Bom Dia/Tarde/Noite, meus queridos.
Dando continuidade à rotina semanal de escrever guias úteis para a comunidade (eu acho que são, né, minha mãe, minha esposa, e agora alguns de vocês também, gostaram.. rsrsrs), eis aqui minha contribuição sobre 7 Wonders.
Fiquem à vontade para corrigir aquilo que não concordarem, compartilharem opiniões e se odiar.. ooops.. amarem, como sempre, aqui na plataforma. A ideia é compartilhar com a comunidade, de maneira lúdica e minimamente organizada, uma espécie de guia de tudo aquilo que "acredito" existir de 7 Wonders. Peço também que sugiram temas de próximos guias que gostariam de ver aqui. Não sou mestre em Board Games ou qualquer coisa próxima, longe disso, mas tenho mais de uma década de bagagem e mais de NOVE MI.. ooops.. mais de 500 jogos devidamente jogados nessa vida, então mesmo que eu não entenda muito do game, vai ser divertido pesquisar sobre, caso necessário.
Abraços e Beijos de Luz O/
Segue abaixo:
E aí, pessoal! Se vocês ainda não foram fisgados pela genialidade de 7 Wonders, o premiadíssimo jogo de Antoine Bauza, preparem-se para uma jornada épica. Desde seu lançamento em 2010, esse clássico moderno não parou de crescer, ganhando uma legião de fãs e uma penca de expansões que prometem turbinar suas noites de jogatina.
Mas com tanta coisa lançada até 2025, fica a pergunta: por onde começar? O que cada caixa nova adiciona à mesa? Pensando nisso, preparei um guia descontraído para vocês não se perderem nesse universo de maravilhas. Pegue seus recursos, escolha sua civilização e venham comigo!
O Jogo Base: A Maravilha Original (2010)
Para quem ainda não conhece, 7 Wonders é um jogo de draft de cartas onde você é o líder de uma das sete grandes cidades da Antiguidade. O objetivo? Desenvolver sua civilização ao longo de três "Eras", construindo edifícios, fortalecendo seu poderio militar, avançando na ciência e, claro, erguendo sua maravilha.
A Sacada Genial: A mecânica principal é o card drafting, onde cada jogador escolhe uma carta da mão e passa o restante para o vizinho. Isso torna o jogo dinâmico, com quase zero tempo de espera, mesmo com até sete jogadores na mesa. Em cerca de 30 a 45 minutos, uma partida é concluída.
Prós: Rápido, altamente rejogável e fácil de ensinar, sendo uma excelente porta de entrada para jogos mais modernos. A variedade de estratégias para vencer é um ponto alto.
Contras: A grande quantidade de símbolos pode intimidar novatos nas primeiras partidas, e a interação, na maior parte do tempo, se limita aos seus vizinhos diretos. A versão base não é ideal para apenas dois jogadores.
Veredito: Um clássico absoluto e compra obrigatória para qualquer coleção. Se você está começando, a segunda edição (lançada em 2020) traz um visual repaginado e regras mais equilibradas.
As Expansões: Turbinando sua Civilização
Líderes (2011): A Estratégia Ganha um Rosto
A primeira grande expansão, Líderes, introduz uma nova fase antes do início do jogo: o recrutamento de líderes. São figuras históricas como César, Cleópatra e Aristóteles, que oferecem habilidades e bônus únicos para sua civilização.
Nova Mecânica: Antes da primeira Era, os jogadores draftam cartas de líderes e podem jogar um deles no início de cada Era, pagando seu custo em moedas.
Prós: Adiciona uma camada estratégica interessante, ajudando a direcionar seu foco desde o começo. É considerada por muitos a melhor expansão para iniciantes por ser fácil de integrar.
Contras: Sua estratégia pode ficar um pouco óbvia para os oponentes, que verão o tipo de líder que você escolheu e poderão sabotar seus planos.
Recomendação: Se você já dominou o jogo base e quer um "algo a mais" sem complicar muito, Líderes é a pedida certa. É a primeira expansão recomendada pela maioria dos fãs.
Cidades (2012): O Lado Sombrio da Cidade
Cidades traz o caos urbano e a espionagem para a mesa com a adição das cartas pretas. Elas representam o submundo de sua cidade, com efeitos mais agressivos e interativos.
Nova Mecânica: Novas cartas (pretas) são adicionadas aos baralhos de cada Era, trazendo conceitos como dívida (que faz oponentes perderem pontos no final se não tiverem moedas) e diplomacia (que pode te livrar de conflitos militares). A expansão também permite partidas com até 8 jogadores.
Prós: Aumenta a interação e a tensão na medida certa. As novas cartas são poderosas e trazem reviravoltas emocionantes. Para muitos, é uma expansão que, depois de usada, se torna indispensável.
