Zero to Hero é um jogo tático de truques, criado por Martin Wallace e publicado pela Wallace Designs. Jogos de truques são geralmente associados a jogos de cartas, mas Zero to Hero não utiliza cartas; em vez disso, os jogadores formam suas mãos retirando triângulos de madeira de um saco. Isso dá ao jogo uma aparência bastante distinta, embora os triângulos sejam numerados de 1 a 13 em quatro cores, ou seja, exatamente como os quatro naipes de um baralho padrão. Os triângulos de madeira não são apenas um truque, pois os jogadores conseguem ver as cores dos triângulos uns dos outros, mas não sabem os valores desses triângulos até que sejam jogados.
O que distingue Zero to Hero de outros jogos de truques não é tanto o uso de peças de madeira no lugar de cartas de baralho, mas a forma como os truques são jogados e pontuados. O jogo vem com uma série de fichas de pontuação e seleciona aleatoriamente sete delas para virar e mostrar os pontos a serem ganhos por ficar em primeiro e segundo lugar em cada rodada, e isso pode incluir pontos negativos por vencer...
A outra característica única deste jogo é que os jogadores de 3 a 5 não precisam seguir o naipe. Uma rodada é ganha pelo jogador que jogou o número mais alto na cor que tem o número mais alto. Assim, por exemplo, em um jogo de três jogadores, se o Jogador 1 começar com o 13 azul e o Jogador 2 seguir com o 5 laranja, então o Jogador 3 ganharia a rodada se conseguisse jogar qualquer triângulo laranja de valor 9 ou mais, e nesse caso é o Jogador 2 que levaria quaisquer pontos oferecidos para o segundo lugar, pois ele teria o segundo triângulo mais alto na cor vencedora. A exceção é que as peças de valor 2 ganham automaticamente uma rodada se forem as únicas peças de sua cor.
Embora ninguém saiba qual o valor dos triângulos dos outros jogadores, todos podem ver rapidamente quais cores os outros jogadores estão segurando, dando origem a um jogo tático baseado em dedução... Os jogadores também podem ver quantos pontos cada um tem, então pode muito bem empregar táticas de "ajuda" para ajudar outro jogador a ganhar pontos às custas do jogador que está na liderança.
O design de Martin Wallace não se baseia apenas na tática de "parar o líder". Ele também incorpora duas outras mecânicas interessantes de recuperação. Na segunda rodada e nas subsequentes, o jogador na liderança compra e joga com sete triângulos para as sete jogadas da rodada, mas os outros jogadores compram triângulos adicionais, o que lhes dá mais opções para cada uma das rodadas daquela mão. Além disso, qualquer jogador que comece uma rodada com zero pontos pode pegar o marcador de Zero to hero. Se terminar a rodada com 5 pontos ou mais, terá passado de Zero a Herói e será declarado vencedor, independentemente de quantos pontos os outros jogadores tenham acumulado. É uma forma de garantir que mesmo um jogador que esteja atrás dos outros ainda tenha a chance de ganhar.
Traduzido*** por Marcelo GS ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto • Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.