 Colonist para o Working Area (mesmo para combinar ambas). Em 2-jogadores a contagem é por colonist individual.
      • Ícone Teal Colonist indica que você pode enviar colonists ao Working Area para boostar a ação (ganha efeitos extras) — colonists no Working Area retornam às Living Quarters ao final da rodada se você viajar.

    • Construir Buildings / Complexos & Tech:


      • Você pode colocar um tile próximo (adjacente → cria/expande Complex) ou exatamente 2 hexes distante (standalone). Para criar/expandir um Complex é obrigatório usar um Tech tile do tipo correto; o nível do Tech deve ser ≥ número total de tiles aos quais você se conecta (contando todo o Complex). Ex.: para ligar a um complexo de 2 + 1 standalone = total 3 → precisa Tech level ≥3.
      • Quando criar/expandir Complex você ganha recursos = tamanho do Complex; além disso, se for a primeira vez para aquele tipo, move seu Progress cube para a área de Progress (pontua depois).

    • Mines: para construir um Mine você deve colocar um Colonist do Living Quarters no Mine ao construir; cada Colonist em Mine produz 1 Mineral toda vez que você viaja a Órbita. Mines não estão no LSS.
    • Tech tiles (R&D / usar / desenvolver):


      • Pegar tech do Tech Grid tem custo variável (espaço bottom = grátis; middle = 1 Battery; top = 1 Battery + 1 recurso à escolha). Desenvolver tech move a tile para a direita pagando custo; níveis maiores dão efeitos e valem OP no fim. Você pode usar qualquer Tech tile (seja seu ou de outro jogador) quando um efeito pedir; se usar o tile de outro jogador, esse jogador ganha 1 Oxygen imediatamente e tem opção de desenvolver aquela tile gratuitamente no fim do seu turno.

    • Rover & Bots:


      • Ação de mover dá 2 MPs para Bots e 2 MPs para Rover (cada Crystal no Depot antes da ação pode dar +1 MP adicional). Rovers coletam Crystals ao passar/terminar hex; Bots constroem/definem Building Zones (um bot e hexes adjacentes = zona de construção). Se Rover/Bot termina em Discovery/Research/Crystal, resolve conforme regras (nem sempre pode pegar tile se você já tiver aquela Research).

    • Blueprints e Upgrades (Advanced Buildings):


      • Blueprints permitem transformar um Building em Advanced Building (cada Blueprint é usado uma vez). Upgrades custam 1 Mineral além do Blueprint. Advanced Buildings têm ações executivas (podem ser usadas por Executive action pagando Crystals ou gratuitamente se você tiver o Scientist correspondente trabalhando nela).

    • Executive Actions: você pode fazer 1 por turno (antes ou depois da Main). Elas custam Crystals e dependem de quantos Ships você tem livres no Depot (cada ação corresponde a um espaço). Lembre-se que Crystals são a moeda de Executive Actions.
    • Displacement rule: não deixe mais de uma peça no hex ao final do turno. Se construir/upgradear onde havia Bot/Rover/Discovery, aplique deslocamento ou descarte/recoloque conforme regra.

    [/ul]
    Missões, Shuttle e fim de jogo — o que ativa e cuidado tático

    • Missões: 3 Missões começam na mesa; quando você contribui para uma missão ganha Crystals e move o mission tracker; ao completar a missão (cube atinge check), remova a missão e mova Remaining Missions marker. Coletivamente, 3 missões completadas disparam o fim do jogo (mas Colony Level pode reduzir esse número: nível 3 → só 2 missões; nível 4 → 1; nível 5 → fim automático).
    • Shuttle Phase: mova o Shuttle; então cada jogador decide viajar ou não. Se Shuttle viaja e você estava do lado de onde ele saiu, viaje grátis; se não, descarte um Ship do Hangar para viajar. Viajar ativa produção das suas Advanced Buildings e das suas Colonists em Mines (você coleta os recursos produzidos).

    [/ul]
    Contagem de pontos — o essencial para ganhar (resumo rápido)No final conte:

    • OP por Progress cubes (1/2/4/7/11 para 1/2/3/4/5 cubes).
    • 3 OP por Ship no Hangar.
    • OP por Colonists (posição mais alta do seu colonist track — veja o tabuleiro).
    • OP por Tech tiles (valor indicado sob cada coluna).
    • OP por Advanced Buildings (3 OP cada Level-1; 5 OP cada Level-3). Perda de OP por Blueprints não usados (−3 por Lvl 1, −5 por Lvl 3).
    • Scientists pontuam 3 OP por cada Advanced Building do tipo deles (independente do dono). Em caso de empate: mais Crystals → mais Advanced Buildings → mais Progress cubes → empate compartilhado.

    [/ul]
    Pequenas dicas práticas (evitar erros comuns)

    • Nunca gaste Crystals que você acabou de ganhar (só pode usar no próximo turno).
    • Para criar Complexos, planeje o nível do Tech — construir adjacente sem Tech válido não é permitido.
    • Use colonists no Working Area para boostar ações quando precisar de recursos extras ou para "contar como nível" ao usar Tech em upgrades/exec actions.