Contras: A natureza mais "agressiva" de algumas cartas pode não agradar grupos que preferem jogos com menos confronto direto.
Recomendação: Compra altamente recomendada para quem busca mais emoção e interação. Cidades, junto com Líderes, é considerada por muitos a "versão definitiva" de 7 Wonders.
Babel (2014): Uma Torre de Caos e Cooperação
Atenção: Esta expansão é para a primeira edição do jogo e não foi reimpressa para a segunda, sendo substituída (parcialmente) pela Edifícios. Babel é, na verdade, duas expansões em uma. O módulo A Torre de Babel permite que os jogadores construam a famosa torre, adicionando "leis" globais que afetam a todos, positiva ou negativamente. Já o módulo Grandes Projetos introduz construções colaborativas que recompensam e punem quem fica de fora.
Nova Mecânica: Construção da torre com leis globais e participação em projetos cooperativos.
Prós: Aumenta drasticamente a interação e a variabilidade das partidas.
Contras: É a expansão mais complexa e que mais altera o fluxo do jogo, o que pode desagradar puristas. A quantidade de novas regras e ícones a torna pouco amigável para iniciantes e pode deixar o jogo confuso.
Recomendação: Para jogadores muito experientes que querem uma experiência totalmente nova e caótica. Não é recomendada para quem está começando a explorar as expansões.
Armada (2018): Conquistando os Sete Mares
Prepare-se para zarpar! Armada adiciona um tabuleiro naval individual para cada jogador, abrindo novas fronteiras para exploração e combate.
Nova Mecânica: Toda vez que você joga uma carta de uma cor específica (vermelha, amarela, azul ou verde), você pode pagar um custo extra para avançar o navio da mesma cor em seu tabuleiro naval. Isso rende bônus, permite explorar ilhas (com recompensas) e aumenta seu poder naval para um novo tipo de combate que envolve todos os jogadores.
Prós: Expande a interação para além dos vizinhos imediatos, permitindo conflitos e influências em toda a mesa. Adiciona mais uma camada de decisões estratégicas a cada carta jogada.
Contras: É a expansão que mais adiciona componentes e complexidade à mesa, podendo ser um pouco demais para alguns. O gerenciamento do novo tabuleiro pode tornar o jogo um pouco mais lento.
Recomendação: Definitivamente para os marujos veteranos de 7 Wonders. Se você e seu grupo já jogaram muito com Líderes e Cidades e querem um desafio maior, Armada é uma adição robusta e recompensadora.
Edifícios (2023): Construindo Juntos (ou Sofrendo as Consequências)
A mais recente das grandes expansões, Edifícios resgata e aprimora a ideia dos "Grandes Projetos" da expansão Babel. A cada Era, um projeto de construção comum é proposto.
Nova Mecânica: Os jogadores podem optar por participar da construção do "Edifício" pagando um custo ao construir uma etapa de sua própria maravilha. Se o projeto for concluído, quem participou ganha bônus. Se falhar, quem não ajudou sofre penalidades.
Prós: É considerada a expansão mais simples de aprender e explicar. Adiciona uma dose interessante de interação e cooperação (ou blefe) sem aumentar a duração do jogo.
Contras: Alguns jogadores sentem que as decisões podem ser um pouco automáticas, já que as penalidades por não participar costumam ser severas.
Recomendação: Uma excelente opção para quem quer variar o jogo base sem adicionar muitas regras. Funciona bem para jogadores mais novos e integra-se perfeitamente com outras expansões como Líderes e Cidades.
As Mini-Expansões: Pequenos Tesouros
Wonder Pack (2013): Quer mais variedade de Maravilhas? Esse pacote é para você. Adiciona quatro novas maravilhas: a Grande Muralha da China, Stonehenge, Abu Simbel e o Manneken Pis. Cada uma com habilidades únicas que abrem novos caminhos estratégicos. Ideal para quem já cansou de jogar com as mesmas maravilhas de sempre. Obs. : O Manneken Pis, embora tenha tido versões promocionais, foi oficialmente lançado para o público em geral dentro do Wonder Pack (para a primeira edição). Este pacote é a maneira mais fácil de adquirir essa divertida maravilha belga.
Anniversary Packs (Leaders & Cities - 2017): Para comemorar o sétimo aniversário do jogo, foram lançados dois pequenos pacotes com 15 novas cartas de Líderes e 15 novas cartas de Cidades, respectivamente. Elas trazem ainda mais variedade e efeitos inéditos para renovar suas partidas. São adições perfeitas para os fãs mais ardorosos que querem ter tudo o que o jogo pode oferecer.
Cartas Promocionais: Ao longo dos anos, diversas outras cartas promocionais de Líderes, Cidades e até Maravilhas foram lançadas. Elas geralmente são distribuídas em grandes feiras de jogos (como Spiel Essen), em campeonatos ou através de revistas especializadas. São itens de colecionador que adicionam um tempero extra, mas sua ausência não diminui em nada a fantástica experiência que o universo 7 Wonders proporciona.
