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  3. The Witcher: Old World
  4. Comunicado sobre os fix packs para os apoiadores brasileiros

Comunicado sobre os fix packs para os apoiadores brasileiros

The Witcher: Old World
  • Kmzzy
    245 mensagens MD
    avatar
    Kmzzy14/11/25 06:44
    Kmzzy » 14/11/25 06:44

    No Brasil tudo se esquece em 15 dias. Não será a Conclave que vai fazer demorar 16 dias.

    2
  • pignossus
    15 mensagens MD
    avatar
    pignossus14/11/25 08:09
    pignossus » 14/11/25 08:09

    iuribuscacio::Caros CaueKO, Alloc, Mus4shi, SCCSakura, piogovieira, e demais boardgamers

    Olha, eu posso estar errado e a Conclave acabar se manifestando. Porém, considerando o histórico do nosso mercado de jogos, acho isso pouco provável. Todo mundo sabe que a memória curta é uma das principais características do brasileiro em geral, caso contrário, nós não elegeríamos sempre os mesmos políticos, durante 30 anos ou mais, sem eles fazerem absolutamente nada em favor do povo que os elegeu. E com essa memória curta que as editoras nacionais contam, porque elas fazem uma cagada ao cubo hoje, mas amanhã anunciam o lançamento nacional do novo "jogo superstar de Essen", e aí todo mundo esquece o que a mesma editora fez com o jogo destaque do ano anterior. Por isso, o mais importante para a editora, quando o jogo sai com problemas é deixar de falar dele, e mudar de assunto o quanto antes, de preferência anunciando um novo lançamento para o ano que vem, nos concorridíssimos eventos de spoiler. Quem acompanha o mercado de jogos há mais tempo certamente lembrará da quantidade de board games lançados com problema, ou anunciados e nunca lançados, a respeito dos quais as editoras simplesmente pararam de falar e nunca mais tomaram nenhuma providência, ou sequer voltaram a tocar no assunto.

    Além disso, outro motivo para a Conclave não se manifestar, é que ela não tem motivo algum para fazer isso. Por que ela deveria falar alguma coisa a respeito do The Witcher Old World? A editora já recebeu o dinheiro e entregou o jogo, todo cagado mas entregou. E depois disso poucas pessoas devolveram o jogo e pediram reembolso, com a maioria dos apoiadores, ou ficando com o jogo e jogando do jeito que ele veio, ou engolindo aquela conversa fiada da reposição, ou consertando o jogo eles mesmos.  

    É por isso que eu sempre digo, depois que você pagou ou financiou o jogo, a empresa passa a literalmente cagar para você, e ignorar solenemente suas reclamações. A editora só dá algum valor para o que os apoiadores e compradores acham quando dói no bolso, só aí é que ela toma uma atitude. Um exemplo claro disso foi o Ark Nova, que uma quantidade grande de pessoas, não apenas fez barulho, mas começou a devolver o jogo. Somente aí, quando apareceu um risco real de perder dinheiro é que a editora veio a público reconhecer o problema e começou a resolver. Quem acompanhou esse episódio lembra, que a primeira manifestação da editora em uma live, onde o representante não teve como fugir da pergunta, foi dizer que não havia problema algum com o Ark Nova, e que apenas uma dúzia de jogos deram problema, porque foi essa a quantidade de pessoas que relatou isso em um obscuro formulário no site da editora. Quando a coisa começou a feder, e os jogos a ser devolvido e o dinheiro pedido de volta é que a editora mudou diametralmente de atitude.

    No caso do Old World a COncalve estava era muito satisfeita porque nem a reposição ela teria de fazer, então nem precisaria gastar dinheiro com isso. Agora, o que está preocupando a Conclave deve ser o cancelamento do financiamento coletivo do Near and Far, e o processo de contenção de danos a sua reputação perante às parceiras gringas.   

