Olá, amigo! Meu nome é Melvin Quaresma, joguei Carcassonne competitivamente por 7 anos, fui vice-campeão mundial em 2021, criei a comunidade Carcassonne Brasil ao lado do Humberto Fukuda (bicampeão brasileiro) e há muito tempo não visitava a página do jogo aqui na Ludopedia.
Seu questionamento é muito pertinente, e esse leve desbalanceamento sempre foi bastante discutido no cenário competitivo internacional, a ponto de termos adaptações em alguns torneios para mitigar um pouco a vantagem obtida pelo primeiro jogador. No mundial online, por exemplo, os jogos são disputados em melhor de três, com alternância do primeiro jogador a cada jogo, e a vantagem em caso de um jogo empatado é para o segundo jogador. Isso também acontece em torneios nacionais e regionais presenciais ao redor do mundo.
A razão para o número ímpar de tiles (descontando o inicial), 71, foi mais por conveniência na impressão dos tiles nos grids. Isso acabou sendo um ponto fraco do jogo, mas que não tira seu brilho nem sua força como um jogo competitivo, é claro.
Abraço!