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  3. Northgard: Terras Desconhecida...
  4. Vamos agitar o combate!?

Vamos agitar o combate!?

Northgard: Terras Desconhecidas
  • avatar
    SalomaoJr07/11/25 16:03
    avatar
    SalomaoJr
    07/11/25 16:03
    17 mensagens MD

    Fala galera!!!

    Eu recentemente joguei meu exemplar de Northgard + expansões, e o consenso do grupo (que já era meu antes) foi: pra que atacar o amiguinho se praticamente não ganho nada com isso?

    Acho q na partida inteira (4 jogadores, + de 3h de duração) acho que ocorreram 4 combates entre jogadores, mas no restante do jogo é cada um vivendo sua vida no seu canto e tudo OK. Desses 4 digamos que 2 foi para "teste" e os outros 2 foi por estratégia: um pq o jogador não tinha pra onde recuar seus vikkings (e com isso teve q tirar do tabuleiro) e outro pq o jogador queria dominar um território com uma construção grande (e sendo até assim q ele ganhou o jogo, pois era sua 3ª cosntrução).

    Sabemos que Northgard é um belo 4X de entrada. Bonito no que se propõe, peças lindas, belo acabamento... mas pecou MUITO no quesito "combate" pois é uma coisa q o jogador vê como praticamente desnecessário, sendo considerado apenas em alguns casos (como os que relatei acima). Se pensarmos em "vamos combater pela FAMA!!" (pontos que precisamos para ganhar o jogo) olha só: o combate não dá fama!! Além disso o oponente só perde vikkings em casos de casualidades, o q limita bastante (além do fator sorte) e oferece uma chance de contra-ataque já no próximo turno e até mesmo com força máxima dele (afinal ele pode não ter perdido ninguém de seu exército).

    A nova expansão lançada agora em 2025 (Uncharted Horizons, a qual já sonho q venha para o Brasil) veio com uma nova variante para se adicionar ao combate, e acredito que seja uma forma de consertar isso. Agora ao conquistar um território inimigo vc ganha fama igual ao número de território que o defensor fugiu (isso se entendi bem o traduzir).

    Já vendo esse problema desde que joguei a 1ª vez e agora vendo essa nova variante, me surgiu a ideia de criar uma HOME RULE (sim, todos tempos para nossos joguinhos hehe)! To trazendo ela aqui para a opinião de vocês.

    Exemplo de batalha:

    • Jogador A invade território de Jogador B
    • Jogador A tem 4 vikkings, gasta 4 maçãs
    • Jogador B tem 5 vikkings, gasta 3 maçãs
    • Jogador A rola 2 pontos e 1 casualidade
    • Jogador B rola 2 casualidades
    • Jogador A ganha a batalha (10 x 8)
    • Jogador A perde 2 unidades
    • Jogador B perde 1 unidade e se desloca para um terreno adjacente disponível


    - APÓS FIM DA BATALHA e HAVENDO UM VENCEDOR (podem ter casos de ninguém ganha, raro mais acontece):
    • a diferença entre os pontos de combate é convertida em casualidades (nesse caso 10-8=2), que são aplicadas ao perdedor (B) além das já aplicadas anteriormente
    • o vencedor (A) ganha 1 de fama para cada unidade do jogador derrotado (B), vivos ou mortos (5)
    • o perdedor (B) perde 1 de fama para cada ponto que o jogador vencedor (A) ganhou (-5)
    • o perdedor (B) ganha 1 de fama para cada casualidade aplicada (2) no jogador vencedor (A) **afinal ele tentou se defender bravamente!
    • se o território estiver fechado o vencedor (A) ganha uma quantidade de fama igual ao número de peças no mapa (como se tivesse acabado de fecha-lo)



    Essa regra consegue se aplicar tanto se o vencedor for o atacante quanto o defensor.

    E aí, o q acharam??

    Abraço!