    Por tudo isso, eu sinceramente acho que seria muito digno que a Conclave se manifestasse, embora fica difícil até imaginar o teor do comunicado. Ela diria que o erro dos arquivos foi dela, e não dá fábrica chinesa? A conclave diria que a tal mudança na paleta de corres foi uma mentira deslavada e apenas uma desculpa pelo atraso? Ela diria que o ano novo chinês teve impacto mínimo no atraso de mais de dois anos? Como é que ela explicaria a nota anterior da mesma Go On Board relatando que a Conclave estourou todos os prazos da tiragem mundial, e que ainda não pagou à editora parceira, conforme relatado na nota atual, mesmo tendo recebido o dinheiro do financiamento anos atrás?

    Considerando eu acho difícil a Conclave dizer alguma coisa, mas como nunca se deve duvidar da cara-de-pau das pessoas, é possível que ainda haja algum comunicado da editora.        

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    Uma pergunta sincera, prezado Iuri Buscácio. Eu jogo bg há quase uma década, mas sempre fui bem desligado da comunidade. Tanto é que nem sabia direito o quão grave foi o caso do The Witcher, e acabei inclusive comprando o Brass Deluxe, algo que hoje sabendo de tudo, não o teria feito. Mas, acredito que chegará tranquilo, porque a Roxley é uma editora muito cuidadosa e com um Customer Support excelente. Ontem eles inclusive disseram no BGG que as contas da Conclave para com eles estão em dia.
    A pergunta é: vale a pena crucificar toda e qualquer editora que errar em algum projeto? entendo que a Conclave aparentemente é um caminho sem volta, a dor e a decepção passaram dos limites, vindo até uma editora gringa na ludopedia expor a situação. Mas, ano passado lembro de muita gente dizendo que eu era maluco de comprar o Ark Nova + expansão da Grok, que era absolutamente inaceitável cogitar isso. E pasme, veio um jogo perfeito, no prazo estabelecido, e hoje está aí em falta no mercado e quando tem é um preço nada a ver, um amigo queria a expansão e não conseguiu na época. Fico meio assim, pois se fosse seguir essa lógica, ninguém mais compraria nada e o mercado morreria. Acho que o trampo de uma editora me parece bem complicado. 
    É uma pergunta sincera, não um passar pano. Estou totalmente passível de ser convecido pela tua base de argumentação.

    4
  • CaueKO
    207 mensagens MD
    avatar
    CaueKO14/11/25 11:43
    CaueKO » 14/11/25 11:43

    iuribuscacio::Caros CaueKO, Alloc, Mus4shi, SCCSakura, piogovieira, e demais boardgamers

    Olha, eu posso estar errado e a Conclave acabar se manifestando. Porém, considerando o histórico do nosso mercado de jogos, acho isso pouco provável. Todo mundo sabe que a memória curta é uma das principais características do brasileiro em geral, caso contrário, nós não elegeríamos sempre os mesmos políticos, durante 30 anos ou mais, sem eles fazerem absolutamente nada em favor do povo que os elegeu. E com essa memória curta que as editoras nacionais contam, porque elas fazem uma cagada ao cubo hoje, mas amanhã anunciam o lançamento nacional do novo "jogo superstar de Essen", e aí todo mundo esquece o que a mesma editora fez com o jogo destaque do ano anterior. Por isso, o mais importante para a editora, quando o jogo sai com problemas é deixar de falar dele, e mudar de assunto o quanto antes, de preferência anunciando um novo lançamento para o ano que vem, nos concorridíssimos eventos de spoiler. Quem acompanha o mercado de jogos há mais tempo certamente lembrará da quantidade de board games lançados com problema, ou anunciados e nunca lançados, a respeito dos quais as editoras simplesmente pararam de falar e nunca mais tomaram nenhuma providência, ou sequer voltaram a tocar no assunto.

    Além disso, outro motivo para a Conclave não se manifestar, é que ela não tem motivo algum para fazer isso. Por que ela deveria falar alguma coisa a respeito do The Witcher Old World? A editora já recebeu o dinheiro e entregou o jogo, todo cagado mas entregou. E depois disso poucas pessoas devolveram o jogo e pediram reembolso, com a maioria dos apoiadores, ou ficando com o jogo e jogando do jeito que ele veio, ou engolindo aquela conversa fiada da reposição, ou consertando o jogo eles mesmos.  

