É hora de pegar novamente seu melhor equipamento de exploração de masmorras, porque estamos voltando para a escuridão com Warhammer Quest: Darkwater.
Anunciado por meio de um teaser enigmático que mostrava a arte da caixa em um ambiente alagado e pouco mais, Warhammer Quest: Darkwater se passa no universo de Age of Sigmar e promete uma “sombria aventura nas ruínas dos Reinos Mortais”. Embora a editora Games Workshop ainda não tenha revelado muitos detalhes sobre esta nova entrada na longa série, sabemos que ela nos levará até a “Abadia de Jade”. Aparentemente, nossa missão será “purificar a corrupção” no coração do local. Em outras palavras, o jogo compartilha muito de seu DNA com seu antecessor, Cursed City – um RPG de exploração de masmorras que combinava o melhor dos jogos de tabuleiro em uma jornada gótica que deixaria Elden Ring com inveja.
Apesar de o anúncio não trazer muitas informações, já é possível deduzir bastante coisa. Para começar, essa “corrupção” parece vir do deus do Caos Nurgle (um horror eldritch responsável por doenças e decadência). Isso se deve à presença de seus guerreiros repugnantes ao fundo, com tentáculos e tudo. Pústulas horrendas também podem ser vistas nas colunas, uma clara preferência estética de Nurgle. Afinal, nada diz “lar” como a podridão.
Bestas-homens corrompidos por Nurgle também marcam presença, dominando boa parte da arte revelada. Isso é interessante por si só, já que essa facção clássica vinha sendo deixada de lado no wargame Age of Sigmar em favor de suas aparições no sistema clássico Old World. Com isso em mente, Warhammer Quest: Darkwater pode trazer as primeiras novas miniaturas de Bestas-homens em algum tempo (que não sejam apenas personagens ocasionais do Old World).
O que mais chama atenção, porém, é o grupo de heróis com um visual bem old-school. Começamos com alguns cavaleiros exuberantes que poderiam facilmente estar na capa de um livro de fantasia dos anos 1980. Eles são acompanhados por um anão encapuzado empunhando dois machados e por um feiticeiro controlador da água vestindo mantos totalmente impraticáveis para uma masmorra inundada. Se alguém dissesse que esse grupo veio dos antigos dias de Warhammer, seria fácil acreditar. Eles são um verdadeiro retorno às origens, algo que Age of Sigmar raramente faz, já que costuma buscar inovação em vez de revisitar velhos arquétipos (ou pelo menos distorcê-los, como aconteceu recentemente com os Helsmiths of Hashut).
Quanto à localização da suposta Abadia de Jade em ruínas, é possível que ela fique no selvagem reino de Ghyran. Trata-se de uma área exuberante, mas mortal, onde a natureza corre solta, formada pelo vento mágico “Jade”. Nurgle é especialmente poderoso ali, já que é obcecado pelo ciclo natural da vida e da morte, o que faz dele uma ameaça central neste jogo.
Para quem é novo na franquia, Warhammer Quest é um clássico jogo de exploração de masmorras com espadas e feitiçaria que existe há 30 anos. Geralmente ambientado em cenários de fantasia clássica, o jogo também já teve versões no espaço com spin-offs de Warhammer 40.000. Pense em algo como
HeroQuest ou
Gloomhaven e você terá uma boa ideia.
Ainda não há informações sobre quando saberemos mais sobre
Warhammer Quest: Darkwater, mas os detalhes devem ser revelados em breve.
Fonte:
https://www.gamesradar.com/games/board-games/new-warhammer-quest-darkwater-board-game-revealed