7 Wonders Segunda Edição (2020): O Clássico Repaginado
Em 2020, para comemorar os 10 anos do jogo, a editora Repos Production lançou uma Segunda Edição de 7 Wonders e suas expansões Líderes, Cidades e Armada.
O que mudou? A principal mudança é visual. A arte foi completamente refeita, tornando-se mais vibrante e moderna. Os tabuleiros de Maravilha ficaram maiores, e a iconografia foi refinada para ser mais clara e intuitiva, facilitando a vida dos novatos. Além disso, algumas cartas foram rebalanceadas para um jogo mais justo, e a expansão Cidades agora vem com regras para equipes. A compatibilidade com as expansões da primeira edição foi perdida devido às mudanças no design.
Prós: Visualmente deslumbrante, regras mais claras e um equilíbrio aprimorado. É, sem dúvida, a melhor versão para quem está começando no universo 7 Wonders hoje.
Contras: Para quem já possuía a primeira edição e todas as suas expansões, o custo de "atualizar" toda a coleção é considerável, e o conteúdo antigo se torna incompatível.
Veredito: Se você nunca jogou ou quer apresentar o jogo para novos amigos, a Segunda Edição é o caminho. É a experiência de 7 Wonders em sua forma mais polida e acessível.
A Batalha para Dois Jogadores: 7 Wonders Duel (2015)
Muitos diziam que o 7 Wonders original não funcionava bem com apenas dois jogadores. Antoine Bauza e o co-designer Bruno Cathala ouviram as preces e criaram 7 Wonders Duel, uma versão exclusivamente para duas pessoas que, para muitos, superou o jogo original.
A Sacada Genial: Em vez do draft simultâneo, Duel apresenta uma estrutura de cartas única a cada Era, onde algumas estão viradas para cima e outras para baixo, disponíveis para compra. Só se pode pegar uma carta que não esteja coberta por nenhuma outra. Isso cria uma tensão deliciosa, onde cada escolha pode liberar uma carta crucial para seu oponente. O jogo também introduz três condições de vitória: civil, militar (avançando a trilha de conflito até a capital inimiga) e científica (coletando 6 símbolos científicos diferentes).
Prós: Extremamente estratégico, tenso e com uma rejogabilidade quase infinita. As múltiplas condições de vitória mantêm os dois jogadores alertas até o último segundo. É considerado um dos melhores jogos para dois jogadores já feitos.
Contras: A curva de aprendizado pode ser um pouco maior que a do jogo base devido à sua natureza mais tática e punitiva. Um erro pode custar a partida.
Recomendação: Compra obrigatória e absoluta para casais ou duplas que amam jogos de tabuleiro.
Expansões de 7 Wonders Duel:
Pantheon (2016): Introduz Deuses da mitologia (gregos, romanos, egípcios) que podem ser ativados para conceder favores poderosos. Adiciona uma camada extra de planejamento e poderes que podem virar o jogo. É a expansão mais recomendada para quem quer mais variedade sem complicar demais as regras.
Agora (2020): Foca na influência política com a adição do Senado. Os jogadores podem recrutar Senadores e usar intrigas para aprovar decretos que beneficiam sua cidade ou prejudicam o oponente, introduzindo uma nova condição de vitória por controle político. Esta expansão é mais complexa e agressiva, ideal para jogadores que já dominaram Duel e Pantheon e buscam um confronto mais direto e manipulador.
A Versão para a Família: 7 Wonders Arquitetos(2021)
Quer apresentar o conceito de 7 Wonders para crianças ou para aquela galera que não curte jogos muito complexos? 7 Wonders Arquitetos é a resposta. Vencedor do prestigiado prêmio alemão Spiel des Jahres de 2022, este jogo simplifica a fórmula, mantendo o espírito do original.
A Sacada Genial: Chega de passar cartas! Em Arquitetos, os jogadores pegam uma carta de um de três baralhos disponíveis (um na sua esquerda, um na sua direita e um no centro). O objetivo é mais direto: coletar recursos para ser o primeiro a construir todos os cinco estágios da sua Maravilha. O jogo é visualmente impactante, com peças de maravilha que são fisicamente montadas na sua frente.
Prós: Extremamente fácil de aprender e jogar, com uma duração de cerca de 25 minutos. A montagem da maravilha é muito satisfatória. É o jogo perfeito para famílias e para introduzir conceitos de coleção de componentes e construção.
Contras: Para jogadores experientes, pode parecer simples demais e com pouca profundidade estratégica. A sorte tem um peso maior.
Recomendação: Um dos melhores "jogos de entrada" (gateway games) do mercado. Se o seu grupo é mais casual ou tem crianças, Arquitetos é uma escolha fantástica.
