Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Fora da Redoma
  3. Aleatoriedade: É tão ruim assim?

Aleatoriedade: É tão ruim assim?

  • avatar
    clebercastilho05/10/25 22:36
    avatar
    clebercastilho
    05/10/25 22:36
    1026 mensagens MD

    A ideia é ter um papo aberto sobre aleatoriedade.

    Vejo e ouço muitos jogadores reclamarem da aleatoriedade em jogos. Mecânicas que envolvem cartas, dados ou algum tipo de sorteio de token ou tiles ou o que quer que seja, são criticados por uns e aclamados por outros.

    Quando a aleatoriedade vira realmente um problema? Há jogos onde a aleatoriedade incomoda? Há jogos com aleatoriedade zero? A ação de outros jogadores poderia ser tratada como aleatoriedade?

    Vejo em análises e notas muita reclamação sobre isso. Desculpa para não ter gostado do jogo ou a aleatoriedade realmente é ruim?

    Novamente, fiquem a vontade para comentar. A ideia é chegar num consenso: Quando a aleatoriedade vira um problema em um jogo?

    Tentem evitar brigas e polêmicas. Paz.

    3
    0
    3
  • tpcordeiro
    1804 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro05/10/25 22:47
    tpcordeiro » 05/10/25 22:47

    clebercastilho::Há jogos com aleatoriedade zero?

    Consenso eu não sei se vc vai chegar, mas essa pergunta, ao menos, é fácil de responder: sim.
    https://ludopedia.com.br/lista/20095/jogos-de-informacao-perfeita

    0
  • Patanga
    1291 mensagens MD
    avatar
    Patanga05/10/25 22:51
    Patanga » 05/10/25 22:51

    Tem esse aqui também:
    https://ludopedia.com.br/topico/39199/-um-salto-de-fe-ou-libertar-se-do-controle-o-papel-da-sorte-nos-jogos

    1
  • Henrique77
    55 mensagens MD
    avatar
    Henrique7705/10/25 22:55
    Henrique77 » 05/10/25 22:55

    Eu gosto de aleatoriedade pra mim faz parte de todo jogo em geral, e prefiro jogos assim. Vejo que muita gente que reclama e no geral (não todas é claro, mas uma grande parte) é que não sabe perder, não tem como ter controle sobre tudo e vejo que isso frustra muita gente tem jogos que mitigam o fator sorte, mas pra mim sorte é algo que faz brilhar um jogo, já vi gente reclamando da bolsa do caos do arkham horror card game por exemplo por trazer uma aleatoriedade muito grande, pra mim é algo bem excitante tirar um token e não fazer ideia do que vai sair dali, se vai te ajudar ou prejudicar e vc ter que lidar com isso, enfim é muito pessoal.

    3
  • clebercastilho
    1026 mensagens MD
    avatar
    clebercastilho05/10/25 23:18
    clebercastilho » 05/10/25 23:18

    tpcordeiro::
    clebercastilho::Há jogos com aleatoriedade zero?

    Consenso eu não sei se vc vai chegar, mas essa pergunta, ao menos, é fácil de responder: sim.
    https://ludopedia.com.br/lista/20095/jogos-de-informacao-perfeita

    Ainda sim é discutível.

    Me recordo de ter ouvido um podcast, onde havia a discussão se a ação dos outros jogadores gerava aleatoriedade em jogos onde a informação é toda aberta. Ou seja, um jogador não tem como saber, ao fim de seu turno, como o estado do jogo estará em seu próximo turno, para tomar antecipadamente suas decisões.

    Provocação: O que isso difere do resultado de dados? 

    1
  • ChrisOliveira
    709 mensagens MD
    avatar
    ChrisOliveira05/10/25 23:36
    ChrisOliveira » 05/10/25 23:36

    clebercastilho::
    tpcordeiro::
    clebercastilho::Há jogos com aleatoriedade zero?

    Consenso eu não sei se vc vai chegar, mas essa pergunta, ao menos, é fácil de responder: sim.
    https://ludopedia.com.br/lista/20095/jogos-de-informacao-perfeita

    Ainda sim é discutível.

    Me recordo de ter ouvido um podcast, onde havia a discussão se a ação dos outros jogadores gerava aleatoriedade em jogos onde a informação é toda aberta. Ou seja, um jogador não tem como saber, ao fim de seu turno, como o estado do jogo estará em seu próximo turno, para tomar antecipadamente suas decisões.

    Provocação: O que isso difere do resultado de dados? 

    Isso vale até pro xadrez. O cara planeja 5 jogadas, fazendo a dança da abertura até que o meliante saca uma variante bem obscura. Já era a estratégia e o jogo vira tática pura.

    Ps.: Eu gosto de aleatoriedade. Até quando ela me faz perder, tipo no eldritch horror ou no Robinson Crusoe.
    Tem uns joguinhos que vc só quer curtir a história, mesmo que todo mundo morra no final do universo como conhecemos.