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  • eduardodtb
    204 mensagens MD
    avatar
    eduardodtb07/11/25 16:12
    eduardodtb » 07/11/25 16:12

    Eu acho bastante triste o combate ser pouco recompensador (pra não dizer punitivo) para os participantes. Desde que comprei eu joguei apenas duas vezes, uma em 4 e outra em 5 jogadores, e nas duas vezes fiquei com essa sensação de quem menos engaja em combates, se dá melhor. Claro que duas partidas não é nada pra analisar a fundo, mas exatamente por esse aspecto, sequer tenho vontade de levar o jogo à mesa. 

    Vou dar uma analisada nessas opções de regras da casa, de repente dará uma nova vida pra esse jogo aqui no meu grupo.

    1
  • SalomaoJr
    17 mensagens MD
    avatar
    SalomaoJr07/11/25 17:34
    SalomaoJr » 07/11/25 17:34

    eduardodtb::Eu acho bastante triste o combate ser pouco recompensador (pra não dizer punitivo) para os participantes. Desde que comprei eu joguei apenas duas vezes, uma em 4 e outra em 5 jogadores, e nas duas vezes fiquei com essa sensação de quem menos engaja em combates, se dá melhor. Claro que duas partidas não é nada pra analisar a fundo, mas exatamente por esse aspecto, sequer tenho vontade de levar o jogo à mesa. 

    Vou dar uma analisada nessas opções de regras da casa, de repente dará uma nova vida pra esse jogo aqui no meu grupo.

    Olá! Se puder depois me dá seu feedback. Eu qro jogar mais algumas vezes pra testar e ver se vai dar certo. 
    Outras ideias q tive tbm foi:
    • cada jogador joga os 2 dados cada ao invés de 1 dado para cada
    • casualidades dariam 2 de fama ao invés de 1 para o vencedor 

    Enfim, ainda em construção e toda ajuda é bem vinda. O importante é resolvermos essa questão dos combates ;)
    Grande abraço!

    1
  • arthurtakel
    2016 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel09/11/25 18:49
    arthurtakel » 09/11/25 18:49

    Curioso. Aqui quando um jogador se destaca os outros já correm para atacá lo. Em todas as partidas houve bastante combate. Ninguém deixava o outro se criar livre leve e solto. Talvez tenhamos jogado errado 

    1
  • SalomaoJr
    17 mensagens MD
    avatar
    SalomaoJr09/11/25 20:04
    SalomaoJr » 09/11/25 20:04

    arthurtakel::Curioso. Aqui quando um jogador se destaca os outros já correm para atacá lo. Em todas as partidas houve bastante combate. Ninguém deixava o outro se criar livre leve e solto. Talvez tenhamos jogado errado 

    Será q vcs estão explorando pouco? Perguntando pq assim o mapa estaria pequeno, e com isso com mais necessidade de combate, sei lá!?
    Tá jogando com o modulo de criaturas?

    0
  • arthurtakel
    2016 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel09/11/25 21:44
    arthurtakel » 09/11/25 21:44

    SalomaoJr::
    arthurtakel::Curioso. Aqui quando um jogador se destaca os outros já correm para atacá lo. Em todas as partidas houve bastante combate. Ninguém deixava o outro se criar livre leve e solto. Talvez tenhamos jogado errado 

    Será q vcs estão explorando pouco? Perguntando pq assim o mapa estaria pequeno, e com isso com mais necessidade de combate, sei lá!?
    Tá jogando com o modulo de criaturas?

    Talvez seja isso 

    0
  • rwalter
    2 mensagens MD
    avatar
    rwalter10/11/25 14:01
    rwalter » 10/11/25 14:01

    Isso e vdd a parte de combate no jogo deixa a desejar, as vezes 4 pessoas cada um vai para um canto do mapa e o combate mesmo fica só entre os monstros que aparecem no decorrer da partida.
    Em algumas partidas até se unimos para matar o "Dragão" deixando de ser um jogo competitivo para virar coop kkk

    1
  • Marcos Franco
    133 mensagens MD
    avatar
    Marcos Franco12/11/25 10:57
    Marcos Franco » 12/11/25 10:57

    SalomaoJr::Fala galera!!!

    Eu recentemente joguei meu exemplar de Northgard + expansões, e o consenso do grupo (que já era meu antes) foi: pra que atacar o amiguinho se praticamente não ganho nada com isso?