Expansão de 7 Wonders Arquitetos:
Medals (2023): Esta expansão (ainda não lançada no Brasil) adiciona objetivos, as Medalhas, que concedem pontos de vitória extras para quem os cumpre primeiro (por exemplo, ter mais poder militar ou completar um avanço científico). Também adiciona novas Maravilhas e novas cartas de ciência, aumentando a variedade sem complicar as regras. Uma ótima adição para quem já jogou muito o base e quer um pouco mais de direção estratégica.
O Senhor dos Anéis: Duelo pela Terra Média (2024)
Prepare suas forças, pois a guerra pelo anel chegou ao universo dos jogos de tabuleiro de uma forma totalmente nova! Esquecendo a ideia de um projeto de fã, O Senhor dos Anéis: Duelo pela Terra Média é um lançamento oficial de 2024 que reimplementa as aclamadas mecânicas de 7 Wonders Duel no icônico universo de J.R.R. Tolkien. O jogo foi um sucesso instantâneo, unindo a genialidade tática do original com um dos temas mais amados da cultura pop.
A Sacada Genial: Em vez de construir maravilhas da antiguidade, os jogadores controlam as forças do Bem (representadas pelos Povos Livres) e do Mal (as hordas de Mordor) em uma disputa acirrada pela Terra Média. A estrutura de draft de cartas e as três condições de vitória (militar, por pontos, ou por uma condição específica) permanecem, mas com uma imersão temática fantástica. A trilha militar é substituída por uma trilha de conflito entre os dois lados, e cartas de Personagens e uma mecânica de Corrupção ligada ao Anel trazem novas camadas estratégicas.
Prós: A união de uma mecânica consagrada com um tema forte resultou em um jogo espetacular. A produção é de altíssima qualidade e a experiência é tanto familiar para os fãs de Duel quanto nova e excitante.
Contras: Para quem já possui 7 Wonders Duel e não é um grande fã de "O Senhor dos Anéis", a compra pode parecer redundante.
Recomendação: Se você ama "O Senhor dos Anéis" e jogos para dois, este é um lançamento imperdível. Se você nunca jogou Duel, pode ser até uma porta de entrada mais interessante dependendo da sua preferência temática. E para os fãs que já estão de olho no futuro, uma expansão, trazendo mais personagens e desafios, já foi anunciada, prometendo aumentar ainda mais a vida útil do jogo.
Expansão de A Batalha pela Terra Média:
Allies (2025): Recém-anunciada e disponível para venda na Spiel Essen de 25', essa expansão traz diversos personagens do universo de J.R.R. Tolkien que virão em auxílio tanto da Irmandade quanto de Sauron. Nela, os jogadores coletarão fichas de poder em cada capítulo e as usarão para convocar seus aliados e aproveitar os benefícios de seus efeitos. (Aqui, quase certeza de que virá ano que vem, 2026, pela Calango Jogos)
Rolando os Dados da Civilização: 7 Wonders Dice (2025)
Contrariando os boatos de que seria um projeto engavetado, 7 Wonders Dice chegou oficialmente ao mercado em 2025, marcando a entrada da franquia no popular gênero de "roll-and-write" (rolar e escrever).
A Sacada Genial: O jogo traduz a essência de 7 Wonders para uma experiência mais rápida e portátil. Os jogadores rolam um conjunto de dados coloridos e os escolhem (drafting de dados) para coletar recursos, aumentar o poder militar, avançar na ciência e construir sua maravilha. Usando um marcador em suas pranchetas laminadas, os jogadores marcam seu progresso. A interação vem da escolha dos dados, já que pegar um dado que você precisa pode ser exatamente o que seu oponente queria.
Prós: Rápido, portátil e muito fácil de ensinar. É uma ótima maneira de ter a sensação de 7 Wonders em menos de 20 minutos, com a satisfação tátil de rolar dados.
Contras: Como em muitos jogos de dados, o fator sorte é mais presente do que em seus irmãos mais velhos baseados em cartas.
Recomendação: Perfeito para viagens, para jogar em um café ou para partidas descompromissadas no final da noite. Se você é fã da franquia e de jogos "roll-and-write" como Ganz Schön Clever ou Yahtzee, 7 Wonders Dice é uma adição certeira à coleção.
Ufa! O império de 7 Wonders é vasto e cheio de opções para todos os gostos. Seja você um estrategista hardcore, um jogador casual de fim de semana ou alguém procurando a partida perfeita para dois, há uma caixa de 7 Wonders esperando por você. Agora que você tem o mapa completo, é só escolher sua aventura e começar a construir sua própria história
Muito obrigado pelo feedback das últimas semanas, fico animado de continuar a contribuir com a comunidade. Se não viram ainda, aproveitem e deem uma checada nos últimos episódios:
Ep.01 - Ticket to Ride
Ep.02 - Memoir 44