    É por isso que eu sempre digo, depois que você pagou ou financiou o jogo, a empresa passa a literalmente cagar para você, e ignorar solenemente suas reclamações. A editora só dá algum valor para o que os apoiadores e compradores acham quando dói no bolso, só aí é que ela toma uma atitude. Um exemplo claro disso foi o Ark Nova, que uma quantidade grande de pessoas, não apenas fez barulho, mas começou a devolver o jogo. Somente aí, quando apareceu um risco real de perder dinheiro é que a editora veio a público reconhecer o problema e começou a resolver. Quem acompanhou esse episódio lembra, que a primeira manifestação da editora em uma live, onde o representante não teve como fugir da pergunta, foi dizer que não havia problema algum com o Ark Nova, e que apenas uma dúzia de jogos deram problema, porque foi essa a quantidade de pessoas que relatou isso em um obscuro formulário no site da editora. Quando a coisa começou a feder, e os jogos a ser devolvido e o dinheiro pedido de volta é que a editora mudou diametralmente de atitude.

    No caso do Old World a COncalve estava era muito satisfeita porque nem a reposição ela teria de fazer, então nem precisaria gastar dinheiro com isso. Agora, o que está preocupando a Conclave deve ser o cancelamento do financiamento coletivo do Near and Far, e o processo de contenção de danos a sua reputação perante às parceiras gringas.   

    Por tudo isso, eu sinceramente acho que seria muito digno que a Conclave se manifestasse, embora fica difícil até imaginar o teor do comunicado. Ela diria que o erro dos arquivos foi dela, e não dá fábrica chinesa? A conclave diria que a tal mudança na paleta de corres foi uma mentira deslavada e apenas uma desculpa pelo atraso? Ela diria que o ano novo chinês teve impacto mínimo no atraso de mais de dois anos? Como é que ela explicaria a nota anterior da mesma Go On Board relatando que a Conclave estourou todos os prazos da tiragem mundial, e que ainda não pagou à editora parceira, conforme relatado na nota atual, mesmo tendo recebido o dinheiro do financiamento anos atrás?

    Considerando eu acho difícil a Conclave dizer alguma coisa, mas como nunca se deve duvidar da cara-de-pau das pessoas, é possível que ainda haja algum comunicado da editora.        

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    Era mais uma piadinha pra não deixar o assunto morrer kkk.
    Eu acho que esse caso específico não tem precedentes e não da pra comparar com outras falhas de outras editoras. Supostamente eles foram extremamente desonestos tanto com os apoiadores/clientes quanto com seus parceiros comerciais. A gente teve e tem muitos casos de problema com a impressão dos jogos/tratativa das editoras e acho que todas, se procurar bem, tem alguma coisa, o errar é "OK" (se não virar regra, é claro) o que pega mais é como é tratado esse erro, exemplo:
    A Across fez pré venda do Tiranos da Umbreterna e parte do lote molhou, danificou algumas cópias e gerou mofo em outras, eles mandaram e-mail pra todo mundo da pré venda informando e se prontificaram prontamente a realizar as trocas de quem tivesse problema (eu fui um desses casos), se não em engano seguiram a mesma trativa com a galera que comprou depois (imagino que a galera da promofão e ponta de estoque seja exceção), de toda forma achei que foram muito profissionais.
    A MeepleBR supostamente sabia dos erros de impressão no Arcs e "ocultou" as falhas do público, ai acho que foi sacanagem demais... Mas é um caso recorrente? Eles agem de má fé sempre? Eu acredito que não, poderiam ter informado o público (e acho que muita gente iria comprar mesmo assim, o adesivo não afeta muita coisa. O foda é ser feito de troxa) e a imagem deles ficaria limpa pro público (mas ainda não chega nem perto da Conclave). Ai a galera se mobiliza e devolve o jogo, reclama, etc se resguardando no direito do consumidor e eles que corram atrás do prejuízo. (só reclamar no fórum não resolve)
    A Grok tentou diminuir o problema do Ark Nova? Tentou. Mas com a pressão do consumidor que devolveu, reclamou, etc eles se viram obrigados a resolver o problema (e acho que resolveram, sem demorar mais de 1 ano inventando história). Eles agiram da melhor forma possível? Nem de perto, mas são nesses casos que a gente tem que fazer valer nossos direitos e dessa forma forçamos as empresas trabalharem direito. (E isso foi um caso isolado, certo?)
    Eu poderia ficar aqui listando erro de uma infinidade de editoras e ainda ia faltar, o fato é que o volume de jogos que chegam pra gente é alto e é meio impossível que não existam erros... Espero que nenhuma editora siga o exemplo da Conclave, que as que tiveram trativas não profissionais de seus erros aprendam que não compensa ficar em negação (se errou assume e resolve) e que os consumidores de BG entendam que ao receber um produto defeituoso devem seguir as trativas legais que lhes resguardam antes de reclamar em fórum (que nesse caso tem uma função primoroza de avisar os outros consumidores mas não resolve o problema). Sempre vai ter gente tacando pedra em editora por qualquer coisa mas se o processo é transparente terão menos pedras, menos desgaste pros consumidores e pra própria editora.

