Amigo, o Uprising é uma "segunda edição" do Imperium (na verdade eles juntaram algumas ideias das expansões que equilibravam mais o original e já colocaram no uprising).
Na verdade, o que acontecia é que o imperium tinha alguns espaços no tabuleiro que eram pouco usados, e algumas estratégias para vitória mais usadas. Com as expansões (principalmente a rising of ix), esses espaços são modificados e algumas mecânicas novas são adicionadas, o que fez o jogo ficar ainda mais redondinho e abriu alguns novos caminhos para a vitória.
Não me entenda mal, o jogo original não precisa de nenhuma correção, é muito bom como é, são mais aqueles detalhes que quem joga muito começa a perceber que podiam ser ainda melhores.
Inclusive, as expansões servem para os dois jogos, e no manual do uprising tem as instruções de como mesclar inclusive o conteúdo do imperium nele, se assim você quiser.
Para finalizar, eu indico que você assista à explicação de regras dos dois, só para entender o que mudou e ver qual deles te interessa mais.
Como será sua primeira compra de Duna, eu te indicaria comprar o uprising (que está anunciado pela galápagos/asmodee para sair até o fim do ano), já que tem essas pequenas melhorias nos espaços e principalmente pela mecânica dos espiões (que te faz conseguir usar espaços no tabuleiro que já estejam ocupados). Mas se você optar pelo Imperium, recomendo fortemente que compre junto à expansão Ascensão de IX (Rising of IX), pois ela ajusta muito bem o jogo e adiciona conteúdo que deixa-o ainda melhor (é aquele tipo de expansão que parece mais uma parte do jogo original).
Detalhe: Tem o Imperium digital na Steam e para celular, com as duas expansões, se quiser investir nele antes para jogar e sentir como é o jogo, vale muito a pena (deve custar em torno de 50 reais o jogo e mais 50 cada expansão).