1. O "X" anularia o trovão sim, mas perceba que se esta for a primeira carta baixada na ativação do personagem isso não teria importância e o elo seria conectado normalmente, pois para a primeira carta baixada não há obrigação de conectar o trovão. Caso essa carta estivesse sendo baixada como segunda carta da ativação então a jogada não seria permitida.
2. Sua dúvida é esclarecida na pág. 15 do manual ("Turno de Combate"). O ataque de oportunidade do inimigo é ativado imediatamente quando o jogador não baixa uma carta da mão (Passo "c" da etapa "2" do item II, "Ativação do personagem"). O ataque de oportunidade do inimigo é um ataque adicional. O ataque principal do inimigo só é realizado após a etapa citada anteriormente e acontece na etapa "3" do item II.
3. O tópico "Itens e Equipamento" (na pág. 12 do manual) não cita em momento algum esse limite de 5 itens ativos em combate. O que é dito é que não é permitido usar ao mesmo tempo mais do que um item ou segredo com a mesma palavra chave. Essa regra não se aplica a itens que não possuem palavra chave.
"Você pode ter quantos Itens quiser, mas nunca pode usar ao
mesmo tempo mais do que um Item ou Segredo com a mesma
palavra-chave. No Começo do Dia, se tiver vários Itens ou Segredos
com determinada palavra-chave, decida qual deles vai usar e vire
para baixo os demais. Repita o procedimento toda vez que receber
um Item ou Segredo novo com uma palavra-chave idêntica à de um
dos seus outros Itens ou Segredos virados para cima. Assim, em
determinado momento, você só pode ter uma Arma, um Escudo,
uma Armadura, um Companheiro e uma Relíquia ativos."
4. A primeira desvantagem da exaustão "1" é que na rodada seguinte sua energia estará no nível "5" e não no "6", caso você não tivesse se exaurido, e pode ser que na rodada seguinte essa energia a menos faça falta. Até onde lembro essa questão tem um impacto diferente na Ailei, verifique a trilha de energia dela, a trilha dela é diferente, é maior. Além disso, na regra da versão 1.0, existe uma interação entre a regra de descansar no final do dia e o nível de energia. Se você não consumir uma comida e seu nível de energia estiver no "1", sua energia deve ser reduzida até "0", e se sua energia já estiver no "0" então o personagem perde 1 de vida. Lembre-se também que o marcador de vida limita a sua quantidade de energia.