    [/ul]

    Pronto! Uma baita ajuda, não? E como eu disse: ler o Manual original do jogo é MUITO importante!


    Além de vencer a barreira das regras, é importante lembrar o quanto os jogos de tabuleiro contribuem para o nosso desenvolvimento. Diferente dos videogames, que processam as regras automaticamente, nos board games somos nós que operamos todo o sistema — o que estimula o raciocínio lógico, a tomada de decisões e a capacidade de estratégia. E os benefícios vão além: a experiência fortalece laços sociais, promove horas de descontração entre amigos e familiares, e ainda exercita nossa interpretação de texto e atenção aos detalhes. Ou seja, cada partida é mais do que diversão: é um treino para a mente.8-)


    No fim das contas, a IA surge não como substituta do nosso amor pelos jogos, mas como uma ferramenta valiosa para aprofundá-lo. Ela ajuda a desfazer o nó inicial, permitindo que a gente foque no que realmente importa: a experiência compartilhada, a estratégia e a imersão no universo que tanto amamos. 


    Então, da próxima vez que aquele manual parecer intransponível, lembre-se: a tecnologia está aí para ajudar — e o jogo, para ser vivido.


    Abraços!

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  • Gabriel Brambil
    10 mensagens MD
    avatar
    Gabriel Brambil13/11/25 09:43
    Gabriel Brambil » 13/11/25 09:43

    Eu uso muito a IA para tirar dúvidas eu falo pra ela você agora é um profissional de boardgame e sabe tudo do manual de tal jogo,  e é especializado em ensinar boardgame, entao ele memoriza e depois eu começo a tirar as dúvidas, o bom que ele usa o manual para falar sobre as dúvidas, já me ajudou muito.
    Mas sim recomendo já pelo menos ter uma noção de como é o jogo eu ter lido o manual pelo menos uma vez, pois as perguntas ficam mais certeiras.

    1
  • MatheusAleM
    234 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM13/11/25 09:52
    MatheusAleM » 13/11/25 09:52

    Legal o texto, amigo!


    Na real eu acho que a comunidade de jogadores de board games superestima demais a complexidade dos jogos. Claro que alguns são mais rasos e outros mais profundos, mas sinceramente nunca vi um manual que não pudesse ser entendido por um adolescente alfabetizado. Quando a pessoa não entende o jogo, não é porque ela não tem o intelecto necessário, é só porque ela ficou com preguiça de ler até entender mesmo. Se o cara quer me pegar o manual de um Betrayal of the Second Era (90 páginas) ou um Mage Knight da vida (peso 4.66) e entender em 15min igual ele fez quando jogou Azul, é claro que ele vai se frustrar e achar difícil, mas não é porque as regras são complexas, é só porque não dá tempo de absorver tudo em 15min.

    É curioso que se a gente pegar outro hobbies que envolvem regras e leituras, por exemplo RPG de mesa e wargames (Warhammer etc.), essa conversa de "jogo complexo" dentro das comunidades não existe, e a gente tá falando de dezenas de livros com centenas de páginas de regras sobre um único jogo. Em mais de 20 anos jogando RPG, eu jamais ouvi jogador falando algo do tipo "esse jogo é muito complexo para iniciantes, você deveria começar por algo mais leve", enquanto nos board games esse é um discurso que eu sempre ouço e muitas vezes acompanhado de um certo elitismo e prepotência por parte de um marmanjo que se acha mais esperto porque entendeu o manual de um jogo voltado pro público juvenil, rs. Parece-me que rola uma artificialização da complexidade pra tentar tornar os board games mais intelectuais do que eles realmente são.

    Isto dito, acho que a IA pode ser útil no entendimento de jogos sim, mas mais no sentido temporal, de agilizar seu entendimento, e não no sentido de te ensinar algo que sem ela você teria dificuldade de compreender. Da próxima vez que alguém ler um manual e achar intransponível, creio que antes de jogar no chat GPT essa pessoa deveria só ler de novo com mais calma!

    9
  • MPS Ferlet
    120 mensagens MD
    avatar
    MPS Ferlet13/11/25 10:53
    MPS Ferlet » 13/11/25 10:53

    Gabriel Brambil::Eu uso muito a IA para tirar dúvidas eu falo pra ela você agora é um profissional de boardgame e sabe tudo do manual de tal jogo,  e é especializado em ensinar boardgame, entao ele memoriza e depois eu começo a tirar as dúvidas, o bom que ele usa o manual para falar sobre as dúvidas, já me ajudou muito.
    Mas sim recomendo já pelo menos ter uma noção de como é o jogo eu ter lido o manual pelo menos uma vez, pois as perguntas ficam mais certeiras.

    Oi Gabriel, essa abordagem é novidade pra mim. Tem IA que é "profissional" ou é treinada para essa finalidade? Deve ser algo muito específico mesmo.
    No meu dia-a-dia eu uso o Gemini para fazer pesquisa de produtos para comprar (um tênis, um celular, um jogo...). Além disso, não tem tanta utilidade pra mim.
    Sei que existem IAs que fazem até mesmo programação e acessam sites via navegador e tudo mais...
    Enfim, foi um texto apenas para ajudar um colega aqui do Fórum.
    Abraços!

