Fala galera!!!
Eu recentemente joguei meu exemplar de Northgard + expansões, e o consenso do grupo (que já era meu antes) foi: pra que atacar o amiguinho se praticamente não ganho nada com isso?
Acho q na partida inteira (4 jogadores, + de 3h de duração) acho que ocorreram 4 combates entre jogadores, mas no restante do jogo é cada um vivendo sua vida no seu canto e tudo OK. Desses 4 digamos que 2 foi para "teste" e os outros 2 foi por estratégia: um pq o jogador não tinha pra onde recuar seus vikkings (e com isso teve q tirar do tabuleiro) e outro pq o jogador queria dominar um território com uma construção grande (e sendo até assim q ele ganhou o jogo, pois era sua 3ª cosntrução).
Sabemos que Northgard é um belo 4X de entrada. Bonito no que se propõe, peças lindas, belo acabamento... mas pecou MUITO no quesito "combate" pois é uma coisa q o jogador vê como praticamente desnecessário, sendo considerado apenas em alguns casos (como os que relatei acima). Se pensarmos em "vamos combater pela FAMA!!" (pontos que precisamos para ganhar o jogo) olha só: o combate não dá fama!! Além disso o oponente só perde vikkings em casos de casualidades, o q limita bastante (além do fator sorte) e oferece uma chance de contra-ataque já no próximo turno e até mesmo com força máxima dele (afinal ele pode não ter perdido ninguém de seu exército).
A nova expansão lançada agora em 2025 (Uncharted Horizons, a qual já sonho q venha para o Brasil) veio com uma nova variante para se adicionar ao combate, e acredito que seja uma forma de consertar isso. Agora ao conquistar um território inimigo vc ganha fama igual ao número de território que o defensor fugiu (isso se entendi bem o traduzir).
Já vendo esse problema desde que joguei a 1ª vez e agora vendo essa nova variante, me surgiu a ideia de criar uma HOME RULE (sim, todos tempos para nossos joguinhos hehe)! To trazendo ela aqui para a opinião de vocês.
Exemplo de batalha:
- Jogador A invade território de Jogador B
- Jogador A tem 4 vikkings, gasta 4 maçãs
- Jogador B tem 5 vikkings, gasta 3 maçãs
- Jogador A rola 2 pontos e 1 casualidade
- Jogador B rola 2 casualidades
- Jogador A ganha a batalha (10 x 8)
- Jogador A perde 2 unidades
- Jogador B perde 1 unidade e se desloca para um terreno adjacente disponível
- APÓS FIM DA BATALHA e HAVENDO UM VENCEDOR (podem ter casos de ninguém ganha, raro mais acontece):
- a diferença entre os pontos de combate é convertida em casualidades (nesse caso 10-8=2), que são aplicadas ao perdedor (B) além das já aplicadas anteriormente
- o vencedor (A) ganha 1 de fama para cada unidade do jogador derrotado (B), vivos ou mortos (5)
- o perdedor (B) perde 1 de fama para cada ponto que o jogador vencedor (A) ganhou (-5)
- o perdedor (B) ganha 1 de fama para cada casualidade aplicada (2) no jogador vencedor (A) **afinal ele tentou se defender bravamente!
- se o território estiver fechado o vencedor (A) ganha uma quantidade de fama igual ao número de peças no mapa (como se tivesse acabado de fecha-lo)
Essa regra consegue se aplicar tanto se o vencedor for o atacante quanto o defensor.
E aí, o q acharam??
Abraço!