    4
  • Mus4shi
    16 mensagens MD
    avatar
    Mus4shi14/11/25 11:56
    Mus4shi » 14/11/25 11:56

    O ponto principal é nível do erro e como ele é resolvido. Uma coisa é uma carta errada, outra é um suposto calote internacional e 12 meses de mentiras.
    Não entra na minha cabeça este comportamento bovino, como se devêssemos gratidão as editoras por trazerem jogos absurdamente caros e cheios de erros. Temos o DEVER de pontuar as falhas e lutar por melhorias já que não pagamos nada barato por esses jogos. Ter editora é difícil? Então abra um açougue, uma drogaria, uma quitanda. Só não faça de qualquer jeito pensando que nós somos idiotas em.pagar caro e ter q remendar jogos q deviam, por essência, serem minimamente bem feitos. 
    Erros ocorrem? Sim. Mas devem ser resolvidos com a mesma transparência e rapidez q tiveram na hora de cobrar.
    Mas essa é apenas minha opinião, cada um faz o q quiser. Só lembrem que num nicho pequeno, atitudes bovinas dessas contaminam todo sistema. 

    6
  • iuribuscacio
    3315 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio14/11/25 12:30
    iuribuscacio » 14/11/25 12:30

    pignossus::
    Uma pergunta sincera, prezado Iuri Buscácio... 

    CaueKO::

    Era mais uma piadinha pra não deixar o assunto morrer kkk...


    Caros pignossus e CaueKO

    Meus camaradas, eu não sou um fanático anti-editoras nacionais de jogos, nem quero que todas, absolutamente todas, fechem as portas. Em momento algum eu defendi isso, e nem quero que isso aconteça, até porque são essas empresas que produzem aquilo que eu gosto que são boards games.

    Agora o que eu sou fanaticamente contrário é o modo como algumas das grandes editoras tratam o seu público.

    Vejam só como as coise as não são o que parecem a princípio. Vamos usar o exemplo do Ark Nova e da Grok. O Ark Nova veio com sérios problemas e no final das contas a Grok acabou consertando o jogo. Nem passou tanto tempo assim, e as pessoas já começam a relativizar o que realmente aconteceu, a ponto da Grok começar a ser citada como uma editora idônea, que reconheceu o seu erro e consertou a cagada que ela mesma fez. Isso tudo estaria perfeito, se não fosse um pequeno detalhe. A editora não se arrependeu, reconheceu o erro, se desculpou e começou o processo de consertar o jogo logo que percebeu o problema. A Grok só fez isso porque foi obrigada a fazê-lo, pela repercussão do problema, mas principalmente quando as pessoas começaram a devolver o Ark Nova e pedir o dinheiro de volta. Foi só depois disso que a Grok deu uma guinada de 180º no seu posicionamento, não foi porque a empresa realmente se preocupa com os seus apoiadores e consumidores. Você não tenham dúvida de que, se não fosse o tamanho da repercussão negativa, a Grok teria deixado para lá, exatamente igual ao que a Conclave tentou fazer, sem sucesso com o Old World.

