RaphaelGuri::
Fala, Mestre Iuri!
Então, eu entendo tudo isso. Apesar disso, da quase década no hobby e até que bastante envolvimento com gamedesigners e afins, eu mesmo nunca presenciei nenhum caso REAL de alguém que roubou uma ideia. Até pelo fato de 'ideia não ser jogo'. Para alguém querer se dar ao trabalho de se queimar por ai com o uso de uma ideia (leia: um jogo quase todo já montado e pronto) alheia, essa ideia tem que ser totalmenteincrivelmenteapostolicamenteredundamente incrível - o que é relativamente raro de acontecer. O que acontece, e já presenciei, são jogos com ideias similares serem apresentados no mesmo dia, no mesmo local, por pessoas que nem se conheciam. Acontece de tudo nesse mundo. ehehe
Uma outra coisa também é que se alguém quiser 'roubar' a sua ideia, vai fazer isso e não tem registro onde for que impeça isso. A sua ideia totalmente incrível é sobre orcs nas montanhas Xubireibe que caçam elfos com uma mecânica de draft? Eu posso fazer tudo quase igual, mas no meu jogo os orcs serem alienígenas e os elfos serem capivaras. Pronto. Desconfigurou e quem duvidar que me processe. Sinceramente? O custo dispendido com tempo e dinheiro para mover o processo não vai compensar nem de perto. Melhor deixar os dois jogos no mercado e cada um que faça o seu melhor no marketing.
Abraços!
Caro
RaphaelGuri
Meu amigo você tem toda a razão. Todo mundo gostaria de criar um novo Dixit, um novo Dobble ou um novo Codenames, e botar o "boi na sombra" de uma vez. Além disso é aquela coisa, todo mundo acho o seu filho a criança mais bonita e especial do mundo. Por isso o sujeito pode achar que o jogo que ele criou está disputando cabeça com cabeça com o Azul, de tão bom, e por isso todo mundo vai querer roubar a ideia, quando todos as pessoas enxergam uma realidade diametralmente oposta.
Além disso, é como você diz, para os mal-intencionados não tem registro no mundo que lhes impeça de roubar a ideia original de outra pessoa. A Grow que o diga! E mesmo que se faça o registro regularmente, pequenas alterações já são suficientes para desconfigurar o roubo. Se a Estrela tivesse implantando as alterações no Detetive (locais armas e personagens), antes da Hasbro entra na justiça, o processo certamente teria outro andamento. Tanto assim é que a Hasbro não processou a Grow por conta do WAR ser uma quase cópia do Risk. Claro que os casos não são idênticos, e a Grow nunca pagou royalties para a Hasbro, como a Estrela fez durante décadas, mas mesmo assim. No fundo, no fundo, o registro funcionaria mais como as antigas trancas de carro, que não impediam o ladrão de roubar o seu automóvel, mas faziam o meliante se interessar mais pelo carro ao lado, sem tranca.
Quanto à questão dos episódios de roubos de jogos, eu fiz questão de frisar que as pessoas que relataram esses eventos (não foi apenas um) "contaram o milagre, mas não disseram o nome do santo", então não dá para ter certeza se isso é verdade verdadeira como dizia minha finada e saudosa avó, que Deus a tenha em bom lugar.
Mas mesmo com tudo isso, eu ainda acho que vale a pena o registro, nem que seja pela falsa sensação de segurança, só que isso pode ser a minha paranoia falando.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
P.S. O fato de você ser paranoico, não que dizer que não estejam te perseguindo...