    1
  • MPS Ferlet
    120 mensagens MD
    avatar
    MPS Ferlet13/11/25 11:01
    MPS Ferlet » 13/11/25 11:01

    MatheusAleM::
    Legal o texto, amigo!


    Na real eu acho que a comunidade de jogadores de board games superestima demais a complexidade dos jogos. Claro que alguns são mais rasos e outros mais profundos, mas sinceramente nunca vi um manual que não pudesse ser entendido por um adolescente alfabetizado. Quando a pessoa não entende o jogo, não é porque ela não tem o intelecto necessário, é só porque ela ficou com preguiça de ler até entender mesmo. Se o cara quer me pegar o manual de um Betrayal of the Second Era (90 páginas) ou um Mage Knight da vida (peso 4.66) e entender em 15min igual ele fez quando jogou Azul, é claro que ele vai se frustrar e achar difícil, mas não é porque as regras são complexas, é só porque não dá tempo de absorver tudo em 15min.

    É curioso que se a gente pegar outro hobbies que envolvem regras e leituras, por exemplo RPG de mesa e wargames (Warhammer etc.), essa conversa de "jogo complexo" dentro das comunidades não existe, e a gente tá falando de dezenas de livros com centenas de páginas de regras sobre um único jogo. Em mais de 20 anos jogando RPG, eu jamais ouvi jogador falando algo do tipo "esse jogo é muito complexo para iniciantes, você deveria começar por algo mais leve", enquanto nos board games esse é um discurso que eu sempre ouço e muitas vezes acompanhado de um certo elitismo e prepotência por parte de um marmanjo que se acha mais esperto porque entendeu o manual de um jogo voltado pro público juvenil, rs. Parece-me que rola uma artificialização da complexidade pra tentar tornar os board games mais intelectuais do que eles realmente são.

    Isto dito, acho que a IA pode ser útil no entendimento de jogos sim, mas mais no sentido temporal, de agilizar seu entendimento, e não no sentido de te ensinar algo que sem ela você teria dificuldade de compreender. Da próxima vez que alguém ler um manual e achar intransponível, creio que antes de jogar no chat GPT essa pessoa deveria só ler de novo com mais calma!


    Eu tenho a mesmo opinião, MatheusAleM. Eu jogo PlayStation desde a primeira versão e nunca precisei de "ajudantes" para entender como se joga.
    Mas, convenhamos, uma coisa e ter um recursos visual fácil (aperte X e ele pula) e outro caso é ler num Manual "o Shuttle se move; então todos decidem se viajam (gratuito se você estava no lado de onde o Shuttle saiu; caso contrário precisa descartar um Ship do seu Hangar). Ao viajar há produção e recolhimento de colonistas. Missões progridem quando jogadores contribuem." :D
    Realmente, tem momentos que uma ajudinha vai bem.
    Eu sigo os canais no Youtube do @Romir, do @dejogoemjogo, e tantos outros, que nos ajudam muito a conhecer e entender determinados jogos.
    De qualquer forma, os jogos de tabuleiros estava aqui antes das IAs e irão ficar aqui após as IAs - afinal, cartas não precisam de internet para funcionar... ;)

    Abraços!

    4
  • danipeixoto87
    185 mensagens MD
    avatar
    danipeixoto8713/11/25 11:11
    danipeixoto87 » 13/11/25 11:11

    O que mais me chamou a atenção nesse tópico são as fotos... Fizeram um PnP de On Mars.
    Meus parabéns aos envolvidos.

    O que deu de hora trabalhada pra fazer isso dava pra fazer Uber e comprar o original.

    2
  • MPS Ferlet
    120 mensagens MD
    avatar
    MPS Ferlet13/11/25 11:30
    MPS Ferlet » 13/11/25 11:30

    danipeixoto87::O que mais me chamou a atenção nesse tópico são as fotos... Fizeram um PnP de On Mars.
    Meus parabéns aos envolvidos.

    O que deu de hora trabalhada pra fazer isso dava pra fazer Uber e comprar o original.

    kkkkk Não fiz nada, danipeixoto87... Mandei o ChatGPT fazer tudo, até as fotos... :D
    Abraços!

    2
  • eduardodtb
    204 mensagens MD
    avatar
    eduardodtb13/11/25 11:32
    eduardodtb » 13/11/25 11:32

    Tenho salvo um outro tópico que trouxe uma ideia parecida, mas ainda não coloquei à prova.

    1
  • LordAlbuquerque
    12 mensagens MD
    avatar
    LordAlbuquerque13/11/25 12:11
    LordAlbuquerque » 13/11/25 12:11

    Tem um chat gpt pra jogo, chama "game time"
    uso sempre q tenho duvidas em regras

    1
  • MPS Ferlet
    120 mensagens MD
    avatar
    MPS Ferlet13/11/25 12:22
    MPS Ferlet » 13/11/25 12:22

    eduardodtb::Tenho salvo um outro tópico que trouxe uma ideia parecida, mas ainda não coloquei à prova.

    Obrigado!
    Acabei de deixar a minha contribuição lá.
    Abraços.

    1
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