    E essas editoras "fazem escola" e "ditam tendências", porque recentemente ocorreu o caso de um financiamento coletivo, em que a editora lançou a cópia base tão cara, que o preço era superior à versão "de luxe" do jogo, na Kickstarter, e ia deixar por isso mesmo. Como ninguém comprou a ideia, nem embarcou nessa furada, além de reclamar bastante aqui no Ludopedia, a referida editora com a cara mais deslavada soltou uma nota dizendo que "ouviu a comunidade, e por isso resolveu, espontaneamente, reduzir o preço do financiamento coletivo no Catarse, pela metade". É claro que a editora não ouviu a comunidade coisa nenhuma, nem resolveu reduzir o preço "espontaneamente". O que a editora viu é que se continuasse com preço absurdo que ela estabeleceu em primeiro lugar, o projeto não se financiaria, porque apenas meia dúzia de malucos embarcaram nessa furada. Se não fosse isso, o pre;co do financiamento continuaria exatamente o mesmo. 

    O mesmo se aplica ao ARCS da MeepleBR, porque é o cúmulo da falta de vergonha, para não usar expressão mais forte, a empresa não apenas silenciar quanto aos erros do tabuleiro, mas ainda por cima tampar os erros do tabuleiro com as cartas do jogo, no stand da DOFF. Para isso, não tem perdão. Agora veja como seria diferente se ao invés de fazer essa safadeza que a MeepleBR fez, ela tivesse vindo a público espontaneamente, antes do erro ser detectado pela comunidade e dissesse: "olha, houve um erro no tabuleiro do ARCS, que infelizmente nós não temos condições financeiras de consertar totalmente, rodando novos tabuleiros, mas que vamos fornecer etiquetas, e reduzir o preço do jogo em 10%". Obviamente isso não seria o ideal, e algumas pessoas mais radicais, ainda assim reclamariam. Porém eu tenho certeza que muita gente entenderia e preferiria ficar com o jogo assim mesmo e talvez consertar com a etiqueta ou até mesmo nem consertar, porque etiqueta no tabuleiro fica realmente muito feito. Só que essa deveria ser uma escolha dos compradores, que não puderam fazer isso, justamente porque a MeepleBR escondeu o erro.   

    Desse modo, eu acho muito perigosa essa relativização da postura das editoras, quando se considera que elas resolvem os problemas dos jogos, problemas que elas mesmas criaram, como se isso fosse um mérito, quando não é mais do que a obrigação delas e mais ainda, quando elas só fazem isso, quando são compelidas e pressionadas pela comunidade. Por outro lado, no dia em que as grandes editoras de jogos começarem a realmente assumir seus erros e consertar os jogos, sem que a comunidade tenha de se mobilizar e exigir isso, aí sim, eu serei o primeiro a reconhecer a correç!ao dessa nova postura, mas até lá, eu continuo pensando e defendendo o meu ponto de vista. 

    Por fim, esclarecendo mais eu vez meu posicionamento, eu não quero que as editoras nacionais de jogos vão todas à falência. O que eu qeuro é que elas tratem os apoiadores, os compradores, e a comunidade boardgamer em geral com um pouco mais de respeito.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio   

    7
  • iuribuscacio
    3315 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio14/11/25 12:37
    iuribuscacio » 14/11/25 12:37