    Acho q na partida inteira (4 jogadores, + de 3h de duração) acho que ocorreram 4 combates entre jogadores, mas no restante do jogo é cada um vivendo sua vida no seu canto e tudo OK. Desses 4 digamos que 2 foi para "teste" e os outros 2 foi por estratégia: um pq o jogador não tinha pra onde recuar seus vikkings (e com isso teve q tirar do tabuleiro) e outro pq o jogador queria dominar um território com uma construção grande (e sendo até assim q ele ganhou o jogo, pois era sua 3ª cosntrução).

    Sabemos que Northgard é um belo 4X de entrada. Bonito no que se propõe, peças lindas, belo acabamento... mas pecou MUITO no quesito "combate" pois é uma coisa q o jogador vê como praticamente desnecessário, sendo considerado apenas em alguns casos (como os que relatei acima). Se pensarmos em "vamos combater pela FAMA!!" (pontos que precisamos para ganhar o jogo) olha só: o combate não dá fama!! Além disso o oponente só perde vikkings em casos de casualidades, o q limita bastante (além do fator sorte) e oferece uma chance de contra-ataque já no próximo turno e até mesmo com força máxima dele (afinal ele pode não ter perdido ninguém de seu exército).

    A nova expansão lançada agora em 2025 (Uncharted Horizons, a qual já sonho q venha para o Brasil) veio com uma nova variante para se adicionar ao combate, e acredito que seja uma forma de consertar isso. Agora ao conquistar um território inimigo vc ganha fama igual ao número de território que o defensor fugiu (isso se entendi bem o traduzir).

    Já vendo esse problema desde que joguei a 1ª vez e agora vendo essa nova variante, me surgiu a ideia de criar uma HOME RULE (sim, todos tempos para nossos joguinhos hehe)! To trazendo ela aqui para a opinião de vocês.

    Exemplo de batalha:

    • Jogador A invade território de Jogador B
    • Jogador A tem 4 vikkings, gasta 4 maçãs
    • Jogador B tem 5 vikkings, gasta 3 maçãs
    • Jogador A rola 2 pontos e 1 casualidade
    • Jogador B rola 2 casualidades
    • Jogador A ganha a batalha (10 x 8)
    • Jogador A perde 2 unidades
    • Jogador B perde 1 unidade e se desloca para um terreno adjacente disponível


    - APÓS FIM DA BATALHA e HAVENDO UM VENCEDOR (podem ter casos de ninguém ganha, raro mais acontece):

    • a diferença entre os pontos de combate é convertida em casualidades (nesse caso 10-8=2), que são aplicadas ao perdedor (B) além das já aplicadas anteriormente
    • o vencedor (A) ganha 1 de fama para cada unidade do jogador derrotado (B), vivos ou mortos (5)
    • o perdedor (B) perde 1 de fama para cada ponto que o jogador vencedor (A) ganhou (-5)
    • o perdedor (B) ganha 1 de fama para cada casualidade aplicada (2) no jogador vencedor (A) **afinal ele tentou se defender bravamente!
    • se o território estiver fechado o vencedor (A) ganha uma quantidade de fama igual ao número de peças no mapa (como se tivesse acabado de fecha-lo)



    Essa regra consegue se aplicar tanto se o vencedor for o atacante quanto o defensor.

    E aí, o q acharam??

    Abraço!

    Então, já joguei bastante este jogo. 
    Se os jogadores decidirem ficar cada um no seu canto, tentar explorar e atingir algum endgme do jogo, vira um corrida. No jogo base, o combate está ali justamente para frear o avanço de um outro jogador, e não para ganhar o jogo. A expansão das criaturas faz com que isso mude um pouco, porque os combates podem ser impostos a você. 
    Já nas expansões mais recentes (todas vale a pena) acaba que tem trocação mesmo. 
    De qualquer maneira, sempre me pareceu intencional por parte dos designers. Do jeito que o jogo base é, tem combate pra quem achar que deve combater e frear o amiguinho. Se o grupo for de outro estilo, cabe também.

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