    2
  • gusdzilla
    230 mensagens MD
    avatar
    gusdzilla05/10/25 23:48
    gusdzilla » 05/10/25 23:48

    Não considero que as ações de outros jogadores devem ser consideradas como aleatoriedade em jogos. Imagine um jogo todo aberto (sem dados, compra de cartas fechadas, tiles fechados, etc) onde nenhuma ação dos outros influencie qualquer variável sua. Nesse caso, esse jogo teria um caminho ideal para a vitória e, se todos fizerem a mesma coisa, todos fariamo mesmos pontos ou objetivos. 

    Considero jogos com 0 aleatoriedade:
    Food chain e bus da splotter. 
    Container
    Imperial 2030

    Nesses jogos nao há uma carta escondida, nenhum tile para ser virado, não há dados, 

    Ao contrário de dados ou cartas escondidas, as ações do seu adversário podem ser calculadas, estudadas e de certa forma vc pode ter um pouco de previsibilidade. 

    1
  • CodeGeassEver
    38 mensagens MD
    avatar
    CodeGeassEver06/10/25 00:03
    CodeGeassEver » 06/10/25 00:03

    A mim, a aleatoriedade só é ruim quando auxilia um adversário ou me prejudica. Caso clássico é o Catan, jogo em que se joga os dados e dependendo pode ajudar um adversário ou te prejudicar (quando sai um 7 e colocam um ladrão).

    No entanto, quando a aleatoriedade é para todos, não me importo. De novo Catan: não ligo de cair 7 e ,quem tem mais de 7 cartas, perder metade, pois isso é uma regra que afeta todos e você tem que gerir seus recursos para que isso não aconteça. Obviamente, não dá para controlar sempre ter menos de 7 cartas, então se fosse uma regra que de tantos em tantos tempos isso acontece, seria mais agradável para mim.

    Resumindo, não gosto mt de aleatoriedade, principalmente quando ajuda um e prejudica outro. Um jogo que dá para prever tudo me agrada mais.

    2
  • LanderX
    186 mensagens MD
    avatar
    LanderX06/10/25 00:04
    LanderX » 06/10/25 00:04

    Aleatoriedade em si não é ruim. 


    Só incomoda em jogos estratégicos dos quais ela não faz parte da mecânica. Tem muito euro que entram coisas aleatórias e é ok. 


    Mas um jogo estratégico que vc é prejudicado por conta disso, aí é ruim. 


    Como dois exemplos (e de jogos que eu gosto mas acho que isso atrapalha) Lisboa, que é um jogo mega estratégico e pesado, mas do nada pode virar objetivos que vc já cumpriu e aí simplesmente pega os pontos sem fazer nada.


    Outro que incomoda um pouco é o TTA, que muitas vezes vc precisa melhorar uma mina ou fazenda ou mesmo quer um tipo específico de construção e alguém compra antes e o treco simplesmente demora umas 3 ou 4 rodadas pra voltar a aparecer na fila. 

    0
  • CodeGeassEver
    38 mensagens MD
    avatar
    CodeGeassEver06/10/25 00:12
    CodeGeassEver » 06/10/25 00:12

    clebercastilho::
    tpcordeiro::
    clebercastilho::Há jogos com aleatoriedade zero?

    Consenso eu não sei se vc vai chegar, mas essa pergunta, ao menos, é fácil de responder: sim.
    https://ludopedia.com.br/lista/20095/jogos-de-informacao-perfeita

    Ainda sim é discutível.

    Me recordo de ter ouvido um podcast, onde havia a discussão se a ação dos outros jogadores gerava aleatoriedade em jogos onde a informação é toda aberta. Ou seja, um jogador não tem como saber, ao fim de seu turno, como o estado do jogo estará em seu próximo turno, para tomar antecipadamente suas decisões.

    Provocação: O que isso difere do resultado de dados? 

    Acho que não.
    É como dito no posto, se você tem tempo infinito e uma memória de cálculo infinita, desde o início você sabe absolutamente todas as opções que os jogadores podem fazer.
    O colega um pouco acima disse sobre Xadrez e variantes, mas se você é o Batman e tem preparo infinito, não é aleatoriedade, pois você já conhecia aquela variante e sabia que era uma possibilidade antes mesmo de acontecer o primeiro lance.
    Obviamente, isso só quando se conhece todas as variáveis. Jogos com cartas escondidas, por exemplo, o jogador não tem como prever que aquela carta será jogada.
    Apesar que analisando bem, nem nesse caso sei se posso considerar a jogada do jogador como fato gerador de aleatoriedade. Acho que é cartas escondidas em si.
    Enfim, para mim, não. Jogadas de jogadores não são sinônimas de aleatoriedade, talvez nem quando em situações de aleatoriedade como citado acima.

    1
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
Aleatoriedade: É tão ruim assim?
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.