    Mus4shi::O ponto principal é nível do erro e como ele é resolvido. Uma coisa é uma carta errada, outra é um suposto calote internacional e 12 meses de mentiras.
    Não entra na minha cabeça este comportamento bovino, como se devêssemos gratidão as editoras por trazerem jogos absurdamente caros e cheios de erros. Temos o DEVER de pontuar as falhas e lutar por melhorias já que não pagamos nada barato por esses jogos. Ter editora é difícil? Então abra um açougue, uma drogaria, uma quitanda. Só não faça de qualquer jeito pensando que nós somos idiotas em.pagar caro e ter q remendar jogos q deviam, por essência, serem minimamente bem feitos. 
    Erros ocorrem? Sim. Mas devem ser resolvidos com a mesma transparência e rapidez q tiveram na hora de cobrar.
    Mas essa é apenas minha opinião, cada um faz o q quiser. Só lembrem que num nicho pequeno, atitudes bovinas dessas contaminam todo sistema. 

    Caro Mus4shi

    Meu nobre "espadachim", é exatamente assim que eu penso. O problema não é apenas o erro acontecer, porque nenhuma pessoa ou empresa é à prova de erro, então erros podem ocorrer. 

    O problema real, é o que aquela pessoa ou empresa faz, a partir do erro, para evitar que ele ocorra novamente e principalmente como esse erro será consertado. Se houve erro na tradução/revisão, que se mude a equipe, ou se contrate mais tradutores e revisores. Se mesmo assim o erro aconteceu, a empresa que venha a público reconheça o erro e o conserte, sem ser compelida a isso pela pressão da comunidade. Qualquer coisa diferente disso é conversa fiada, para enganar boardgamers incautos e fazer boi dormir.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    4
  • pignossus
    15 mensagens MD
    avatar
    pignossus14/11/25 13:20
    pignossus » 14/11/25 13:20

    iuribuscacio::
    pignossus::
    Uma pergunta sincera, prezado Iuri Buscácio... 

    CaueKO::

    Era mais uma piadinha pra não deixar o assunto morrer kkk...


    Caros pignossus e CaueKO

    Meus camaradas, eu não sou um fanático anti-editoras nacionais de jogos, nem quero que todas, absolutamente todas, fechem as portas. Em momento algum eu defendi isso, e nem quero que isso aconteça, até porque são essas empresas que produzem aquilo que eu gosto que são boards games.
    Agora o que eu sou fanaticamente contrário é o modo como algumas das grandes editoras tratam o seu público.

    Vejam só como as coise as não são o que parecem a princípio. Vamos usar o exemplo do Ark Nova e da Grok. O Ark Nova veio com sérios problemas e no final das contas a Grok acabou consertando o jogo. Nem passou tanto tempo assim, e as pessoas já começam a relativizar o que realmente aconteceu, a ponto da Grok começar a ser citada como uma editora idônea, que reconheceu o seu erro e consertou a cagada que ela mesma fez. Isso tudo estaria perfeito, se não fosse um pequeno detalhe. A editora não se arrependeu, reconheceu o erro, se desculpou e começou o processo de consertar o jogo logo que percebeu o problema. A Grok só fez isso porque foi obrigada a fazê-lo, pela repercussão do problema, mas principalmente quando as pessoas começaram a devolver o Ark Nova e pedir o dinheiro de volta. Foi só depois disso que a Grok deu uma guinada de 180º no seu posicionamento, não foi porque a empresa realmente se preocupa com os seus apoiadores e consumidores. Você não tenham dúvida de que, se não fosse o tamanho da repercussão negativa, a Grok teria deixado para lá, exatamente igual ao que a Conclave tentou fazer, sem sucesso com o Old World.

    E essas editoras "fazem escola" e "ditam tendências", porque recentemente ocorreu o caso de um financiamento coletivo, em que a editora lançou a cópia base tão cara, que o preço era superior à versão "de luxe" do jogo, na Kickstarter, e ia deixar por isso mesmo. Como ninguém comprou a ideia, nem embarcou nessa furada, além de reclamar bastante aqui no Ludopedia, a referida editora com a cara mais deslavada soltou uma nota dizendo que "ouviu a comunidade, e por isso resolveu, espontaneamente, reduzir o preço do financiamento coletivo no Catarse, pela metade". É claro que a editora não ouviu a comunidade coisa nenhuma, nem resolveu reduzir o preço "espontaneamente". O que a editora viu é que se continuasse com preço absurdo que ela estabeleceu em primeiro lugar, o projeto não se financiaria, porque apenas meia dúzia de malucos embarcaram nessa furada. Se não fosse isso, o pre;co do financiamento continuaria exatamente o mesmo. 

