O que é Hero Quest? Hero Quest foi o primeiro jogo no estilo de exploração de masmorra que foi produzido de forma massiva de maneira a se tornar rapidamente o jogo de mesa mais popular nos EUA no inicio dos anos 90. Quem quiser saber um pouco mais sobre o jogo em si e sobre sua história, recomendo a leitura do artigo
HeroQuest – Minha resenha seriamente subjetiva (Ludopedia).
Ao olhar para um jogo tão antigo e há tanto tempo fora do mercado é de invejar os felizardos que possuem ao menos uma cópia da relíquia que é o Hero Quest. Sou de um grupo de pessoas que teve a oportunidade de jogar Hero Quest na época em que ele era encontrado em lojas de brinquedo ao lado dos bonecos Comando em ação, Transformes, Tundercats, He-Man, etc...
Isso me torna suspeito ao falar de Hero Quest já que quando se fala de experiências vividas normalmente se é acusado de subjetividade e saudosismo mas ao mesmo tempo me torna altamente qualificado para falar de algo com o qual eu convivo há quase 30 anos. Passadas mais de duas décadas após o lançamento de Hero Quest, a pergunta mais importante sobre a qual me debruçarei neste artigo é : será que ele é uma boa opção para a mesa?
Antes de qualquer coisa é preciso delinear o público ao qual este jogo pode agradar. Então vamos excluir desta lista os seguintes perfis de jogadores:
( X ) Jogadores de
Munchkin;
( X ) Jogadores Muchkins;
( X ) Eurogames "Xiitas", os
idiotas entendidos das 51 mecânicas classificadas no BGG.
( X ) Someliers de Boardgames;
( X ) Colecionadores de miniaturas de zumbis.
( X ) Fotógrafos e Curadores de Estantes.
( X ) Marqueteiros e mercadores de jogos.
Bem, o outro grupo de pessoas são as que já ouviram a lenda de um jogo chamado Hero Quest, tiveram contato com alguma de suas versões digitais ou adquiriram uma cópia "de segunda mão" do jogo. Compreendo que a experiência em todos os casos sejam diferentes.
Com tanto especialista em boardgame no Brasil, com tanta gente entendida em euros pesados, com tanto colecionador de miniaturas de zumbis (mesmo que sejam todos iguaizinhos) é normal olhar para um jogo tão antigo e avaliá-lo como se ele tivesse obrigação de bater de frente com os jogos atuais? Não. Não é.
O jogo foi um marco em sua época. Envelheceu bem? Alguns dizem que não. Eu não sei dizer o que diremos do Terra Mystica daqui há 30 anos. Eu não sei se continuaremos a gostar daqui há 30 anos dos jogos que tanto amamos hoje. Pandemic Legacy irá envelhecer bem? Taí uma sugestão para os experts refletirem.
Desde que deixou de ser produzido, Hero Quest passou a se tornar cada vez mais raro e já vi muitas cópias serem anunciados a preços bastante salgados. Os orfãos desse jogo procuraram em muitos outros jogos a mesma emoção em outros jogos como Descent. Mas em minha mísera opinião Descent com seus elfos coloridos e personagens genéricos não possuem carisma suficiente para ir além das sombras de Hero Quest.
Quando eu vi o anuncio de Dungeon Saga, fiquei feliz por acreditar que estaria diante de um uma versão "não oficial" de Hero Quest e de fato é isso o que parece ser. O curioso é que vejo muita gente "hypar" Dungeon Saga e falar muito mal de Hero Quest se ambos os jogos até graficamente se parecem muito. Alguém pode dizer que existem elementos de regras e outras coisas que diferem muito mas sinceramente eu acho que existe muito material na internet que atualiza Hero Quest a ponto de deixá-lo tão bom quanto sem que seja preciso um investimento em dinheiro tão alto. Claro que nem todos possuem um Hero Quest. De qualquer forma Dungeon Saga é uma pedida boa para quem não tem como por as mãos em um HQ.
Pode ser apenas impressão minha, ou opinião muito particular mas talvez, o sucessor espiritual de HQ tenha dado o ar da graça esse ano e não é de Dungeon Saga que estou falando. O novo jogo do Conan tem uma pegada de OSR muito mais interessante do que DS. Posso estar errado, já que ainda não joguei Conan mas este jogo me remete muito mais à época do HQ do que o Dungeon Saga.
Então peço a todos que por favor, avaliem o jogo pelo que ele se propôs a ser e do quanto conquistou isso á sua época. Só para ter uma ideia do quanto contraria essa lógica é burrice: não tem como comparar um PS4 com um Master System e dizer que o PS4 é infinitamente superior ou dizer que o Master System não "envelheceu bem".
No fim, tudo se resume a ...
Quem gosta?
Quem não gosta?