professor::O que é Hero Quest? Hero Quest foi o primeiro jogo no estilo de exploração de masmorra que foi produzido de forma massiva de maneira a se tornar rapidamente o jogo de mesa mais popular nos EUA no inicio dos anos 90. Quem quiser saber um pouco mais sobre o jogo em si e sobre sua história, recomendo a leitura do artigo
HeroQuest – Minha resenha seriamente subjetiva (Ludopedia).
...
Antes de qualquer coisa é preciso delinear o público ao qual este jogo pode agradar. Então vamos excluir desta lista os seguintes perfis de jogadores:
( X ) Jogadores de Munchkin;
( X ) Jogadores Muchkins;
( X ) Eurogames "Xiitas", os idiotas entendidos das 51 mecânicas classificadas no BGG.
( X ) Someliers de Boardgames;
( X ) Colecionadores de miniaturas de zumbis.
( X ) Fotógrafos e Curadores de Estantes.
( X ) Marqueteiros e mercadores de jogos.
Primeiro, uma leve cutucada (ou chutando o pau da barraca). Eu sou um Apaixonado por Munchkin (tenho até maleta de colecionador autografado pelo desenhista), sou fotógrafo (se bem que ainda não fiz nenhum ensaio fotográfico com peças dos jogos, mas alguns são dignos), louco por zumbis (Zombicide e Last Night) e tenho estante de jogos (precisava arrumar os jogos e acabei comprando aquelas estantes metálicas de almoxarifado).
Agora vamos falar do que realmente interessa
Eu joguei muito Hero Quest. Um amigo meu tinha e na época jogávamos tb muito RPG (década de 90, já entregando a idade). E nunca pensei que anos depois eu ia estar em um hobby tão diversificado, competitivo (alguns cooperativos) e divertido quanto é o mundo dos boardgames. E hoje me arrependo de não ter comprado um Hero Quest para mim. Coisas da vida.
professor::Quando eu vi o anuncio de Dungeon Saga, fiquei feliz por acreditar que estaria diante de um uma versão "não oficial" de Hero Quest e de fato é isso o que parece ser. O curioso é que vejo muita gente "hypar" Dungeon Saga e falar muito mal de Hero Quest se ambos os jogos até graficamente se parecem muito. Alguém pode dizer que existem elementos de regras e outras coisas que diferem muito mas sinceramente eu acho que existe muito material na internet que atualiza Hero Quest a ponto de deixá-lo tão bom quanto sem que seja preciso um investimento em dinheiro tão alto. Claro que nem todos possuem um Hero Quest. De qualquer forma Dungeon Saga é uma pedida boa para quem não tem como por as mãos em um HQ.
Pode ser apenas impressão minha, ou opinião muito particular mas talvez, o sucessor espiritual de HQ tenha dado o ar da graça esse ano e não é de Dungeon Saga que estou falando. O novo jogo do Conan tem uma pegada de OSR muito mais interessante do que DS. Posso estar errado, já que ainda não joguei Conan mas este jogo me remete muito mais à época do HQ do que o Dungeon Saga.
Quando estive em um evento de RPG em Curitiba (alguns vícios nunca se esquecem) tive a oportunidade de conhecer Dungeon Saga. Me lembrou muito Hero Quest e procurei comprar um assim que foi oficialmente lançado. Sei que a mecânica é bem diferente, além do tabuleiro modular lembrar bem Imperial Assault, mas ainda assim, acho o jogo ótimo e muito divertido. Além das diversas miniaturas, portas e mobília que vc pode usar e interagir. Estou ansioso pelo lançamento das expansões.
Quanto ao Conan, não tive oportunidade de jogar, por isso não posso falar nada sobre este jogo. Mas assim que eu tiver oportunidade, venho aqui falar o que achei do jogo.