    O mesmo se aplica ao ARCS da MeepleBR, porque é o cúmulo da falta de vergonha, para não usar expressão mais forte, a empresa não apenas silenciar quanto aos erros do tabuleiro, mas ainda por cima tampar os erros do tabuleiro com as cartas do jogo, no stand da DOFF. Para isso, não tem perdão. Agora veja como seria diferente se ao invés de fazer essa safadeza que a MeepleBR fez, ela tivesse vindo a público espontaneamente, antes do erro ser detectado pela comunidade e dissesse: "olha, houve um erro no tabuleiro do ARCS, que infelizmente nós não temos condições financeiras de consertar totalmente, rodando novos tabuleiros, mas que vamos fornecer etiquetas, e reduzir o preço do jogo em 10%". Obviamente isso não seria o ideal, e algumas pessoas mais radicais, ainda assim reclamariam. Porém eu tenho certeza que muita gente entenderia e preferiria ficar com o jogo assim mesmo e talvez consertar com a etiqueta ou até mesmo nem consertar, porque etiqueta no tabuleiro fica realmente muito feito. Só que essa deveria ser uma escolha dos compradores, que não puderam fazer isso, justamente porque a MeepleBR escondeu o erro.   

    Desse modo, eu acho muito perigosa essa relativização da postura das editoras, quando se considera que elas resolvem os problemas dos jogos, problemas que elas mesmas criaram, como se isso fosse um mérito, quando não é mais do que a obrigação delas e mais ainda, quando elas só fazem isso, quando são compelidas e pressionadas pela comunidade. Por outro lado, no dia em que as grandes editoras de jogos começarem a realmente assumir seus erros e consertar os jogos, sem que a comunidade tenha de se mobilizar e exigir isso, aí sim, eu serei o primeiro a reconhecer a correç!ao dessa nova postura, mas até lá, eu continuo pensando e defendendo o meu ponto de vista. 

    Por fim, esclarecendo mais eu vez meu posicionamento, eu não quero que as editoras nacionais de jogos vão todas à falência. O que eu qeuro é que elas tratem os apoiadores, os compradores, e a comunidade boardgamer em geral com um pouco mais de respeito.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio   

    Perfeitas colocações, entendi e concordo com teus pontos. O interessante de acompanhar a comunidade é estar atento a todos esses fatos, coisa que os influencers nunca alertam ou opinam sobre, afinal, eles vão ganhar uns joguinhos de graça. E obrigado pelo refino na resposta, diferente do nobre espadachim.

    1
  • CaueKO
    207 mensagens MD
    avatar
    CaueKO14/11/25 16:40
    CaueKO » 14/11/25 16:40

    iuribuscacio::
    pignossus::
    Uma pergunta sincera, prezado Iuri Buscácio... 

    CaueKO::

    Era mais uma piadinha pra não deixar o assunto morrer kkk...


    Caros pignossus e CaueKO

    Meus camaradas, eu não sou um fanático anti-editoras nacionais de jogos, nem quero que todas, absolutamente todas, fechem as portas. Em momento algum eu defendi isso, e nem quero que isso aconteça, até porque são essas empresas que produzem aquilo que eu gosto que são boards games.

    Entenda que não te defini como um demonizador de editoras nacionais, entendo que sua ideia é que as editores prestem um bom serviço e forneçam produtos de qualidade (nem entro na parte do valor, porque se o produto custa 1 real eu também quero que ele preste).
    Meu ponto é apenas de que não da pra comparar o que está acontecendo com a Conclave com os erros das outras editoras. Eu pensei que tinha deixado claro mas acho que falhei na minha redação kkk, os casos do Ark Nova e Arcs são inaceitáveis, não pelo erro de produção (na minha opinião), mas sim pela postura adotada, se tivessem sido transparentes como foi o caso que citei da Across, não teria tido tanto barulho e desgaste da imagem da editora/compradores.
    Uma outra coisa que discordo um pouco é a parte de não ver com bons olhos ou elogiar quando uma postura é acertada mas criticar pesadamente quando a postura é cagada. Acho que fica desbalanceado. Não que tenha q abrir um post mamando editora quando ela tem uma atitude transparente, mas enaltecer uma postura profissional em discuções como essa eu acho bem válido.
    E reforço: pegou qualquer produto que esteja cagado? Exija seus direitos, devolva, aciona PROCOM, chama advogado e alerta a comunidade do problema. Cabe ao consumidor decidir se aceita ficar com um produto com problema e não ao fornecedor esconder os vicios pra te fazer de trouxa... 
    Uma vez que confiança é quebrada, já era... e Conclave eu não pretendo comprar mais, nem se tiver com estoque em loja e com reviões positivas da comunidade.

    1
  • viniciusjf
    2768 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf14/11/25 17:09
    viniciusjf » 14/11/25 17:09

    Gente, que vexame, que vexame... 

    0
  • iuribuscacio
    3315 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio14/11/25 19:00
    iuribuscacio » 14/11/25 19:00

    CaueKO::
    Entenda que não te defini como um demonizador de editoras nacionais, entendo que sua ideia é que as editores prestem um bom serviço e forneçam produtos de qualidade (nem entro na parte do valor, porque se o produto custa 1 real eu também quero que ele preste).
    Meu ponto é apenas de que não da pra comparar o que está acontecendo com a Conclave com os erros das outras editoras. Eu pensei que tinha deixado claro mas acho que falhei na minha redação kkk, os casos do Ark Nova e Arcs são inaceitáveis, não pelo erro de produção (na minha opinião), mas sim pela postura adotada, se tivessem sido transparentes como foi o caso que citei da Across, não teria tido tanto barulho e desgaste da imagem da editora/compradores.
    Uma outra coisa que discordo um pouco é a parte de não ver com bons olhos ou elogiar quando uma postura é acertada mas criticar pesadamente quando a postura é cagada. Acho que fica desbalanceado. Não que tenha q abrir um post mamando editora quando ela tem uma atitude transparente, mas enaltecer uma postura profissional em discuções como essa eu acho bem válido.
    E reforço: pegou qualquer produto que esteja cagado? Exija seus direitos, devolva, aciona PROCOM, chama advogado e alerta a comunidade do problema. Cabe ao consumidor decidir se aceita ficar com um produto com problema e não ao fornecedor esconder os vicios pra te fazer de trouxa... 
    Uma vez que confiança é quebrada, já era... e Conclave eu não pretendo comprar mais, nem se tiver com estoque em loja e com reviões positivas da comunidade.

    Caro CaueKO

    Então camarada, eu te respondi não penas para si, mas para outras pessoas que podem ler o comentário e ter uma visão equivocada do meu ponto de vista. Peço perdão se tiver ficado parecendo que eu coloquei palavras que você não escreveu no seu comentário.:)

    Além disso, eu comparei o erro da Conclave com o de outras editoras que eu achei igualmente graves, inclusive para ressaltar que nem sempre quando a editora conserta o erro é porque ela resolveu passar a se preocupar com os apoiadores e consumidores. É exatamente por isso que eu citei o caso do Ark Nova e do ARCS, que você mesmo considera inaceitáveis, e não citei nenhum outro especificamente.

    Por outro lado, se alguma editora se comportar de forma transparente e honesta, mesmo quando ocorre um erro, eu não tenho problema algum. Só que definitivamente não foi dessa foram que nem Conclave, nem MeepleBR, nem Grok se comportaram nos respectivos casos de jogos com erros graves.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio     

    0
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